InFoRmeS 05/2015

Page 1

Informativo do IFRS - Câmpus Feliz - nº 05/2015

Câmpus amplia suas instalações e

dobra o número de alunos em 2015

Obras, novos cursos e formaturas marcaram o primeiro semestre. Pg. 02

>> DESTAQUES Conheça a Assistência Estudantil, o Napne e o Neabi. Página 02

Confira alguns destaques do Câmpus Feliz no 1º semestre. Páginas 04 e 05


2

Diversidade e Inclusão Assistência Estudantil A equipe de Assistência Estudan l do Câmpus Feliz conta com a assistente social, Michele Rodrigues; com a pedagoga, Iene Arend; e com a psicóloga, Ana Paula François. Além do Auxílio Estudan l (regulamentado por editais disponíveis na Aba “Assistência Estudan l” do site do Câmpus), o grupo realiza busca a va para acompanhamento de frequência, condições de permanência e aproveitamento nos estudos e oferece acompanhamento psicológico, social e pedagógico. Atualmente, o setor localiza-se na sala D3 e o e-mail para entrar em contato é assistencia.estudan l@feliz.ifrs.edu.br.

Napne O papel do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne) é, além de quebrar barreiras sicas, promover a quebra de barreiras a tudinais e transformar o preconceito em aceitação e a estranheza em empa a. Mais eficiente do que ajudar uma pessoa com necessidades especiais é abrir o coração e colocar-se no lugar do outro, tratando-o da mesma forma que desejaria ser tratado em igual situação. São as a tudes de respeito que nos tornam seres humanos melhores. Aproveitamos para dar a dica de um filme bem legal: “Colegas” (direção: Marcelo Galvão) é uma produção nacional de 2012 que conta a história de três adolescentes com Síndrome de Down, interpretados por três atores nas mesmas condições.

Neabi O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) é um núcleo proposi vo e consul vo que es mula e promove ações de ensino, pesquisa e extensão orientadas à temá ca das iden dades e relações etnorraciais, especialmente quanto às populações afro-descendentes e indígenas, no âmbito da ins tuição e em suas relações com a comunidade externa. Atualmente, é composto pelos seguintes membros: Camila Moura, Henrique Sant'Anna, Loiva Vogt, José Plínio Fachel, Matheus Milani e Michele Rodrigues.


Capa

3

Um semestre especial

O

1º semestre de 2015 foi especial para o Câmpus Feliz. Além de celebrar 7 anos de federalização, no dia 30 de maio, a unidade ofereceu à comunidade novos cursos: Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio, as licenciaturas em Letras (Português/Inglês) e em Química e o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Com isso, o número de alunos dobrou em elação a 2014, atingindo mais de 400 regularmente matriculados. Para atender a este público, preservando a qualidade do ensino, um novo prédio com cinco salas foi construído, um outro está com as obras em andamento e uma nova sede da Biblioteca está na fase final. Ainda, novos servidores (técnicos e docentes) foram nomeados ou ingressaram no Câmpus via remoção. Ao longo do primeiro semestre, a unidade teve o curso superior de Engenharia Química aprovado no Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS). A primeira turma iniciará as aulas no segundo semestre. O Câmpus Feliz, em conjunto com as unidades de Caxias do Sul e Farroupilha, deu sequência à organização do Mestrado Profissional

1ª turma do Curso Técnico em Informática

Turma do curso Superior de Processos Gerenciais

em Tecnologia e Engenharia de Materiais, realizando, ao longo do mês a seleção. Desta forma, a instituição responde plenamente à proposta de verticalização do ensino dos institutos federais na área química, ofertando desde o técnico integrado ao Ensino Médio até o mestrado. Em janeiro, o Câmpus Feliz realizou as solenidades de formatura da primeira turma do Técnico em Informática e de 16 jovens que concluíram o Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.


4

Pelo Câmpus Feliz

Ceramicando

Desde 2013, o Câmpus Feliz comemora o Dia do Artista Ceramista na América Latina (celebrado em 28/05). Uma das ações é o projeto de extensão “Ceramicando”, coordenado pela professora Viviane Diehl. Em 2015, as atividades aconteceram de 28/05 a 02/06 com as oficinas “Cerâmica Indígena”, “Cerâmica no Céu” (inspirada nos trabalhos do grupo “Bando de Barro”) e “Reciclagem de vidro”. Os participantes puderam levar para casa as peças produzidas. “Eu achei muito legal. Não estava acostumada a mexer com barro. Adorei pintar. Gostei tanto que faria tudo de novo”, disse a estudante Júlia John das séries iniciais da E.E.E.F. Santa Teresinha do Forromeco - Bom Princípio, participante da oficina “Cerâmica no Céu”. “Todos se encantam, pois é uma experiência nova, e é uma oportunidade da comunidade externa conhecer o Câmpus”, relatou a “professorartista” Viviane.

