Rumo à empresa digital

Page 1

Rumo à empresa digital indústria

4.0

robótica

64

Siemens, S.A. Tel.: +351 214 178 000 · Fax: +351 214 178 044 www.siemens.pt

António Mira Responsável pelas áreas da Indústria,

informação técnico-comercial

O mundo tem assistido ao desenrolar de diferentes revoluções tecnológicas e industriais provocadas pelos adventos do vapor, dos comboios, da eletricidade, das turbinas a vapor, da energia eólica, dos computadores pessoais, das comunicações sem fios, a Internet e agora o Big Data.

A 4.ª revolução industrial é a que estamos neste momento a experienciar, e é a que une o mundo real – das fábricas e dos produtos, e o mundo virtual – do software e dos dados. Atualmente, a produção industrial ocupa um lugar estratégico a nível mundial – gera mais de 17% do PIB global e cada emprego criado na área da indústria cria 2,2 empregos noutros setores, sendo uma forte impulsionadora de inovação, crescimento e estabilidade económico­ ‑social. A digitalização dos processos industriais é, por isso, um tema da maior importância, especialmente se tivermos em conta que os desafios, a que atualmente urge dar resposta, são globais e comuns a todos os países: os novos produtos são colocados no mercado de forma cada vez mais rápida; a indústria tem de ser cada vez mais flexível para responder à crescente personalização dos produtos e tem também de ser cada vez mais eficiente para ser capaz de competir a uma escala global. A resposta a todos estes desafios é clara: apostar em tecnologias

digitais. Neste momento já é possível produzir em menos tempo e com custos de desenvolvimento mais baixos graças à digitalização de todas as fases do processo produtivo. Foi com o objetivo de colocar também o tema na agenda dos empresários portugueses que a Siemens desenvolveu juntamente com a Deloitte um estudo para aferir a maturidade digital das empresas nacionais e perceber como Portugal se posiciona face a 29 economias europeias. Na 15.ª posição, o nosso País surge a meio da tabela e na chamada fase de transição. Existe, portanto, ainda um longo caminho para percorrer nesta área, que está repleto de oportunidades.

Transformação digital na Indústria A transformação digital na Industria tem dois níveis: as empresas têm de adaptar os seus próprios processos; e os fornecedores de soluções, como a Siemens, têm de adaptar o seu portefólio às exigências da Indústria 4.0. Com a Digital Enterprise,

a Siemens fez isso mesmo, passando a disponibilizar um portefólio que apoia as empresas de todos os tamanhos e de diferentes indústrias a fazer a transição para esta nova Era industrial. Neste âmbito, a Digital Enterprise engloba quatro elementos: Um portefólio abrangente de Soft­ ware e Automação Industrial, que inclui sistemas baseados em software para as indústrias discretas, e tem vindo a ser consolidado há já mais de 15 anos. No centro deste portefólio está a plataforma colaborativa Teamcenter, que inclui o software de gestão de ciclo de vida do produto, chamado PLM; os Sistemas de Execução da Produção e de Gestão de Operações da Produção, o Portal TIA – Totally Integrated Automation e a solução Lifecycle and Data Analytics. Este é um portefólio que a Siemens pretende aumentar e completar nos próximos anos. Na Indústria de Processo, a Siemens está a ajudar os seus clientes a dar o próximo passo evolutivo no seu caminho rumo à Indústria 4.0 através de Engenharia e Operações Integradas. A empresa é o primeiro parceiro tecnológico com a capacidade de desenvolver um modelo contínuo de dados ao longo de todo o ciclo de vida de uma fábrica, permitindo alcançar tempos mais curtos de disponibilização dos produtos no mercado, maior flexibilidade e ganhos de eficiência.

Portugal foi selecionado como o destino para a instalação deste Centro por ter uma vasta oferta de especialistas com competências ímpares na área das Tecnologias de Informação; por disponibilizar uma pool de jovens talentos com uma educação e uma formação de elevada qualidade, o que abre boas perspetivas para o futuro, bem como pelo ambiente empreendedor e dinâmico que carateriza a Siemens em Portugal.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.