Fundição

Page 20

QUINTA DOS LOIOS

Quinta dos Loios, conhecida como o Convento dos Loios por pertencer á congregação de Stº Eloy. A sua arquitectura tem marcas quinhentistas. A corte, nas suas deslocações ao Lavradio, provavelmente aqui se hospedava. As Marinhas de Sal, no Lavradio, alargavam-se da Praia dos Moinhos à Quinta dos Loios, o que mostra a importância da actividade salineira. No séc. XVIII encontramos, junto à quinta, o topónimo rua das Marinhas.

CABO DO ALCOITÃO

Cabo do Alcoitão, neste antigo Cabo existiam Moinhos de Maré (séc.XVI) e Marinhas de Sal (desde o séc. XIV). No séc. XVI, um dos moinhos pertenceu a Brás Afonso, filho natural de Afonso de Albuquerque, capitão-mor da Índia. Outro teve como proprietário, por volta de 1509, rui Galvão, escrivão campo de visão, mas imediatamente atrás deste Cabo, encontramos a Ponta da Passadeira, onde à 5 mil anos existiu um povoado Neolítico que associava a ancestral actividade recolectora à inovação tecnológica – desenvolvendo um centro de produção cerâmico. “Revista digital “FUNDIÇÃO” - “JUNHO 2012” Nº1 Pag - 20


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.