Indústrias Químicas e o Meio Ambiente

Page 124

124

inovar continuamente. Para Demajorovic (2003, p. 66) “é justamente a capacidade de inovar mais rapidamente do que os demais setores, oferecendo sempre novos produtos e modificando processos, que permitiu um notável crescimento à indústria química”. Clow citado por Demajorovic (2003, p. 66) considera que: [...] uma análise mais ampla das mudanças observadas no período, não restrita às tecnologias mecânicas, revela que a famosa Revolução Industrial iniciada na Inglaterra não resultou de fato em uma revolução e sim uma mudança evolutiva. A verdadeira ruptura, ou a “revolução química”, teria acontecido por ocasião de pesquisas anteriores, concomitantes e posteriores ao período da Revolução Industrial, que, direcionadas para o desenvolvimento de novas matérias-primas, estabeleceriam as bases para a formação e expansão da indústria química, principal vetor da mudança social e econômica do século XX.

De forma sintética, o Wongtschowski (2002, p. 8 e 9) menciona que a moderna indústria química mundial teve o seu desenvolvimento baseado em duas fontes distintas: i)

Indústria química alemã, desenvolvida por químicos a partir da química derivada do carvão, em unidades de pequeno e médio portes, em geral descontínuas, predominando por quase um século, a partir da segunda metade do século XIX;

ii)

Indústria química norte-americana: desenvolvida por engenheiros químicos a partir da química derivada do petróleo, em unidades de grande porte, em geral de produção contínua, predominando a partir da segunda metade do século XX.

Com base no estudo de Wongtschowski (2002), é apresentada no quadro 6 uma retrospectiva histórica, a qual apresenta as bases de formação e expansão da indústria química mencionadas por Demajorovic (2003). Nesta retrospectiva histórica é possível identificar diversos elementos que apontam para a existência de um estreito vínculo de sua trajetória com as bases que constituem a matriz de pensamento linear caracterizada pela presença predominante da ação racional instrumental, racionalidade esta que se tornou um poder hegemônico no processo de formação do arquétipo mental adotado para o desenvolvimento da sociedade industrial. Cabe ressaltar as influências geradas pelas duas grandes guerras no processo de industrialização mundial, as quais também são retratadas nesta retrospectiva histórica.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.