Indústrias Químicas e o Meio Ambiente

Page 155

155

Alguns fatores como a quantidade de produtos químicos, a dinâmica da pesquisa para o desenvolvimento de novos produtos, o grande número de atores que atuam em nível mundial, os interesses econômicos e os diferentes padrões de classificação adotados pelas instituições para acompanhar o setor químico contribuem para dificultar o acompanhamento estatístico do setor. Wongtschowski (2002) afirmou, no ano de publicação de seu livro, que eram produzidos no mundo aproximadamente 70.000 produtos químicos, número que, segundo European Inventory of Existing Commercial Substances (2007), já atinge 100.195 substâncias. Wongtschowski (2002) cita a classificação por produto proposta por Charles H. Kline em 1976, pela qual são definidos quatro grupos de produtos químicos: commodities, pseudocommodities, produtos de química fina e especialidades químicas. De acordo com Wongtschowski (2002, p. 46), as características principais de cada grupo são: i)

Commodities: são compostos químicos produzidos em larga escala, frequentemente a partir de matérias-primas cativas, com especificações padronizadas, para uma gama variada de usos. Normalmente as commodities têm suas vendas concentradas em um número relativamente pequeno de clientes. São exemplos de commodities: amônia, ácido sulfúrico, eteno, metanol e gases industriais;

ii)

Pseudocommodities: são produtos diferenciados, que têm em comum com as commodities o fato de serem produzidos em larga escala, a partir de matérias-primas em geral cativas, quase sempre compradas por poucos clientes que são grandes consumidores. Diferenciam-se das commodities por não serem vendidas através de especificações de sua composição química, mas sim por especificações de desempenho, para uma ou mais finalidades. Alguns exemplos de pseudocommodities: resinas termoplásticas, fibras artificiais e elastômeros;

iii) Produtos de química fina: assemelham-se às commodities por serem nãodiferenciados e geralmente não patenteados. Entretanto, são produzidos em pequena escala, para um ou mais usos finais, de acordo com padrões geralmente aceitos, do tipo U.S. Pharmacopeia ou Food Chemical Codex dos Estados Unidos ou seus equivalentes em outros países. São geralmente vendidos para um pequeno número de clientes, em volumes pequenos. São exemplos: ácido acetilsalicílico, sacarina, aromatizantes e fármacos; iv) Especialidades químicas: são produtos diferenciados, fabricados em pequenas quantidades geralmente com matérias-primas compradas de terceiros, projetados para finalidades específicas do cliente e frequentemente vendidos para um grande número de clientes que compram pequenas quantidades. Exemplos: catalisadores, corantes, enzimas e aditivos em geral.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.