Issuu on Google+

ES MARQUES CASTILHO Manual Relatório PAP – sugestão de organização

A BIBLIOTECA ESCOLAR apresenta uma proposta de organização e elaboração do RELATÓRIO FINAL DA PROVA

DE APTIDÃO PROFISSIONAL

Parte I - ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO 1. CAPA (dados de identificação) a) Nome do estabelecimento de ensino b) Identificação do curso c) Título do projecto d) Identificação do autor do projecto e) Cidade e data (Águeda, 2010)

2. FOLHA DE DEDICATÓRIA (facultativa) Consiste na redacção de uma pequena dedicatória a pessoa ou pessoas especiais na vida pessoal ou no percurso académico do aluno. Pode ser uma simples frase, um poema ou uma citação.

3.FOLHA DE AGRADECIMENTO (facultativa) Consiste na redacção de um pequeno texto de agradecimento a todos os que ajudaram na construção do projecto.

Autor: Biblioteca Escolar

1

ES MARQUES CASTILHO Manual Relatório PAP – sugestão de organização

4. ÍNDICE GERAL O índice deve ser organizado com a indicação das partes mais importantes do relatório, podendo incluir subcapítulos, sobretudo na parte do desenvolvimento. À direita de cada parte deve constar a respectiva página de início, ou seja, se a introdução vai da página 6 à 9, no índice só deve aparecer a página 6.

5. ÍNDICES ESPECÍFICOS, se os houver: a)

Índice de figuras

b)

Índice de gráficos

c)

Índice de quadros

Devem apresentar a lista de figuras, gráficos ou tabelas com a página correspondente. Exemplo: Figura 1 – esquema eléctrico Figura 2 – placa gráfica

5 12

6 RESUMO Texto síntese do que se vai apresentar. O resumo deverá ter um mínimo de 100 e um máximo de 200 palavras e 4 palavras-chave. 7. INTRODUÇÃO – Nesta parte do relatório, o aluno deverá: a) Identificar do tema; b) Justificar a escolha; c) Fazer um breve enquadramento do problema ou do contexto de partida, apoiado na observação da realidade ou na pesquisa efectuada; d) Apresentar os objectivos; e) Indicar a estrutura organizativa do relatório, isto é, referir de forma breve as diferentes partes do relatório e o respectivo conteúdo.

Nota: Desde a introdução até à conclusão, os alunos deverão ter a preocupação de introduzir algumas citações teóricas que permitam dar ao trabalho alguma credibilidade técnica e académica. As CITAÇÕES podem ser de dois tipos:

a) Transcrição literal de trechos de obras; a qual deve ser colocada entre aspas ou ser escrita em itálico, devendo constar logo de seguida o apelido do autor e o ano da obra entre parênteses. Ex. “A vitivinicultura é um dos principais motores da economia do Douro e encontra-se em franca ascensão, sobretudo nestes últimos anos” (Vale, 1992);

Autor: Biblioteca Escolar

2

ES MARQUES CASTILHO Manual Relatório PAP – sugestão de organização

b) Reprodução das ideias de outros autores por palavras do aluno.

Exemplo: De acordo com Vale (1992), a vitivinicultura sofreu um grande incremento nos últimos anos em Portugal.

8. DESENVOLVIMENTO Este é o capítulo (podendo ser desdobrado em subcapítulos) mais importante do relatório, pois descreve em que realmente consiste o projecto que se apresenta. Aqui o aluno deverá descrever as diferentes etapas de construção do projecto, bem como as técnicas e procedimentos utilizados para a sua implementação/realização.

9. CONCLUSÃO Neste capítulo recomenda-se que os alunos procedam a uma reflexão global do trabalho realizado, ponderando a articulação das componentes teórica e prática, identificando criticamente os obstáculos, as potencialidades e os principais contributos do trabalho para aplicações ou projectos futuros. Discutem-se as hipóteses levantadas e apontam-se novas explicações ou soluções para os problemas que se pretendiam estudar, com base na evidência dos resultados obtidos. 10. BIBLIOGRAFIA Devem ser indicados todos os livros, artigos e documentos consultados online que os alunos consultaram durante a preparação do trabalho ou que são citados no próprio texto. Em qualquer dos casos, deve ser apresentado o nome do autor e o título do documento. Para mais informação consultar o tutorial disponível na biblioteca no Moodle, sobre referências bibliográficas. As referências bibliográficas devem ser apresentadas por ordem alfabética de autor.

