Relatório OCB 2012

Page 67

67

relatório anual ocb 2012

distribuição de renda, a redução da pobreza e o combate a fome. Ao reconhecer a força do cooperativismo, o governo vai ao encontro da missão das 6.587 cooperativas brasileiras, em seu papel de inclusão social e de desenvolvimento econômico. Para nós da OCB, o cenário é bastante positivo. Novas frentes de interlocução do Sistema com o governo se abrem. Surgem também novas oportunidades de consolidarmos o movimento cooperativista como alternativa socioeconômica sustentável. Aproveitando o apoio do governo, temos como meta ampliar o reconhecimento da população brasileira sobre a importância econômica e social das cooperativas. Queremos mostrar que o alimento que chega às casas e que os serviços de crédito ou de transporte podem vir de uma cooperativa, com maior retorno para a sociedade. Da mesma maneira, temos como exemplo o atendimento prestado por um profissional de saúde, por uma operadora de eletrificação rural, entre tantos outros setores que abrangem o cooperativismo.

Este reconhecimento tem gerado frutos. Por exemplo, no relacionamento com o Banco Central e com os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Desenvolvimento Agrário (MDA) e Meio Ambiente (MMA); e nos acordos de cooperação e nas parcerias realizadas com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Esse trabalho, porém, não é de agora. O Sistema OCB atua há mais de 40 anos na promoção do setor perante as instituições políticas. O resultado são produtos e serviços que garantem a credibilidade do Sistema OCB em longo prazo, tendo em vista sua reputação perante autoridades nacionais e formadores de opinião. É fundamental ainda dizer que todo esse trabalho é realizado em parceria com as Organizações Estaduais (OCEs), que se orientam pelos mesmos princípios e valores da entidade nacional, mas cada uma com suas especificidades econômicas, sociais e culturais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.