O que mudou em educação, nos últimos 25 anos

Page 13

porque a escola não os estava a ensinar a serem mais competitivos e capazes de desempenhar tarefas com eficácia. VII – O Conceito de Identidade e a sua relação com a Cultura Organizacional Escolar Se bem que, globalmente, as organizações sejam avaliadas por critérios de eficácia gestionária ou de eficiência técnica, com base num rendimento económico, com a introdução do conceito de identidade, segundo Gomes (2000) «deixa de haver modelos a imitar ou regras de funcionamento ideal a seguir. Há uma coerência a manter e potencialidades de evolução a preservar» (p. 115). Com efeito, a cultura impõe-se como um processo de aprendizagem, que se altera, se bem que comporte um saber-fazer acumulado que lhe confere um sentido de desenvolvimento e de evolução. Por seu turno, há ainda um autor que revela uma amplitude mais directa e específica de cultura já que abrange os efeitos da cultura nacional sobre a cultura organizacional, que é Hofstede (1980, citado em Gomes, 2000), para quem só faz sentido falar-se de cultura organizacional se se partir do pressuposto de que esta é uma sub-cultura derivada da cultura nacional onde há a considerar quatro factores implicados que são: i)

Distância em relação ao poder;

ii)

Recusa da insegurança;

iii)

Masculinidade;

iv)

Individualismo (p.61).

Neste sentido, os países latinos seriam caracterizados por uma estrutura organizacional piramidal (valores elevados ao nível da recusa da insegurança e de distância do poder) enquanto os países escandinavos e anglo-saxónicos seriam caracterizados por um tipo de organização mais informal e contratual (valores baixos nos dois indicadores atrás referidos). Para Hofstede (1980, citado em Gomes (2000), «a cultura nacional é um factor determinante da diversificação dos comportamentos da organização.» (pp.61-62). No grupo de professores entrevistados destacam-se áreas que complementam esta asserção, pois os professores inquiridos consideram que a escola é uma micro-sociedade e que as transformações da sociedade se reflectem na desorganização e no acesso e consumo imediato ao conhecimento, tal como a metáfora do acesso imediato a bens de consumo. Esta manifestação é perfeitamente evidente no trabalho dos professores com as áreas de língua materna pois os intervenientes referiram como extremamente importante o 13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.