Reduzir o risco de transbordo

Page 1

Reduzir o risco de transbordo

Endress+Hauser Portugal, Lda.

quências de não monitorizar, o impacto se o sistema falhar. O que aconteceria em caso de derrame? Poderá provocar lesões a pessoas? Haverá um impacte ambiental? Como vamos limpar a área? Onde vamos colocar o produto derramado? Pode este produto ser reutilizado? As próximas questões que se levantam normalmente estão relacionadas com a comparação dos custos de não se ter feito nada. Esta situação dá origem à justificação do que se pode gastar para prevenir derrames. Considere, por exemplo, um pequeno tanque pulmão de cinco litros para alimentar uma linha de enchimento, neste caso, poderemos só considerar o inconveniente de limpar o derrame, mas e se implicar uma paragem indesejada da linha de enchimento? Se enquadrarmos esta situação na indústria química, o derrame pode significar a lesão, por exemplo, do operador da linha, ou até mesmo, danificar outros equipamentos envolventes.

robótica

52

DOSSIER SOBRE INDÚSTRIA QUÍMICA

À medida que o mercado global se torna cada vez mais competitivo, a indústria é o primeiro setor a enquadrar-se e a avançar através de uma melhoria contínua e otimização de processos de modo a garantir uma maior eficiência, reduzindo dessa forma custos e recuperando competitividade. A segurança de processos aliada à evolução tecnológica e a um adequado planeamento de manutenção são alguns dos pilares fundamentais para o cumprimento desse objetivo. No presente dossier pretende-se, de uma forma sintetizada, sugerir algumas formas de melhoria contínua e otimização de aplicações com vista ao objetivo comum de um aumento de eficiência nos processos de produção e operação.

“There are many scenarios... but the three considerations remain the same: cost, reliability and safety.” Chris Brennan, Product Specialist – Level, Endress+Hauser Ltd

“Colocar o Rossio na Rua da Betesga”. Esta expressão é muito utilizada para, de um modo figurado, transmitir o impossível, mas para os fabricantes de instrumentação o significado da mesma é: encher um depósito em demasia pode significar o transbordo do produto.

PROTEÇÃO CONTRA DERRAMES Existem diversos fatores a serem considerados quando procuramos métodos para prevenir o derrame do produto ou matérias-primas de um reservatório. Será que queremos uma indicação ou um alarme que previna o contínuo enchimento de um depósito quando já atingimos um nível demasiado alto? Talvez estivéssemos mais protegidos se soubéssemos qual o espaço disponível para armazenar mais produto. Neste caso, uma leitura em contínuo do nível seria o

mais indicado. Este tipo de pensamento também nos guia para considerações de influências externas, como por exemplo que quantidade de produto é que esperamos colocar dentro do depósito. É também importante avaliar as conse-

CUSTO, FIABILIDADE E SEGURANÇA Existem, portanto, situações onde umas centenas de euros de produto perdido


robótica

54

Dossier sobre indústria química

trumentos em stock, um com visor cobre ambos os pontos de medida. Estes dados estarão acessíveis neste tipo de abordagem. A combinação de experiência de processo por parte do utilizador aliada à experiência de alguns fabricantes de instrumentos, por exemplo a Endress+Hauser, permitirá estar preparado para uma eventualidade, evitando custos excessivos.

DIFERENCIAL DE PRESSÃO ELETRÓNICO: A ALIVIAR A PRESSÃO Todos os responsáveis de manutenção que utilizam a tecnologia diferencial de pressão para medir nível num depósito pressurizado ou sob vácuo conhecem as suas limitações. Os sistemas tradicionais que utilizam linhas de impulsão ou capilares têm algumas limitações, devidamente identificadas, que afetam a fiabilidade da medição para não falar das dificuldades associadas às tarefas de manutenção. Dado os constrangimentos dos sistemas convencionais surge no mercado o Deltabar FMD71 e FMD72 para colmatar esses problemas, sendo extremamente fáceis de substituir e/ou manter. Os diferenciais de pressão tradicionais com linhas de impulsão são bastante conhecidos na indústria pela manutenção necessária causada por entupimentos, condensação e evaporação no interior das linhas de impulsão que geram incerteza nas leituras podendo, por vezes, levar a fugas ou perdas de produto resultante da incerteza associada às frequentes falhas. Por outro lado, com os sistemas de capilares, as diferenças de temperatura exteriores interferem com o volume de óleo do capilar levando às consequências anteriormente referidas. Isto é particularmente grave quando aplicados em grandes depósitos, onde os capilares têm de transmitir pressão por comprimentos grandes, desde o

diafragma até à célula propriamente dita. Os capilares mais compridos associados a temperaturas mais baixas podem também resultar no aumento do tempo de resposta do diferencial de pressão colocando, por vezes, em risco a segurança da instalação. De modo a resolver estes problemas surge o DP eletrónico que não necessita de capilares de transmissão, assim os problemas de tempo de resposta e de interferência por via das condições atmosféricas não se colocam, aumentando a certeza de medida em cerca de 95%. A grande inovação no Deltabar FMD71/72 é o facto de ser um diferencial composto por um só transmissor, diferenciando-se assim de outras soluções no mercado normalmente com dois transmissores. Não só reduz o custo de ter dois transmissores, como também simplifica a operação por ser possível aceder às duas células de medida através de um transmissor único. O princípio de medida utiliza as bem-sucedidas células, hidrostáticas, para medida de nível e de acordo com as células dos sistemas convencionais, porém com um toque inovador. Composto por dois módulos de sensor, o Deltabar FMD71/72 pode ser facilmente instalado para substituir as linhas de impulsão pois utiliza os mesmos processos de conexão e cablagem. A construção modular do equipamento reduz os custos de instalação e manutenção como também os tempos de instalação, considerando que os sensores são individuais e podem ser substituídos sem esforço. O transmissor único possibilita, em caso de falha de um dos sensores, identificar qual a célula em defeito permitindo assim intervir só no ponto de medida danificado, sem necessidade de calibração ou reconfiguração. Parâmetros adicionais podem ser monitorizados via Protocolo HART como, por exemplo, a temperatura. Os modelos estão disponíveis com célula cerâmica ou metálica, o que melhor se adequar à aplicação em causa. No caso da cerâmica oferece uma maior resistência química, maior resistência à abrasão e pode ser utilizado em aplicações sujeitas a vácuo absoluto, sem danificar ou deformar a célula de medida. A célula metálica oferece uma melhor performance às rápidas variações térmicas do processo.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.