Guia de Referência para o Diálogo com a Mídia

Page 27

26

Guia de Referência para o Diálogo com a Mídia

• Caráter inédito. • Atualidade. • Impacto que pode exercer sobre as pessoas e sobre suas vidas. • Curiosidade que desperta. • Grau de imprevisibilidade e/ou improbabilidade. • Proximidade com o acontecimento. • Nível de importância dos envolvidos. Sendo assim, não faz sentido tentar emplacar nos meios jornalísticos uma pauta desatualizada, desgastada ou que desperta pouco interesse no público daquele veículo ou local. É preciso que organizações e fontes de informação repensem suas estratégias comunicacionais com freqüência, buscando aprimorar a forma de apresentar os fatos aos órgãos de imprensa – de tal maneira que aumentem a possibilidade de serem considerados “notícia”. As organizações devem sempre ter em foco que o diálogo com a imprensa, mais do que garantir espaço para suas agendas institucionais, é uma oportunidade para a promoção de um debate mais amplo sobre a temática. Por isso, é fundamental que estejam preparadas para aportar informações qua-

lificadas sobre a ESCCA, especialmente no que se refere ao monitoramento das políticas públicas na área. Relacionamento com as redações Além de reconhecer os meios de comunicação como potenciais aliados estratégicos, as fontes de informação precisam estar atentas a aspectos simples, mas fundamentais, para o fortalecimento de sua relação com as redações. Vale apontar algumas dicas gerais: • O tempo de fechamento dos conteúdos jornalísticos é escasso. Não faz sentido querer ser perfeccionista ao extremo e demorar para dar o retorno ao repórter. Por isso, procurar saber o prazo que ele tem para concluir a matéria deve ser uma preocupação constante da fonte. Nos casos em que não for possível disponibilizar as informações em tempo hábil, é indispensável fazer um primeiro atendimento e explicar a situação ao jornalista. • Deixar de dar retorno a uma consulta da redação é uma situação ainda mais delicada se foi sua organização que mobilizou a imprensa. Nesse caso, é essencial garantir espaço na agenda para responder às demandas.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.