Bifinaljulho

Page 1

Boletim Informativo Agrupamento de Escolas D. Pedro I

Escola Básica de Canidelo

1 7 . ª e d i ç ã o j u lh o 2 0 1 4

«Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.» Paulo Freire

Viva as Férias! O ano letivo foi longo e desgastante. Por fim, chegam as férias. Um tempo merecido para o descanso e para o reencontro com o nosso “eu” tantas vezes diluído em tantos afazeres ao longo do ano letivo. Faço votos que este tempo seja um período de encontro com o nosso “eu”, com a família e os amigos. Que todos disponham deste tempo para descansar de toda a pressão a que fomos sujeitos ao longo de um ano de trabalho. Olhando para trás fica: a rigidez dos horários, a execução de tarefas inerentes à atividade profissional, os conflitos que nem sempre são fáceis de gerir, mas que se têm que enfrentar. São factos que originam um grande desgaste físico e mental. Contudo, temos que ter um olhar positivo sobre as coisas. Que este tempo sirva para aliviar de todo este stress. Que a

chegada das férias permitam descomprimir, aliviar a pressão a que estivemos sujeito ao longo de um ano de trabalho. Cada um deve gerir este seu tempo como entender. Deve fazê-lo com imaginação e criatividade, aproveitando todos os momentos para de­senvolver atividades que saiam da sua rotina e que os mesmos lhes proporcionem prazer. O mais importante é acordar e sentir que nos aguarda mais um dia em que se pode estar mais disponível para a família e para nós mesmos, sem estarmos sujeitos ao cumpri­mento de horários, em que o lema seja o descanso físico e, sobretudo, mental. Cada um deve, na medida das suas possibilidades, em casa, na praia, no campo, na cidade ou num outro local, encontrar inúmeras atividades de lazer: dormir, ir ao cinema e/ou concertos, dar passeios ao ar livre, criar encontros familiares, diversão com amigos, leitura, re-

colhimento espiritual, enfim, cabe a cada um en­contrar o melhor meio para o seu bemestar. Desta forma, desejo a todos os professores, assistentes técnicos e operacionais, alunos e suas famílias, comunidade educativa em geral, umas férias retemperadoras, para que o regresso ao tra­balho aconteça serenamente e com tranquilidade. Uma Boas Férias para todos! Um abraço amigo, o Diretor António Duarte

Atividades desenvolvidas pelo JI de Canidelo Projeto “És um Postal!” Dinamizado em parceria com o Museu Casa da Imagem, este projeto apela à interdisciplinaridade, solicitando a articulação de várias áreas do saber, nomeadamente das Expressões, das Tecnologias e das Artes, com as áreas das Ciências Hu-

1


manas e Sociais, Ciências Físicas e Naturais e as disciplinas de Português e Matemática.

Oficina de Impressão

Atividades desenvolvidas na E.B.1 de Lavadores

Outras atividades do agrupamento

Ler é uma Festa

Ação de sensibilização sobre Dificuldades de Aprendizagem Específicas

Ao longo do ano letivo os alunos do 3º ano ouviram histórias lidas pelos pais, mães ou avós. No final, os leitores questionaram o seu público e retiraram conclusões muito interessantes.

Oficina Dá-me Corpo

Dia do Pai A fim de comemorar o Dia do Pai, a 19 de março, a escola esteva aberta a todos os pais que participaram nas atividades, em conjunto com os seus filhos. A preparação da festa incluiu a elaboração de um presente feito com muito carinho pelos alunos e iniciou-se com a recitação de um poema mimado.

Encontro de Profissões No âmbito do tema “Profissões”, as educadoras do JI de Canidelo convidaram pais e mães profissionais nas áreas da música, pastelaria e educação física, para fazerem uma demonstração dos seus trabalhos.

Doce Páscoa Para celebrar a Páscoa, foram confecionados bolos deliciosos, dando-se primazia ao tradicional pão-de-ló.

