Indústrias Químicas e o Meio Ambiente

Page 262

262

Entrevistado 5

Entrevistado 6

Entrevistado 8

Entrevistado 9

Entrevistada 10

O Entrevistado 5 não conseguiu definir o que é para ele meio ambiente. Falou em aquecimento global, em usar a TV para orientar e educar a população, padronizar os carrinhos dos catadores e da falta de iniciativas para educação da população. “A preservação do nosso planeta. Tem tantas coisas para falar: a primeira coisa é a educação do indivíduo. Vou lhe contar de que maneira eu fui criado: quando eu era criança meu pai me deu uma bala, eu descasquei uma bala, coloquei ela na boca e joguei o papel no chão. Meu pai falou para mim: meu filho, não se joga papel no chão, papel não se pode jogar no chão. Eu ri para o meu pai e meu pai segurou na minha orelha até eu juntar. É assim que precisa ser feito, assim que eu aprendi. Toda vez que eu pego uma bala eu lembro do meu pai. Meu pai era alemão e eu não quero dizer com isso que alemão seja melhor que os outros” “Dependendo do que você fala e de onde você está, você vai ter definições e definições de meio ambiente. Para nós aqui meio ambiente é onde nós estamos trabalhando e seria o que, desde a parte de equipamentos, pessoas, matériasprimas e o ambiente interno e externo. Para mim, meio ambiente é isso, e eu como profissional devo trabalhar de maneira tal que devo conseguir manter este sincronismo de forma que um ajude ao outro. Só que aí existe um pouco de utopia, eu não consigo fazer produção sem ter o impacto ambiental, eu tenho que minimizar este impacto. Então eu penso que qualquer atividade, só o fato de eu me locomover da minha casa até aqui, eu gero impacto ambiental, normalmente prejudicial ao meio ambiente, tem que fazer com que o impacto seja o menor possível. O meio ambiente para mim é qualquer lugar onde nós estamos inseridos, onde nós temos todos os tipos de interação com coisas, objetos, produtos, serviços e até lazer” “É a nossa casa. Para a gente ..., bom eu vou ser bem sincero, para a gente que está nesse ramo é um problema, a gente sempre tem que estar às voltas com isso aí. O mercado exige que a gente tenha todas as adequações mas a rentabilidade do negócio não permite fazer quadro, contratar profissionais para cuidar desta área. Para a gente que é uma empresa pequena representa algum entrave. As exigências muitas vezes são feitas pensando em empresas mais estruturadas, que possuem pessoal. Aí as empresas que não tem toda esta estrutura, tem dificuldades de se adequar. Não tenho um profissional assim contratado full-time, trabalho com terceiros que não tem um foco dedicado para a empresa. Muitas vezes você precisa indicar as soluções para os terceiros. Desde que você tenha recurso e profissionais especializados, você resolve qualquer problema” “Meio ambiente... é tudo, o mundo... como que eu poderia te explicar..., é uma coisa necessária para a sobrevivência, para os animais, para os seres humanos, sem ele não há vida”

Fonte: O Autor (2008)

Nas respostas é possível perceber a ausência de simbolismo e a presença do antropocentrismo de Descartes, quando por exemplo, o meio ambiente é considerado apenas como algo necessário para a sobrevivência dos seres humanos. Em algumas respostas percebe-se indícios da racionalidade instrumental, em especial na fala do Entrevistado 9, quando considera que o meio ambiente representa um problema em termos de gestão.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.