Extensão

Ao longo do primeiro semestre, o Câmpus Feliz ofereceu à comunidade algumas ações de extensão: Comunica Câmpus Feliz 2015, Leitura e Produção Textual: estudos e aplicações, Feliz em Movimento (inscrições abertas), Revisitando conteúdos de Matemática básica, Escolinhas de Handebol e Voleibol do IFRS - Câmpus Feliz, Compartilhando Vivências Empresariais, Metáforas pela janela, Curso de Revisão dos Conteúdos do Ensino Médio para vestibulandos: Biologia, Geografia, Matemática e História (inscrições abertas), Compreendendo o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Oficina de Informática para Professores e Arte, técnica e edição básica de foto. Todas as ações são gratuitas. A instituição tem condições para atender outras demandas da comunidade, desde que sejam dentro da sua área de atuação e que os profissionais estejam disponíveis.

Sisu

Em 2015, o Câmpus Feliz recebeu estudantes de outros estados, tendo como forma de ingresso o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem. Um caso é do paulista David Nery (18 anos), aluno do curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês. De acordo com ele, a escolha da instituição foi pela melhor oportunidade de estudo e pela proximidade de Porto Alegre, embora nunca tivesse visitado o Estado. Como dificuldades, aponta que estava acostumado com cidade grande, com várias opções de lazer e emprego. Apesar disso, David ressalta que estar na primeira turma de Letras é uma experiência inovadora. “É interessante ver um curso se formando, todos aprendendo juntos: alunos e professores”, disse. Como dica para quem esteja pensando em sair de sua cidade para estudar recomenda: conversar com os pais, amigos; pensar os detalhes de moradia e emprego; consultar a grade curricular do curso, quem são os docentes, etc. “A vida não me correspondeu exatamente como queria, mas em troca me deu a chance de uma experiência única e completamente válida”, declara.


Pelo Câmpus Feliz

Aprendizagem

5

Durante os meses de maio e junho, o Câmpus Feliz ofereceu Oficinas de Planejamento Estratégico para a Aprendizagem. Os encontros ocorreram semanalmente e tiveram como público os estudantes do Ensino Médio da instituição. O projeto, elaborado pela pedagoga Iene Arend e a psicóloga Ana Paula François, é composto por seis oficinas: Memória, Tempo e Organização, Saúde e Aprendizagem, Estratégias de Memorização e Atenção, Ajuda Estratégica em Matemática, Leitura e Escrita e Criatividade e Aprendizagem. Ainda, colaboram com a proposta, a professora de educação física, Vivian Treichel Giesel, e as bibliotecárias, Luciane Alves Santini e Núbia Marta Laux, todas do Câmpus Feliz. Um novo ciclo de oficinas será oferecido no segundo semestre.

Informática

A fim de apresentar os softwares de escritório mais utilizados na prática docente, o Câmpus Feliz realizou a ação de extensão "Oficinas de Informática para Professores", coordenada pela professora Ana Paula Lemke. A atividade teve como público-alvo docentes da rede pública do município de Vale Real em virtude de uma demanda local. Durante as aulas, foram abordados os softwares Word, Power Point, Excel e Internet. De acordo com Ana Paula, cada vez mais a tecnologia vem sendo utilizada como recurso pedagógico, no entanto ela por si só não resolve os problemas enfrentados pelas instituições de ensino. "É preciso identificar a melhor forma de aplicar os recursos tecnológicos disponíveis, adaptando-os às necessidades dos alunos e da escola", disse.

Pesquisa - Estação Meteorológica

“Desenvolvimento de uma estação meteorológica de baixo custo”. Este é o tema do projeto de pesquisa desenvolvido pelo professor Eloir De Carli, do Câmpus Feliz. O objetivo é criar uma rede de estações meteorológicas em todo o Estado, paralela ao sistema oficial, sendo que uma deverá localizar-se em Feliz. De acordo com o docente, a ideia surgiu a partir do conhecimento de um outro projeto que está em desenvolvimento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul há 3 anos. No Câmpus Feliz, a pesquisa está em fase inicial. Segundo explicou De Carli, a estação será instalada no Câmpus e funcionará durante dois anos. Após este período, pretende-se fazer uma reavaliação e, se possível, dar continuidade com o desenvolvimento de outros projetos que podem ser agregados na plataforma Arduíno, usada na construção das estações. Ele ainda ressaltou que a proposta busca despertar o interesse dos jovens pelas áreas afins e fazer um monitoramento das variações climáticas na microrregião para que possam ser comparadas com os dados oficiais. “O principal benefício será a capacitação dos recursos humanos envolvidos e de outros que possam vir a integrar os trabalhos”, disse. Além disso, pretende-se criar um banco de dados para o monitoramento dos períodos de maior incidência de chuvas, ventos, luminosidade e outras variáveis climáticas da microrregião.