No âmbito das Dificuldades de Aprendizagem Específicas decorreu a 12 de março, na escola sede do agrupamento, uma ação de sensibilização destinada a docentes, encarregados de educação e pais. Esta atividade, que contou com um número significativo de presenças, foi organizada pelos Serviços de Psicologia e Orientação e efetuada pela Associação Portuguesa de Pessoas com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (APPDAE).

Visita à escola dos idosos da ASSIC

Olimpíadas Portuguesas da Biologia Júnior

No final do 2º período e para encerrar com emoções fortes, os idosos da ASSIC, inseridos no projeto “Outrora Nós, Agora Avós”, foram à escola ler e contar histórias da sua infância. A escola alindou-se para os receber, podendo ver-se apontamentos decorativos em vários espaços, nomeadamente no gradeamento exterior, decorado com lindas flores recicladas.

A direção da escola básica de Canidelo e a coordenadora das Olimpíadas Portuguesas da Biologia Júnior, professora Helena Matos, felicitam todos os participantes pelo ótimo desempenho revelado na primeira eliminatória. A segunda eliminatória decorreu a 31 de março e contou com a presença de treze alunos.

2


Programa de Promoção da Higiene do Sono

O Programa de Promoção da Higiene do Sono, “Sono com qualidade - Uma escolha saudável”, decorreu ao longo do mês de março e foi desenvolvido com os alunos da turma D do 8.º ano, em quatro sessões realizadas nas aulas de Educação para a Cidadania. A dinamização esteve a cargo dos Serviços de Psicologia e Orientação e teve como principais objetivos promover uma boa higiene do sono, sensibilizar para e analisar os conceitos associados, realizar atividades em que os alunos assumissem um papel ativo e desenvolver a responsabilidade e a autonomia no que respeita à adoção de hábitos condizentes com um sono saudável. A avaliação do programa demonstrou resultados bastante positivos, designadamente o agrado dos alunos face à exploração dos conteúdos e às estratégias utilizadas, o ensejo de que possam ser, posteriormente, abordadas novas temáticas e a consolidação de aprendizagens específicas.

A Viagem do Boccia na escola básica D. Pedro I Era setembro e a viagem estava prestes a começar. A guia desta viagem, a professora Patrícia Marques, avisava que era tempo de embarcar, sendo os passageiros mais entusiastas, os alunos que pairavam pela sala 7. Foi dada a ordem de partida para esta aventura. Os treinos semanais decorreram todas as semanas, às segundas e quintas-feiras. O entusiasmo era notório, com vista às participações nas competições que se avizinhavam. No dia 11 de janeiro, na escola básica da Madalena, fizemos a primeira paragem para a primeira competição. Cheios de adrenalina pela experiência inovadora, os destemidos representantes desta escola lá se puseram à prova. Que grande participação…!! Com orgulho e alegria continuaram a viagem, sempre a trabalhar arduamente. Nas paragens seguintes, dia 8 de fevereiro na escola básica da Madalena e 22 de fevereiro na escola básica da Areosa, surgiram grandes resultados, que consagravam todo o esforço e dedicação destes nossos viajantes. Prestes a terminar a viagem deste ano letivo, só nos resta congratular todos os participantes e dizer-lhes: Até Breve!

Na escola básica D. Pedro I crescemos todos…. SOMOS GRANDES.

Canguru Matemático sem Fronteiras Decorreu no passado dia 27 de março a atividade Canguru Matemático, dinamizada pela professora Rosa Silva e com a colaboração dos professores de Matemática. A atividade contou com a participação de cento e vinte alunos alunos do 2º ciclo e vinte e nove do 3º ciclo. As classificações obtidas, só agora disponíveis, encontram-se afixadas na escola. Os primeiros classificados de cada ano de escolaridade foram o José Ascensão do 5º L, a Rita Faria do 6º B, o Luís Tiago Caldeira do 7º A, a Sofia Campos do 8º E e, do 9º A, a Maria Manuel Carvalho. É ainda de salientar que a aluna Rita Faria ficou classificada em segundo lugar a nível nacional. Os melhores resultados podem ser consultados na página www.mat.uc.pt/ canguru/ . Todos os participantes estão de parabéns pelo entusiasmo e empenho que demonstraram nesta atividade.

