Ecologia e Sociologia

Page 43

Notas sobre a vida moral como sentimento de pertença aos grupos sociais ©2009 by Jacob (J.) Lumier 43

Notando que estas intenções insatisfeitas passam ao longo da história por contradições veladas serão as mesmas examinadas para além da psicologia representacional, como conteúdos intencionais não ainda trazidos à luz do passado na realidade histórica das superestruturas. Em alternativa à análise weberiana de "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo"

11

e situando-se não sob a mentalidade de acumula-

ção capitalista, mas no horizonte da marcha do gótico tardio, com percepção da desagregação dos valores cavalheirescos feudais em detrimento da pessoa dos camponeses, Ernst Bloch encontrará em sua abordagem concreta uma profunda ambigüidade e certa complementaridade no processus de abertura do mundo moderno, acentuadas com a obra devastadora da revolução francesa ao fazer desmoronar por completo a superestrutura das relações econômicas solidárias do passado remoto (a superestrutura patriarcal correspondente ao antigo Sacro Império Romano Germânico). Com essa ambigüidade e esse fragoroso desmoronamento aflorou na abertura do mundo moderno não só (a) – que a burguesia afirmou a vontade individual ao lograr um poder político e (b) – que esta mesma burguesia, em câmbio, permaneceu debilitada inclusive no aspecto de crença e reconhecimento público do seu modo de ser competitivo; mas também (c) – que, nas regiões do mais tenaz reduto do medievo como a A-

11 Cf: Weber, Max (1864 –1920): L’Éthique protestante et l’esprit du capitalisme (Die protestantische Ethik und der Geist des Kapitalismus, 1905), Paris, Librairie Plon, 1964, 341 pages. Collection Recherches en Sciences humaines: série jaune.

Websitio Produção Leituras do Século XX – PLSV: Literatura Digital http://www.leiturasjlumierautor.pro.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.