Pelo Vale da Felicidade

6 Feliz

Vale Real

Feira Pedagógica será

dia 27 de agosto

Aprovado texto base do Plano Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação, Lazer e Desporto de Feliz tem, para o ano de 2015, o tema " A educação de Feliz sob um olhar inves ga vo! Eu tô dentro, e você?". Por meio dele, pretende-se envolver o estudante nas aulas e torná-lo agente que constrói o seu conhecimento, es mulando-o a ser ques onador, inves gador, a ter raciocínio lógico e a adquirir autonomia para ler e refle r cri camente ao produzir o conhecimento. Como forma de es mular essa busca, a Secretaria realiza a Feira Pedagógica de Feliz que, neste ano ocorrerá no dia 27 de agosto.

No dia 25 de maio, o município realizou a Conferência Municipal de Educação que aprovou o texto base do Plano Municipal de Educação. O documento irá nortear todas as ações do município e projetar as estratégias de ações para os próximos 10 anos. A proposta, encaminhada ao Legisla vo Municipal, foi elaborada por comissões que nos úl mos meses discu ram e debateram assuntos sobre todas as etapas de ensino, desde a Educação Infan l até o Ensino Universitário, incluindo o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e programas de pós-graduação, como mestrado e doutorados. O PME é uma necessidade prevista em legislação nacional.

Vale Real Alunos estudam obras de Romero Britto Alunos do 6º e 9º ano, ao longo do 1º trimestre, estudaram as obras e caracterís cas do trabalho do ar sta brasileiro Romero Bri o, conhecido internacionalmente por suas obras e pelo intenso colorido e figuras geométricas. Os estudantes do 9º ano elaboraram murais, confeccionados com materiais cedidos pela Administração Municipal, que ficaram em exposição permanente no ginásio da escola. Já os do 6º ano, es lizaram, após estudos, uma pasta de documentos que irão u lizar no seu dia a dia. Os trabalhos foram coordenados pelo professor Johnatan Rauber. Ao longo das aulas, vários temas foram aborda-

dos: movimentos ar s cos da História da Arte, estudos das figuras geométricas e es los e principais obras de alguns ar stas. Divulgação/Vale Real


Pelo Vale da Felicidade Alto Feliz

7

Bom Princípio

PME projeta ações para

os próximos dez anos

Pesquisa científica no

no Ensino Fundamental Fundamental

O Plano Municipal de Educação (PME), documento que estabelece as metas e ações do poder público para a educação para os próximos dez anos, foi entregue para votação na Câmara Municipal de Vereadores no início de maio. Ao longo dos úl mos meses, a Secretaria Municipal de Educação promoveu diversas ações a fim de envolver todos os setores da sociedade na elaboração da proposta. “Esse momento remetenos a um comprome mento, um esforço con nuo e cole vo para o planejamento e a oferta de uma educação de qualidade”, avalia a secretária de Educação, Juceli Zimmer. Segundo ela, espera-se que exista um verdadeiro comprome mento também das esferas estaduais e nacionais e que o percentual do Produto Interno Bruto (PIB) possa, de fato, ser repassado aos municípios para a educação e efe vação dos PME. Desta forma, a expecta va é minimizar as lacunas de ar culação federa va no campo da polí ca pública educacional.

Os prof professor essores es da rede rede municipal est estão par cipando de um curso curso de ext extensão ensão com a Fundação Fundação Libera Liberato. O obje vvo oé instrumen ins trumenttaliz alizá-los á-los para para a realiz realizaç ação ão de pesquisas cien fic ficas as e tecnológic tecnológicas. as. Est Esta formaç formação ão dev deve culminar com com a 2ª Mostr Mos traa de Incen vvo o à Pesquisa, Pesquisa, que seráá realiz ser realizada ada em Bom Princípio nos dias 16, 17 e 18 de julho. A primeira primeira edição ediç ão dest desta formaç formação ão oc ocorr orreu eu no ano passado ant antes da realiz realizaç ação ão da 1ª Mostra. tr a. O result resultado ado for foram am oito oito proje projettos selecionados para para a Mostr Mostraatec Junior, Junior, em Novo Novo Hamburg Hamburgo. Dest Destes, set sete for oram am premiados premiados e um repr represen esenttou o Brasil Br asil na maior feir feiraa de ciências e tecnotecnologia do mundo, mundo, a Boadcom Boadcom Mast Master erss Intterna onal, em Pi sburgh, In sburgh, nos Est Estados Unidos, em maio dest deste ano.