3


Concurso Problema do Mês Este ano, devido às datas das Provas Finais de Português e Matemática, tivemos que realizar a final deste concurso dia 2 de abril, com o 2º período mesmo a terminar. Aqui ficam os Problemas da Final

Problemas de 5ºano O burrito O Pedro contou assim: - Fui à serra buscar mel. Parti de bicicleta, fiz metade do percurso e o pneu furou. Deixei a bicicleta, montei um burro. Mas este, cansado de velho, só se aguentou um terço do percurso e o resto fui a pé. Quantos quilómetros percorreu a pé?

A limpeza do jardim O Sr. Silva contratou os gémeos para limparem o jardim da sua casa por 6 €. A parte da frente do jardim tem aproximadamente o mesmo tamanho que a parte de trás. À hora de começar o trabalho, o Filipe lembrou-se que tinha de ir à lição de música e, por isso, o João começou a trabalhar sozinho. O João tinha acabado de limpar a parte da frente, quando chegou o Filipe. Os dois juntos, então, acabaram de limpar o jardim. Como é que dividiram o dinheiro?

Carrinhos de Choque Cinco amigos foram passar uma tarde à Feira Popular de Lisboa. Viram os carros de choque e decidiram dar uma volta. Os carros eram de dois lugares e cada um dos amigos quis andar com cada um dos outros. Quantas viagens fizeram?

Problemas de 6ºano O aniversário da Rita A Rita estava a andar de patins com os amigos. A Olga, num dado momento, perguntou-lhe: “ … Rita, tu estás mais crescida do que eu… Quantos anos tens?” A Rita, com ar de desafio e brincadeira, disse à amiga: “ …anteontem tinha 12 anos e para o ano que vem já faço 15!” Indica o dia do aniversário da Rita. Roda e Rodinhas O Miguel e os seus sete primos têm todos ou bicicleta ou triciclo. Hoje, foram todos passear. O vizinho da frente viu-os passar e contou 21 rodas. Quantas bicicletas viu o vizinho passar? Canoagem Os 26 alunos da turma da Elisa foram andar de canoa. Alugaram diversos tipos de canoas.

Consulta a tabela para saberes os diferentes tipos de canoas que havia para alugar.

Andaram de canoa todos ao mesmo tempo e nenhuma das canoas alugadas ficou com lugares vazios. Quantas canoas de cada tipo podem ter alugado? Canoa de 2 lugares

Liga Delfos Júnior Este ano letivo, os alunos dos 6º e 8º anos com aptidão para a disciplina de Matemática, puderam integrar o Projeto “Liga Delfos Júnior”, que visa preparar os alunos para as Olimpíadas Nacionais e Internacionais de Matemática. Desde o início do ano letivo até junho, as equipas resolveram uma prova que os desafiou a ir mais longe e a adquirir conceitos que, de uma maneira geral, só serão lecionados no ensino secundário. No dia 4 de abril os alunos que integraram o projeto deslocaram-se ao Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, para a realização da 6ª prova e participação na atividade “Planeta Matemático”. O ranking das equipas é publicado todos os meses no site da Universidade de Coimbra em http://www.uc.pt/fctuc/ dmat/delfos/liga/ AgrupamentoDPedroI 4


Visita de estudo a Londres - 10 a 14 de abril Para mais tarde recordar

1º dia – 10 de abril Trinta e um alunos, três professoras e uma avó. 4:00h - Encontro à porta da escola básica de Canidelo. Um autocarro transportou-nos até ao aeroporto de Pedras Rubras. Estava à nossa espera a “menina dos cachecóis”, Sandra Barros, da i.e.s. Sorriso franco, meiga, ajudou-nos a organizar. Fez de nós um grupo porque, a partir desse momento, passamos a ser o “grupo dos cachecóis cor de laranja”. 2º dia – 11 de abril 8:00h – Reencontro. The Footscray Rugby Club. New Eltham Os alunos estavam radiantes. Queriam contar-nos mil coisas ao mesmo tempo. Queriam ficar com as famílias e repetiram isso o dia todo, sobretudo durante as longas caminhadas que fizemos. Bristish Museum – Gigantesco! Impossível ver tudo ao pormenor, com o tempo que tínhamos. Alguns desistiram e esperaram pelos mais curiosos, sentados nuns bancos de madeira.

