Siemens: celebra 100 anos ao serviço de Portugal

Page 1

PUBLI-REPORTAGEM - SIEMENS

revista técnico-profissional

o electricista

34

SIEMENS

{CELEBRA 100 ANOS AO SERVIÇO DE PORTUGAL}

Desde a primeira hora a Siemens assumiu o estatuto de parceiro empenhado na modernização e no desenvolvimento do País, fundamentalmente através da modernização das infra-estruturas e da participação em projectos emblemáticos e através de uma estratégia que acrescentou sistematicamente valor à economia nacional e contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dos portugueses. Desde o fornecimento dos primeiros fornos contínuos para a Indústria da Marinha Grande em 1876, a contribuição da Siemens passou pelo processo de electrificação do País (com fornecimentos de equipamentos para centrais no inicio do século até à construção da Central da Tapada do Outeiro e da Termoeléctrica do Ribatejo), e pelo desenvolvimento da rede de transporte ferroviário (incluindo desde carruagens para o Metropolitano de Lisboa em 1955 até à actual participação no consórcio para o Metro Sul do Tejo). A Siemens reforçou o tecido industrial português, com a sua primeira instalação no Sabugo em 1964, seguida de diversos investimentos como foi o da fábrica de semicondutores de Vila do Conde em 1996. Têm sido também um parceiro na Saúde, com a instalação de equipamentos únicos em Portugal, e desempenha igualmente um papel de referência na modernização das telecomunicações, nomeadamente com a instalação da primeira central pública digital em 1987, seguida de uma aposta estratégica na I&D, com a inauguração dos Laboratórios Optical e Multimedia, que garantem a contratação de mais de 1000 engenheiros. Tiveram também uma participação activa nos principais projectos

emblemáticos de Portugal, como a Expo'98 e o Euro2004. Esta estratégia, assente no investimento constante na inovação, na excelência e na qualificação dos recursos humanos, continua hoje a determinar o aprofundamento constante da intervenção da Siemens na modernização e no enriquecimento da economia nacional, rumo que a Empresa pretende dar à parceria com os portugueses no futuro.

interactivas, seguras, económicas e confortáveis. Também na área das tecnologias de comunicação, o desenvolvimento em Portugal do protótipo EPON coloca a Siemens como Centro de Competência Mundial para o Home Entertainment, posicionando a empresa como possível major player no segmento.

MELHORES PRÁTICAS DE 2004 Numa conjuntura económica adversa, a Siemens SA conseguiu reforçar a sua posição no mercado português ao longo de 2004 e desenvolver um conjunto de projectos de inegável importância, que assentaram nas duas iniciativas estratégicas da Empresa: a Inovação Estratégica, a Excelência Operacional, enquadradas com a Responsabilidade Corporativa. No âmbito da Inovação Estratégica, refira-se como exemplo de melhores práticas o projecto e-Domus, uma solução integrada para o sector residencial que oferece um vasto conjunto de funcionalidades (Segurança, Visualização Remota, Multimédia, Videoconferência na televisão, Climatização, etc), tornando as casas mais inteligentes,

Ainda no quadro da Inovação, saliente-se a solução global concretizada pela Siemens para responder ao aumento do fluxo de tráfego do Aeroporto de Lisboa durante o Euro2004. O Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa, projecto chave-na-mão, que consistiu na criação de uma aerogare provisória totalmente equipada para a operação portuária e processamento de cerca de sete mil passageiros/hora, é hoje um Best Practice Mundial da Siemens AG, sendo uma solução replicável à escala mundial através da patente Siemens Capacity Plus.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.