Divulgação/SMECD

Novidade Neste ano, o InFoRmeS disponibiliza espaço para escolas e ins tuições públicas divulgarem no cias relacionadas à educação e cultura de interesse da comunidade externa. Podem par cipar órgãos dos seguintes municípios, nos quais o InFoRmeS é distribuído: Alto Feliz, Bom Princípio, Feliz, Harmonia, Linha Nova, São Sebas ão do Caí, São Vendelino, Tupandi e Vale Real. Os textos devem ter, em média, 450 caracteres, e ser enviados para o e-mail informes@feliz.ifrs.edu.br. O InFoRmeS é um informa vo bimestral (digital e impresso) e integra o projeto de extensão Comunica Câmpus Feliz.


8 Papo de IFiano

Bate-Papo Uma das novidades que o InFoRmeS traz neste ano é o espaço “Bate-papo”, no qual, a cada edição, entrevistaremos algum convidado. Para inaugurar esta coluna, convidamos a professora Maria da Glória Barcarollo Gauer - conhecida como Glorinha - uma das responsáveis pela criação da Escola Técnica do Vale do Caí, que hoje é o Câmpus Feliz do IFRS. Qual é o seu envolvimento na implantação do Câmpus Feliz? Na verdade, eu coordenei todo o trabalho. Fui coordenadora da fundação, do projeto políco pedagógico, de todas as caminhadas que foram feitas, algum passo meu está lá presente. Na sua opinião o que a Ins tuição traz para nossa cidade e região? Eu acho que a Feliz e a região do Vale do Rio Caí têm um grande divisor de águas: antes da escola técnica (nós denominávamos assim), hoje Ins tuto Federal, e após a inauguração do prédio e o recebimento dos primeiros alunos, dos professores e dos técnicos. Então, acho que é um grande divisor de águas no desenvolvimento de toda a nossa região. E do município de Feliz, com certeza, não temos nem dúvida! E o que ainda se pode fazer? Acho que expandir dentro daquilo que a região tem necessidade. Por exemplo, um dos aspectos que muito pode se desenvolver é na área da agricultura, meio ambiente principalmente. Somos uma região essencialmente de agroindústria e microindústria. Não temos um polo industrial, mas um grande polo agrícola e cerâmico, de agricultura familiar essencialmente. A questão da agricultura, do meio ambiente sempre foi uma das nossas grandes preocupações e de toda a fundação, de todos os envolvidos com essa escola.

Com Matheus Koch

Sou Matheus Henrique Koch. Terminei o 4° ano ensino médio Técnico em Informática no Câmpus Feliz do IFRS em 2014. Não obtive as melhores notas da turma, mas passei com muito orgulho, pois não só aprendi sobre informática, como também sobre a vida. Além disso, nesses quatro anos, encontrei o meu caminho: continuar estudando na área de tecnologia. Tentei ingressar em várias faculdades federais, entretanto, não consegui uma vaga na minha área de estudo. Então, aproveitei que IFRS Câmpus Feliz abriu um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em 2015, e me inscrevi no vestibular. Não entrei na primeira chamada, porém consegui na segunda. *Bolsista do projeto de Extensão Comunica Câmpus Feliz

Identificação do Projeto e Expediente O InFoRmeS é uma publicação bimestral do projeto de extensão Comunica Câmpus Feliz. Para recebê-la, preencha o formulário no site do Câmpus Feliz (www.feliz.ifrs.edu.br, aba Comunicação, Informa vo). Colabore para que possamos melhorar o informa vo preenchendo o formulário de avaliação disponível no endereço eletrônico citado.

Expediente: Joana Paloschi (jornalista e coordenadora do projeto), Tarcísio da Silva (vice-coordenador do projeto), Cristina Alves Teixeira (colaboradora), Gustavo Gohlke (bolsista), Matheus Henrique Koch (bolsista), Paula Biegelmeier Leão (revisora), Ricardo Sampaio (diagramação) e Ubaldininha da Costa Torres Luize (colaboradora)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.