Almoço. Caminhada pelas ruas de Londres: Oxford Street - Regent Street. Deslumbramento com algumas lojas. Não tínhamos tempo para fazer compras, só para ir à casa de banho. Muitos desistiram. Descobriram que para utilizarem as casas de banho precisavam de gastar £0.50 (60 cêntimos). Green Park – um momento de descanso na relva e alguns gelados. Mais uma longa caminhada até ao tão esperado Madame Tussauds. Indescritível! Ídolos, fotografias, loucura entre as fãs dos One Direction, casa dos horrores (muitos gritos, muitos medos), Comboio Spirit of London. Mágico!!!, Filme Super Heroes 4D. Deslumbrante!!! Caminhada de regresso. Metro até Charing Cross. Comboio New Eltham. 19:00h – Encontro com as famílias.

pras em Camden Town/Camden Market. Um mundo à parte. A primeira vez que realmente vimos coisas diferentes. Sabores e cheiros de todo o mundo. Tradição. Era preciso negociarmos os preços. Muito giro! Almoço. Metro. Caminhada. St. Paul's Cathedral (onde casaram a Kate e o William). Metro. Caminhada. E eis que chegámos à famosa Tower of London. Muito turística e sumptuosa. Grande fila para entrarmos na sala mais dourada que alguma vez tínhamos visto – a das joias da coroa. É tudo ouro e pedras preciosas. As portas blindadas que guardam aqueles tesouros são enormes!!! Caminhada de regresso. Metro até Charing Cross. Comboio. New Eltham. 19:00h – Encontro com as famílias.

3º dia – 12 de abril 8:00h – Reencontro. The Footscray Rugby Club. New Eltham. Abraços. Beijinhos. Sono. Cansaço. Manhã de compras. Muitas com-

4º dia – 13 de abril 8:00h – Reencontro. The Footscray Rugby Club. New Eltham Abraços. Beijinhos. Sono. Muito cansaço. 5


Comboio até Charing Cross. Me-

19:00h – Encontro com as famí-

tro para o Natural History Mu-

lias.

seum. Monstruoso! Gigantesco! Maravilhoso! Salas e salas… Toda a História, de todos os continentes, representada ao mais alto nível. Nota especial para uma área de piquenique onde almoçámos sentados, confortavelmente, em mesas redondas, para contrastar com os dias anteriores em que almoçámos no chão ou na escadaria da entrada para os museus. Caminhada até ao Science Museum. A tecnologia representada de forma brilhante. Muito bonito. Começou a agitação. A próxima visita seria ao Hard Rock Café.

5º dia – 14 de abril 6:30h – Reencontro. The Footscray

Rugby

Club.

New

Eltham Despedida das famílias. Elogios. Todos queriam falar com as professoras para lhes darem os parabéns pelo comportamento, educação e simpatia

O Dia Internacional das Famí-

dos alunos. Muito bem! Fica-

lias, que se assinala a 15 de

mos orgulhosas dos “nossos

maio, foi comemorado no agru-

meninos”!

pamento com a ajuda do PES e de

da Liga Portuguesa Contra o

Stansted. Viagem de regresso.

Cancro. Quatro livros humanos

Chegada ao Porto por volta

estiveram na BECRE a partilhar

das 12:30h.

os capítulos da história das suas

Regresso

ao

aeroporto

vidas, relacionados com a doen-

A famosa Maratona de Londres estava a decorrer. Começamos a sentir as multidões. Evitámos o metro e atravessámos a pé o looooongo

Hyde

Park.

