A definição das responsabilidades da manutenção na produção

Page 1

Dossier

Henrique Marques Formador/Consultor da ATEC

A Definição das Responsabilidades da Manutenção na Produção Esta realidade é algo que todos conhecemos... mas o que estamos a fazer para a modificar?

Jens Schöninger | pixelio.de

O desenvolvimento das competências, cada vez mais abrangentes, dos colaboradores de uma organização permite um salto qualitativo no acesso às novas tecnologias. Naturalmente os mercados tornam-se mais exigentes e os processos mais eficazes, eficientes e de alta qualidade.

Na maior parte das empresas, a estratégia passa por contratar técnicos e investir na manutenção preventiva, mas as oportunidades de melhoria (problemas) não deixam de aparecer. A abordagem do défice de manutenção não é uma responsabilidade exclusiva da equipa de manutenção, pois esta é composta por técnicos especialistas, normalmente em competências específicas (eléctricas, mecânicas, pneumáticas, e outros) e são a solução para os efeitos, mas não são responsáveis pelas causas e é nessas que uma equipa multidisciplinar encaixa na perfeição. A máquina e as suas peças em movimento só se desgastam acentuadamente porque o uso em esforço acelera o seu desgaste, mas isso é fruto de um mau planeamento DTD (Dock To Dock), STOCK (Min/Máx), entre outros. Se juntarmos a esta situação a má qualidade dos componentes, “matéria prima” a trabalhar, BTS (Build To Schedule) com um Yield (número de peças sem defeito) de 80%/20%, uma equipa de operadores com poucos conhecimentos do produto final e da sua aplicabilidade tal como dos materiais em uso numa rigidez absoluta dos métodos, procedimentos, tudo colocado num meio que cresceu de oficina para fábrica, então temos uma equação final com tantas variáveis, que seria necessário uma equipa técnica na manutenção com um desempenho e conhecimentos de nível 5 (Máx.) para garantir que o processo seja rentável (€). Resumindo, se uma equipa de manutenção não dedicasse somente atenção às Máquinas, mas também aos Métodos, Matéria Prima, Meio, Mão de obra, numa tarefa conjunta de área de suporte à produção, veríamos como os resultados de todos os indicadores, que não os clássicos da manutenção, seriam afectados positivamente.

Gerd Altmann | pixelio.de

Sem nunca comprometer a qualidade, esgotamos as capacidades dos modelos operacionais levando as máquinas ao seu limite e, numa perspectiva de indicadores, tentamos controlar a sua disponibilidade com MTTR (Mean Time To Repair), MTBF (Mean Time Between Failures) e a capacidade dos objectivos serem atingidos é normalmente apontada à equipa da manutenção, que não disponibiliza a máquina a 100%, que falha muito, que é lenta, que estraga muita matéria prima, que é dificil de usar, posição de trabalho de que ninguém gosta,…

62 · MANUTENÇÃO

Paul-Georg Meister | pixelio.de


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.