Manual do Marchante 2014

Page 1

MANUAL DO MARCHANTE Ir para a Marcha é uma experiência única para todos aqueles que lutam por um país mais justo, digno, ético e transparente. Para que essa ação seja bem sucedida reunimos algumas dicas para quem quer se juntar a nós e fazer parte desta luta!


O QUE É A MARCHA? A “Marcha Contra a Corrupção e Pela Vida” é uma iniciativa da Força Tarefa Popular (FTP), que reúne, há 12 anos, voluntários de diversos lugares do Brasil para fiscalizar obras e gastos com dinheiro público no interior do Piauí. O grupo ainda ministra aulas de cidadania, ao lado de outras atividades, nas cidades por onde passa a fim de que a fiscalização seja feita continuamente. O movimento acontece anualmente e os voluntários percorrem o trajeto de uma cidade a outra a pé. O percurso sempre é escolhido com base em apurações prévias de problemas na administração de cidades do interior e sertão do Piauí. Obras paradas, fraudes em licitações e desvio de verbas são fatores que levam a cidade a ser escolhida para o percurso da Marcha. Além de fiscalizar, o objetivo é aumentar o número de cidadãos fiscalizadores. A iniciativa já rendeu melhorias significativas para a população das cidades por onde passou. Para entender mais como funciona a Marcha, seus resultados e ações, assista o documentário Sede de Ser: http://youtu.be/50LQgABs1u4


13ª MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO E PELA VIDA Quando: 22 de julho a 05 de agosto de 2014 De onde sai: Concentração, em ato cívico, na Praça da Liberdade, em Teresina – PI, no dia 22 de julho, partindo de carro no dia 23 de julho até a cidade de Queimada Nova, no sertão do Piauí (600 km, ao sul do Estado). Percurso: De Queimada Nova a São João do Piauí – (133km totais) MUITA CALMA! Não precisa se assustar com o tamanho do percurso! Realmente a Marcha não é como as grandes manifestações que reúnem milhares de pessoas. Os manifestantes são poucos e o esforço exigido é grande: serão mais de 100 quilômetros percorridos ao longo de aproximados 15 dias! Porém, nenhum dos ativistas é triatleta e todos marcham com o coração! A Marcha segue com passos tranquilos, é uma caminhada e não uma corrida, carregada de muita cantoria, música e conversa. Além disso, todo o percurso conta com carros de apoio e quem precisar pode pegar uma carona!


INDO E VINDO Para participar da Marcha a única coisa com a qual você precisa realmente se preocupar é sua ida até o Piauí! Você deve providenciar sua passagem aérea ou rodoviária, se planejando para chegar em Teresina dia 21 ou 22 de julho ou em Petrolina (PE) no dia 23 de julho. CHEGANDO POR TERESINA:  Você será recepcionado por integrantes da FTP;  A acolhida para pernoite será na casa dos integrantes da FTP, mas caso queira arcar com sua despesa de hospedagem, Teresina dispõe de uma boa rede de hotéis e pousadas, nas proximidades da Praça da Liberdade.  O translado de Teresina até Queimada nova é por conta da Marcha.

CHEGANDO POR PETROLINA:  Optando por Petrolina, a FTP não tem suporte para recebê-lo. Você terá que pegar uma lotação (tipo VAN) ou ônibus para o Município de Queimada Nova – PI • Saída de Petrolina: às 15h30m (ao lado do Cemitério - Centro de Petrolina) • Chegada em Queimada Nova: às 19h00m OBS.: Fazer reserva pelo telefone: (89) 9417-7467, com Gerson, proprietário da VAN.

 Em Queimada Nova procure o Sindicato dos Trabalhadores Rurais - Telefone: (89) 3495-0167 / (89) 3495-0056. Lá você será recepcionado pela coordenação da FTP.

 Não esqueça de preencher sua ficha de inscrição, inclusive com os dados de sua chegada e partida. A inscrição é feita através deste link: http://bit.ly/marcha2014 OBS.: Recomendamos que todos os retornos sejam por Teresina!