ça oncológica. Missão cumprida!

Nesta atividade, aberta a toda a comunidade, desmistificou-se

Diário de uma

Difí-

cil...., mas o objetivo, chegar

Biblioteca Humana sobre Pediatria Oncológica

professora acompanhante

a carga negativa associada aos doentes de cancro, descobriuse a provação emocional das

ao Hard Rock, era mais forte do

famílias que são atingidas pela

que as dores nos pés... Loucura

doença, compreendeu-se a im-

total! Compras. Camisolas. Du-

portância dos voluntários do

as

portuguesas

IPO e enalteceu-se a investiga-

muito simpáticas. Claro que

ção feita em Portugal, que tem

quem as descobriu foi a Maria

permitido a muitos e muitos

Bernardes, a “ mascote” do

doentes encontrarem a cura.

funcionárias

grupo e a que deixou mais fãs

A equipa PES agradece a todos

entre todos os que conviveram

os intervenientes, bem como

com ela.

aos alunos do curso vocacional

Mais uma caminhada. Metro.

do 3º ciclo, pela maravilhosa

London Eye.

ceia que proporcionaram.

Muita animação à volta do Riverside. Entrámos nas cápsulas e lá estávamos nós a ver Londres a 135 m de altura. Caminhada de regresso. Metro até Charing Cross. Comboio. New Eltham. 6


Desporto Escolar – balanço final 2013/2014

A prática desportiva nas esco-

ramos poder continuar a desen-

drez, dinamizado pelo professor

las constitui um instrumento de

volvê-la junto dos nossos alu-

Arménio Pereira, teve uma par-

grande relevo e utilidade no

nos, com entusiasmo e dedica-

ticipação ativa nas diferentes

combate ao insucesso escolar e

ção.

propostas de atividades desta

de melhoria da qualidade do

Também no seu primeiro ano

modalidade. Esteve presente na

ensino e da aprendizagem. Com-

de existência, a equipa de vo-

abertura e no fecho do torneio

plementarmente,

Desporto

leibol feminino, orientada pelo

de xadrez, organizado na Escola

Escolar promove estilos de vida

professor Tiago Gil, revelou-se

Profissional de Gaia, e partici-

saudáveis, contribui para a for-

firme e enérgica, tendo vencido

pou nas jornadas efetuadas nas

mação equilibrada dos alunos e

o campeonato local de Vila Nova

escolas de Soares dos Reis, So-

permite o desenvolvimento da

de Gaia e alcançado o 2º lugar

phia de Mello Breyner e Tomaz

prática desportiva em Portugal.

no quadro competitivo seguinte

Playo. Sempre com uma partici-

- Fase Distrital (Porto).

pação de dez atletas, número

o

No final do primeiro ano do Projeto Clube de Desporto Esco-

A equipa de voleibol mascudirigida

pelo

professor

máximo exigível, os alunos foram rodando, conforme a sua

lar, programado para o quadrié-

lino,

nio 2013/2017, parece-nos che-

Paulo Matos, ultrapassou as fa-

disponibilidade,

gado o momento para divulgar

ses local e distrital em 1º lugar,

resultado o 1º lugar na classe de

não só o que foi realizado, mas

tendo obtido o passaporte dire-

infantis masculinos, pelo aluno

também o que foi alcançado.

to para a tão desejada, e difícil,

Bernardo Moreira.

tendo

daqui

Em primeiro lugar, salienta-

final regional. Os momentos que

O grupo-equipa de corrida de

mos que a criação do grupo-

aqui foram vividos, sempre num

orientação concluiu o seu quin-

equipa de tiro com arco, sob a

espírito de competição saudá-

to ano consecutivo de existência

responsabilidade do professor

vel, pela seleção de alunos que

no agrupamento, atingindo os

José Sousa, foi uma aposta ven-

representou a nossa escola em

objetivos propostos. Os alunos

cedora. Sendo o nosso, o único

S. João da Madeira, nunca mais

participaram em todas as provas

agrupamento de escolas do con-

serão esquecidos.

