Frio Comercial

Page 1

Frio Comercial

www.ch-hotelaria.pt


REFRIGERAÇÃO COMERCIAL Aos equipamentos que dispõem de sistemas que retiram calor do ar, refrigerando-o e fazendo descer a sua temperatura chamamos equipamentos de refrigeração. A refrigeração comercial abrange os equipamentos de refrigeração utilizados na gama comercial como é o caso de um armário refrigerado de conservação instalado na cozinha de um restaurante. "A conservação de energia é um ponto crítico nos equipamentos de refrigeração comercial." Actualmente exige-se que os equipamentos profissionais ofereçam máxima performance, mesmo em condições desfavoráveis: ambientes de calor, abrir e fechar de portas frequente, cargas maiores (grandes quantidades de alimentos ou bebidas acondicionados no mesmo equipamento).

EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO COMERCIAL

Máquinas Produtoras de gelo (produção de vários tipos de gelo)

Móveis Refrigerados (ex.: expositores de produtos em superfícies comerciais)

Câmaras de Conservação de refrigerados/congelados (ex. câmara de refrigeração de carnes de um talho)

Armários Frigoríficos (ex. frio de dia em zonas de transformação de alimentos de uma cozinha profissional)

Vitrinas Refrigeradas (ex. Vitrina de exposição de pastelaria)

Adegas Climatizadas e Expositores de Bebidas

Arcas congeladoras horizontais

Células de Abatimento Rápido de Temperatura

www.ch-hotelaria.pt


www.ch-hotelaria.pt


PONTOS-CHAVE DA REFRIGERAÇÃO

Operação: 24 Horas, 7 dias por semana

Ciclos de Descongelação

Mudanças de Carga

Eficiência Energética

DESCONGELAÇÃO “DEFROST” Previne o acumular de gelo através de sistemas manuais ou automáticos, eléctricos ou a gás quente. A descongelação é efectuada por ciclos temporizados para garantir a contínua eficiência e longevidade do equipamento. A rentabilidade de um equipamento de refrigeração, deve-se em grande parte aos factores enunciados anteriormente, bem como ao correto dimensionamento e disposição no espaço. Posicionar os equipamentos de frio em locais arejados e longe de fontes de calor aumenta a sua prestação e promove a redução custos. Existem ainda várias soluções que contribuem para uma substancial redução de consumos, tais como o dispositivo True Temperature Probe, besouros/sinalizadores de porta aberta, barreiras anti permuta de ar natural/frio, etc.

www.ch-hotelaria.pt


REGRAS DO CALOR

O calor move-se sempre de uma superfície quente para uma superfície fria

O calor move-se de três formas (condução, convecção e radiação)

Quando uma substância refrigerante aquece, absorve o calor.

Quando uma substância refrigerante condensa, rejeita o calor

BOAS PRÁTICAS PARA A RENTABILIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS Conjunto de práticas que permitem ganhos significativos em energia mas também em qualidade e longevidade dos produtos armazenados.

Colocação dos motores à distância o Menor consumo energético o Manutenção mais fácil o Maior longevidade o Menor ruido

Aproveitamento das perdas de frio para climatização de áreas

Limpeza periódica

Opção por portas de fechamento por mola ou gravidade

Substituição atempada de borrachas

www.ch-hotelaria.pt


www.ch-hotelaria.pt


EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E RENTABILIZAÇÃO Assumindo que os equipamentos de frio funcionam, na maior parte dos casos, durante 24 horas – 365 dias por ano, é de prever que a factura da electricidade esteja de acordo com essa mesma utilização. O problema surge quando o investidor se confronta com contas que superam amplamente as suas espectativas, podendo por em causa a rentabilidade que retira do seu negócio. Desta forma é importante considerar os aspectos anteriormente mencionados como críticos para o sucesso e retorno do seu investimento.

CONSULTE O NOSSO CATÁLOGO DE PRODUTOS:

Frio Comercial

www.ch-hotelaria.pt


www.ch-hotelaria.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.