Agenda Cultural de Lisboa | julho / agosto 2012

Page 51

51

literatura

Jorge Salavisa

Dançar a Vida Dom Quixote

Maria José Fazenda

Dança Teatral Ideias, Experiências, Ações

Edições Colibri

Jorge Salavisa, bailarino e professor de ballet, foi diretor artístico do Ballet Gulbenkian, da Companhia Nacional de Bailado e do Teatro de São Luiz. Neste livro de memórias relata os seus encontros profissionais e as relações de afeto ao longo de 50 anos: dos estudos com Anna Mascolo, à participação no Le Grand Ballet du Marquis de Cuevas ou no London Festival Ballet evocando figuras como Roland Petit, Zizi Jeanmaire, Bronislava Nijinska, Rudolf Nureyev ou Margot Fonteyn. Tal como um bailarino em palco se expressa utilizando muitos outros recursos para além do corpo, também este livro é muito mais do um que rol de reminiscências: um genuíno testemunho de gratidão a todos os que enriqueceram a sua experiência pessoal e profissional e um exaltante louvor à vida. À joie de vivre, citando o autor.

A partir do trabalho de coreógrafos contemporâneos, em particular dos americanos Merce Cunningham e Bill T. Jones e do português Francisco Camacho, a autora, docente na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e da Faculdade de Ciências sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, propõe-se demonstrar que a dança é uma prática reflexiva de interesse sociocultural. Analisando os tipos de interação social que são atualizados nos seus espetáculos e as imagens do mundo representadas nas suas obras, evidencia que a dança teatral é, enquanto prática cultural complexa, segundo António Pinto Ribeiro, “muito mais do que um acto de um corpo ou corpos espontâneos ou agindo naturalmente”.

Paula Varanda

Dançar É Crescer Caleidoscópio e Jangada de Pedra

Paula Varanda, licenciada pela Escola Superior de Dança, mestre em Coreografia e Artes Performativas pela Middlesex University de Londres e crítica de dança do jornal Público, acompanhou cada momento do Projeto Respira, uma pesquisa artística feita por Aldara Bizarro com crianças de várias escolas de cinco cidades do país. Uma experimentação artística aliada à criação de um espetáculo de dança que parte da vontade de trabalhar o corpo e de partilhar a experiência do processo criativo nas escolas. A obra é um relato das ideias, dos processos, das criações, das interações, do empenho dos jovens e professores, do trabalho e da vontade que caracterizam cada edição deste projeto em torno de “um corpo que inventa, que cria”. LAE


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.