do calendário do Desporto Esco-

celho de Vila Nova de Gaia a

Já com alguns anos de exis-

lar, com empenho e algum

praticar esta modalidade, espe-

tência, o grupo-equipa de xa-

"sofrimento" (quem corre por

7


gosto não cansa, mas sofre),

palco da atuação e de simula-

considerando a aspereza do in-

Concurso do logotipo do PES

verno passado. A modalidade

Parabéns Ricardo!

Química, tendo comparecido no

contou com a participação, nos treinos, de um número significativo de desportista. Correram, saltaram

à

corda,

competiram,

jogaram,

conviveram,

aprenderam e brincaram, porque é com isso que se faz o desporto escolar, com crianças ativas e bem-dispostas. Na ginástica acrobática, sob a orientação da professora Mónica Figueiredo,

muitas

foram as

provas em que os resultados espelharam a qualidade do trabalho desenvolvido. A título de exemplo, o par feminino nível I constituído pela Ana Oliveira do 5º C e Sara Sousa do 5º L, alcançou os 2º e 1º lugares nos encontros realizados na ESAG e no Colégio de Gaia, respetivamen-

Num universo de mais de cento e oitenta logotipos elaborados por alunos dos 2º e 3º ciclos, o trabalho realizado pelo aluno Ricardo Moura do 7ºB, foi o grande vencedor do Concurso do logotipo do PES. A partir do próximo ano letivo, e depois da versão digital estar concluída, este logotipo irá constar de todos os documentos relativos ao Projeto de Promoção e Educação para a Saúde do agrupamento. A Equipa PES, coordenada pela docente Bárbara Machado, agradece aos professores que acompanharam e apoiaram a elaboração dos logotipos.

te. Por fim, os nossos superatletas de boccia demonstraram que têm habilidade, agilidade e inteligência!

Super

Simulacro de incêndio

junto dos objetivos gerais e específicos do Plano de Atividades do nosso Agrupamento, fazendo parte do Projeto Educativo.

contou com a presença de setecentas e cinquenta pessoas, seiscentas e sessenta das quais eram crianças. A Proteção Civil Municipal esteve presente como observadora, tendo verificado que as atuações foram corretas e a evacuação se fez de uma forma rápida e organizada, tendo demorado apenas quatro minutos. Com este procedimento, a escola pretendeu sensibilização a comunidade escolar para uma situação de emergência.

Participação do Clube de Teatro Didascália no XXXV ETE 2014

tro na Escola, realizado em Pe-

nos e da dinamizadora do Clube

do as cores do nosso agrupa-

ticulada e continuada, no con-

Municipal. Este acontecimento

com a participação de dois alu-

objetivos propostos, dignifican-

Escolar se integra, de forma ar-

rios de Coimbrões e a Polícia

de 14 a 18 de maio e contou

ques, cumpriram também os

que o Projeto Clube de Desporto

de Gaia, os Bombeiros Voluntá-

namacor e no Fundão, decorreu

pela professora Patrícia Mar-

Não será demais relembrar

local os Bombeiros Sapadores

O Encontro Nacional de Tea-

motivados

mento.

ção o laboratório de Físico-

de Teatro Didascália do agrupaA escola básica de Canidelo, mento de escolas D. Pedro I, a sede do Agrupamento de Escolas educadora social Susana DuarD. Pedro I, realizou no dia 11 de te. Durante os cinco dias, todos junho um simulacro de incêndio, com o objetivo de testar o os alunos e respetivos docentes plano de segurança interno e responsáveis, tiveram oportunicriar procedimentos de rotina a dade de frequentar workshops toda a comunidade escolar nu- de teatro, assistir a espectácu-

Desporto Escolar

ma situação de emergência, no- los e partilhar as mais variadas meadamente em caso de incên- experiências.