SACO VAZIO NÃO PARA EM PÉ Vou passar fome na Marcha? Não, definitivamente! Tem café-da-manhã, almoço e janta, fora os lanches e besteiras durante o dia. Toda a alimentação é fornecida gratuitamente graças a doação de movimentos e organizações sociais locais, das cidades por onde passamos e com os quais somos MUITO agradecidos! Mesmo assim, qualquer marchante, caso queira, pode fazer sua doação e ajudar! Tanto em dinheiro, como levando alimentos, barrinhas, bolachas, e etc. Ah, também não passamos sede! Tem água disponível e os marchantes devem tomar somente das fontes que são orientados ou água filtrada.


ONDE DORMIMOS Na Marcha sempre contamos com hospedagem voluntária: abrigos coletivos, como escolas, sedes de Sindicatos, Igrejas, residências cedidas por apoiadores locais e etc. Não há custo para ficarmos nesses locais e a estrutura é sempre simples. A FTP oferece colchonetes, mas quem quiser pode levar seu próprio colchonete, rede ou colchão de ar! É importante também que você leve sua roupa de cama ou saco de dormir, assim como travesseiro. Apesar de simples, a energia dos marchantes e o cansaço nos permitem boas noites de sono e boas risadas! Algumas cidades contam com opções de hotéis ou pousadas, de estrutura simples, para aqueles que desejarem, por conta própria, se hospedar. Não é necessário fazer reserva antecipada.


COM QUE ROUPA EU VOU? O que levar na mala? Apesar da jornada ser de 15 dias não é preciso levar uma mala gigante (experiência de quem já foi levando essas malas de carrinho enormes e se arrependeu até a alma)! Quando você chegar você vai receber sua camiseta de marchante, ela será praticamente o seu uniforme nesses 15 dias. Não se preocupe que sempre terá onde ou como lavar sua camiseta para você utilizá-la. Além dela, dê preferência a roupas leves (poucas, já falamos que tem como lavar e não precisa levar 15 camisetas, 15 shorts, 15 calças). Calça, bermuda e roupas confortáveis para caminhar. A temperatura é alta e às vezes refresca um pouco a noite. Um casaquinho só é mais do que o suficiente! Ah, também não se esqueça da roupa de cama (ou saco de dormir), travesseiro e toalha! Também não pode faltar: • • • • •

Tênis (1 par só!); Chinelo; Protetor solar; Repelente; Chapéu!


ATIVIDADES Dentre as atividades dos marchantes estão:  Organização e realização da aula da cidadania;  Fiscalização de obras e convênio;  Estimular a organização de núcleos fiscalizatórios;  Testemunhos das experiências de suas lutas partilhando o saber. Normalmente nos divididos em equipes (denúncias, comunicação, organização e etc.), mas sabemos que ainda há muito para aperfeiçoar. Tudo sempre é feito de forma muito espontânea e local, aos poucos com as novas pessoas participando estamos criando mais atividades. Por isso a Marcha é aberta a novas ideias! Com certeza sua contribuição é muito importante e se você quiser propor novas atividades, nos avise!

Ah, é muito importante que cada Estado presente tenha sua bandeira. As bandeiras simbolicamente envolvem outras pessoas e representam a presença do Brasil. Traga a bandeira do seu Estado ou da sua organização! =)


#PARTIU Tudo pronto?! É hora de partir!

Se prepare para 15 dias de luta, de emoção e de aprendizado. Se prepare para conhecer um outro Brasil, viver uma outra realidade e fazer do mundo um lugar um pouco melhor! Traga sua alegria, sua boa vontade, sua indignação e sua vontade de mudança. Prepare o seu coração e deixe as preocupações em casa. Temos um país para mudar e você, uma vez marchante, faz parte disso. Até dia 21 de julho!

Ah, pra quem não vai: se você não poderá estar presente e quer ajudar, também pode! Como você percebeu, depois que você chegar os custos são mínimos, quase zero. Na verdade os custos existem, mas a Força Tarefa Popular se esforça muito para conseguir apoios e parcerias para que os marchantes não tenham despesas. De qualquer forma, toda doação para a Marcha é bem-vinda! Procure a FTP ou a AMARRIBO Brasil para enviar sua contribuição. Contato: ftp.ftp.pi@gmail.com / nicoleverillo@amarribo.org.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.