11. ANEXOS (se os houver) Local onde se juntam os documentos ou dados relevantes que não têm cabimento no corpo principal do trabalho e que são da autoria de terceiros. Deverão ser claramente enumerados, identificados e referenciados ao longo do trabalho. Exemplo: No que diz respeito ao organigrama da empresa (Anexo A)….

Autor: Biblioteca Escolar

3

ES MARQUES CASTILHO Manual Relatório PAP – sugestão de organização

Na secção “Anexos”, estes documentos deverão ser enumerados e claramente identificados. Exemplo: Anexo A- Organigrama da empresa

12. APÊNDICES (se os houver) Consideram-se como apêndices todos os documentos produzidos pelo aluno que fundamentam a informação disponibilizada no corpo do relatório e referenciados ao longo do trabalho. Exemplos de apêndices: instrumentos de recolha de dados, transcrição de entrevistas ou tratamento estatístico de dados. Exemplo: Foram aplicados questionários aos empresários (Apêndice A), que foram úteis para….

Na secção “Apêndices”, estes documentos deverão ser enumerados e claramente identificados. Exemplo: Apêndice A- Questionário aos empresários

PARTE II - REGRAS FORMAIS DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO

1. PAGINAÇÃO Todas as folhas devem estar paginadas, com excepção da capa e dos anexos ou apêndices. As figuras em baixo ilustram o procedimento de inserção do número de página. Chama-se igualmente a atenção para a possibilidade de não mostrar o número de página na primeira folha, eliminando o visto em “Mostrar número na primeira página”

Autor: Biblioteca Escolar

4

ES MARQUES CASTILHO Manual Relatório PAP – sugestão de organização

2. TABELAS QUADROS E FIGURAS Sempre que no corpo do trabalho forem incluídas tabelas, quadros ou figuras da autoria de outra pessoa, devemos indicar a fonte e numerá-los, bem como não esquecer de os incluir no índice respectivo. Exemplo:

Fonte: Laboratório de Análises Clínicas Borges e Lima

3. FORMATAÇÃO Aconselha-se a utilização da letra Arial 11, com espaçamento 1,5 entrelinhas. O texto deve estar justificado. E deve conter entrada de parágrafo na primeira linha. Para isso é necessário aceder, na barra de ferramentas, a formatar >parágrafo > avanços e espaçamentos.

A folha deve ser configurada de acordo com os espaçamentos, indicados pela figura.

Autor: Biblioteca Escolar

5

ES MARQUES CASTILHO Manual Relatório PAP – sugestão de organização

4. REDACÇÃO O relatório deve dar evidência de forma objectiva sobre o que o seu autor pretendeu criar, quais os objectivos dessa criação e dos passos levados a cabo para a sua elaboração. A linguagem deve ser clara, simples e compreensível para quem lê. Alguns conselhos úteis: a) Dar o relatório a ler a outra pessoa que nada tenha a ver com o projecto (pode ser um professor da turma, que não da parte técnica, um colega ou familiar). Dessa forma ficaremos a saber o que não está bem claro. b) Não redigir o relatório na primeira pessoa. Um relatório descreve e contextualiza procedimentos, ou seja neste caso, o modo como desenvolveu o projecto; por isso, deve usar-se a voz passiva ou impessoal, ou mesmo primeira pessoa do plural. Exemplos: “ Foi concebido”, “Procedeu-se”; “Contactámos”; “Elaborámos”. c) Evitar a formulação de juízos de valor na linguagem utilizada. Um trabalho desta natureza tem que estar fundamentado em bibliografia ou conhecimento recolhido pela observação da realidade e não nas opiniões do seu autor. d) Usar frases curtas, concisas e pouco complexas. Esta tipologia frásica permitirá maior clareza e objectividade na exposição temática. e) Devem evitar-se marcas de água ou imagens sob o texto porque interferem com a legibilidade. f)

Estrangeirismos devem ser introduzidos no texto em itálico ou entre aspas; ex.: backup, “software”.

g) As siglas e abreviaturas só devem ser utilizadas após o conceito ter sido identificado no texto. Exemplo: Prova de Aptidão Profissional (PAP); Escola Secundária Marques Castilho (ESMC). A partir daqui as abreviaturas PAP e ESMC já podem ser utilizadas no texto, porque estão associadas ao referente.

Autor: Biblioteca Escolar

6


Manual Relatório Prova de Aptidão Profissional (PAP)