Prof. Tiago Gil

dio.

O Coordenador do

Compareceram no Encontro

Par o efeito, foi escolhido para seis Clubes de Teatro partici8


pantes e nove Clubes de Teatro

apoiar os alunos para a mudança de

observadores, oriundos de vá-

ciclo. Incluiu uma sessão dirigida a pais

rios pontos do país. Esteve tam-

e encarregados de educação em cada

bém presente o grupo de Tea-

escola básica do 1º ciclo, com a inten-

tro de Valverde del Fresno, vin-

ção de estreitar os laços e fortalecer a

do de Espanha.

relação escola/família.

Foram dias muito intensos,

Notícias da BECRE

carregados de emoção. Na hora da despedida, trocaram-se con-

Fui informada pela coordenadora do boletim informativo Sol Po-

tactos e algumas lágrimas, na

ente que esta seria a última edição. O próprio tempo, com o calor

esperança de que o próximo

forte às vezes e o sol a espreitar entre as nuvens, anunciava que o

encontro se realize muito em

ano letivo estava a terminar e que chegava a época de balanço e

breve…

reflexão daquilo que fomos e do que gostaríamos de ter sido, do que fizemos e do que gostaríamos de ter feito.

Projeto “Uma Ponte para a Integração”

Março foi um mês fecundo, de leituras, de entusiasmo, de criatividade! Semana da leitura! Escritores, animadores, ilustradores, pais a ler, alunos a ler e

No âmbito do Projeto “Uma Ponte para a Integração”, decorreram na semana de 26 a 30 de maio as visitas dos alunos do 4º ano do agrupamento à escola sede. Este

rio, mas muita a preparação e o entusiasmo. O Dia Mundial da Poesia – 21 de março - já nos tinha convencido de que era possível sensibilizar alunos, pais e professores para a aventura da palavra e do texto. Ficou na nossa memória de como é possível dizermos poesia com verdade e sentirmo-nos levados pela

projeto,

desenvolvido

pelas técnicas do GIS, ocorreu ao longo do ano letivo e teve como

convidados a ler. “Foi bonita a festa, pá!” Pouco o apoio monetá-

finalidade

preparar

e

palavra dando-nos um enorme desejo de também nós experimentarmos dizê-la, o que veio realmente a acontecer na sessão com o ator Pedro Lamares que animou, na nossa escola, uma oficina para docentes sobre técnicas de dizer poesia. Comemorámos ainda com pais, alunos e alguns docentes o “25 de

Ficha Técnica: Coordenadora: Isabel Milheiro

Abril”, à noite, com a força do grupo Aja Norte e terminámos num encontro com a cientista Maria Mota que, encantando os jovens cientistas da nossa escola, nos falou sobre o processo de investigação e a sua experiência pessoal.

Colaboradores: António Duarte Teresa Lourenço Propriedade e distribuição: Agrupamento de Escolas D. Pedro I Rua Nova do Fojo — Canidelo 4400-232 Vila Nova de Gaia Tel..: 227 718 160

Pelo caminho ficaram as sessões de Leitura Orientada, dinamizadas na biblioteca, por um grupo de professores que acreditam no poder da leitura e as sessões sobre literacia da informação com as turmas do 5ºM, 5ºL e 5ºD e respetivas professoras de Português e diretoras de turma, bem como a professora de apoio Cândida Couto. Uma experiência muito interessante que pode contribuir para diminuir a iliteracia dos alunos e que devemos dar continuidade no próximo ano letivo.

Fax: 227 813 042 | 227 718 169

Voltando ao princípio, gostámos do que fizemos.

E-mail: jornal@dpedro.net

O nosso muito obrigado a todos que connosco colaboraram!

Internet: h p://dpedro.net A equipa deste Bole m Informa vo agradece a todos os professores que com ela colaboraram, através do envio de informações e foto-

Foi um ano difícil. Descansem, pacifiquem-se e tenham umas boas férias! A equipa da BECRE

grafias.

9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.