Guia de Referência para o Diálogo com a Mídia

Page 24

Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

cimento, o cuidado com a checagem das informações tende a ser maior – não por se tratar de fontes pouco qualificadas, mas por estarem emocionalmente envolvidas com o fato. São consideradas fontes “oficiais” aquelas ligadas ao poder público, nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e nos três níveis de Poder (Executivo, Legislativo e Judiciário). No entanto, especialistas e atores sociais engajados no assunto a ser abordado pela matéria também são considerados fontes particularmente qualificadas pelos veículos de comunicação. A diferença é que não falam em nome do Estado, mas da sociedade civil organizada – a qual, muitas vezes, serve como contraponto à perspectiva governamental apresentada. Diversidade necessária Vamos imaginar que, ao final do seu contato com o jornalista, ele lhe peça para indicar outras fontes de informação, a fim de repercutir diferentes pontos da questão ou apresentar argumentos opostos ao seu. Isso significa que o conhecimento aportado não satisfez às necessidades da matéria, donde você não é uma boa fonte, certo? Errado. Se uma situação como a descrita acima acontecer é porque você está diante de um bom profissional, comprometido com a ética e a qualidade do produto jornalístico. Reza a cartilha da imprensa que o conteúdo deve ser imparcial e isento de qualquer julgamento. Para isso, o profissional precisa apresentar ao leitor os diferentes lados de uma determinada história – ou seja, os vários ato-

23

Direto da redação “O grande problema de muitas fontes é querer aparecer mais do que a notícia. Mais importante do que ter o nome estampado no jornal é criar um laço de confiança com o jornalista, que possivelmente fará outras entrevistas e, aí sim, poderá fazer menção às fontes com mais segurança. Outro problema é esperar que tudo se resolva com a publicação/ veiculação de uma reportagem. Há que se compreender que a imprensa tem limites no seu campo de atuação”. Mauri Konig, Gazeta do Povo (PR), vencedor da 2ª edição do Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística, categoria Jornal.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.