Revista São José 2014

Page 1

R E V I S T A

ão

1901

osé

edição 2014

pensamentos

comportamento

ideologias respeito opinião cultura

conhecimento

família

crenças

escola

amigos

aceitação

padrões

nfluencias

escolhas

orientação necessidades

descobertas

tecnologia

palestr aS Dulce Magalhães e Jorge Trevisol

ENTR E VISTAs Ex-alunos destaque

ações O colégio em ati vidade

diferenças e humanização


[2]


[3]


osé ãoão osé

1901

ÍNDICE 05 editorial 06 palestra dulce magalhães: a arte de viver a mudança

08 são josé em ação 24

enem enem e educação física: uma discussão obrigatória

26

cami são josé há dez anos pelo desenvolvimento humano

28

ações: educação infantil

32

aluno destaque ex-aluno conquista medalha de ouro na alemanha

34 religiosidade 38 ações: ensino fundamental i 44 palestra jorge trevisol: a fragilidade humana

46 ações: ensino fundamental Ii 52 aluno destaque ex-aluna cursa cinema em uma das maiores universidades públicas dos eua

54 ações: ensino médio Jornalista: Miriam Spuldaro - MTB 14699 Fotos: Fotocine, Phototraço, Banco de Imagens e Arquivos Colégio São José Edição: Positiva Comunicação e Marketing Direção de Arte: Elias Carpeggiani Direção Geral: Ricardo “Bacana” Vignatti Aprovação: Jorge de Godoy Impressão: Gráfica Lorigraf Tiragem: 2.200 exemplares

[4]


[ EDITORIAL ]

DIFERENÇAS E HUMANIZAÇÃO “O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas icomparáveis.”

Fernando Pessoa

Irmã Renata Anelda Segat Diretora do Colégio São José

Vivemos um tempo que se renova a cada instante. Vivemos uma nova sociedade e com ela novos desafios, que exigem cada vez mais, que a Escola seja capaz de dar conta das novas necessidades educacionais dos novos alunos. O certo é que a Escola é o espaço onde, através da intervenção pedagógica, se produz conhecimento e se proporciona inter-relação, contribuindo com a formação integral do sujeito através de uma relação entre afetividade e cognição, onde a parceria escola e família devem estar imbuídas na empreitada da construção de uma educação cada vez mais humanizada e humanizadora. Nessa direção a humanização deve ser reconhecida como processo e produto que se constroem mutuamente através de princípios éticos responsáveis, determinação política interventiva, criatividade e senso crítico aplicados diariamente nas ações e atividades desenvolvidas, buscando cada vez mais uma sociedade mais humana, justa e solidária. Não há outro caminho para a humanização do ser humano que não seja pela escola e pela educação. Ao atingir este desafio novo, a escola terá como produto um homem ativo, esperançoso que aprendeu a viver junto com seus semelhantes, consciente e responsável pelo destino individual e social. Compreender a necessidade da mudança e a importância da humanização nas relações requer pensar na sua superação e isso requer coragem de propor uma educação e uma escola que supere a concepção educacional de formar apenas para o trabalho. Ao longo de nossa história sempre estivemos dispostos a nos comprometermos com a sociedade e com os sujeitos que nela estão inseridos, resgatando relações interpessoais dialógicas e afetivas, desenvolvendo a criatividade, a imaginação, o sonho, a utopia e a esperança, por mais árdua e trabalhosa que tenha sido a caminhada. Esperamos continuar contando com a confiança e com a credibilidade de nossa sociedade e assim somarmos esforços para que possamos criar um mundo melhor para nossos filhos e para os filhos de nossos filhos. De nossa parte tenham a certeza que continuaremos fazendo o máximo e o melhor que estiverem ao nosso alcance. Nessa revista, em sua 4ª edição, segue um pouco deste nosso esforço conjunto, no qual não podemos esmorecer, devemos olhar para frente, na certeza de que, em nossas mãos estão depositados os verdadeiros tesouros da humanidade, nossos estudantes, vossos filhos.

[5]


a Arte de Viver a Mudança Dulce Magalhães promove a construção do pensamento no Colégio São José. Palestrante discursou sobre a Arte de Viver a Mudança por meio do processo de aprendizagem. Saber decidir e escolher o melhor caminho para os filhos e para a família tem sido um dos principais dilemas de pais e educadores no mundo moderno. Com o objetivo de auxiliar nesse processo e contribuir para a formação pessoal da comunidade escolar, a Associação de Pais e Mestres, com a direção do Colégio São José de Caxias do Sul, promoveu a palestra A Arte de Viver a Mudança, com a PhD em Filosofi F a, Dulce Magalhães, no dia 9 de setembro, no auditório da escola. Seguindo p pelo caminho da filosofia, a palestrante abordou temas como a maneira com qu que as pessoas conduzem a vida e como elas aprenderam a ver o mundo; as form formas que herdaram do campo da cultura e no que essas heranças afetam suas vid vidas. Dessa forma, a palestrante estimulou a construção de pensamentos sobre como produzir mudanças, por meio da educação. Inicialment Inicialmente, para descontrair e estimular a reflexão, Dulce promoveu uma dinâmica que en envolveu todos os presentes, com o objetivo de demonstrar que cada pessoa enx enxerga o mundo de uma maneira. “Quando nascemos, recebemos uma espécie de ‘lente mental’, que nos ajuda a construir a nossa visão de mundo. P Para o processo de mudança ocorrer, é preciso ‘abrir a visão’, consegu conseguir enxergar através de outras lentes”, explanou a educadora, justifica cando o exercício no qual as pessoas emprestaram seus óculos àquele àqueles que não utilizavam os acessórios. A ess esse processo de mudança, ela dá o nome de educação, que pode ser escolar e ou de vida. “Por que achamos que nossas ideias são a verda verdade? Porque aprendemos a ver assim, mas podemos ver diferente rente”, lançou ela, ao evidenciar que todas as pessoas estão sujeitas a te terem que mudar, em algum momento da vida. “O que acontece é que se nós não aprendemos o processo da mudança pela educação, irem iremos aprender pela fricção, o que vai gerar dor. Então, vou bater de frente com alguém, com alguma situação ou conceito até me da dar conta que não precisa ser assim, que posso fazer diferente. N Nesse momento, estou sendo educado, seja pela vida, pela escola ou pela circunstância”, completou. Segundo a filósofa, é possível ocorrer uma mudança sem que, n necessariamente, haja dor. Isso se dá por meio do despertar da c consciência, quando o indivíduo entende, por meio da educação, q que pode fazer diferente e abrir mão de alguns hábitos, sem que a antes tenha entrado em conflito com aquele campo. “Toda a vez q que sentimos dor é o nosso sistema físico, mental ou emocional q que está nos dizendo que a forma como estamos funcionando e está ruim e que a mudança é necessária”, afirmou a especialista.

[6]


[ PALESTRA ]

A mudança nos primeiros anos de vida

As mudanças ocorrem conforme a trajetória dos indivíduos, à medida em que vivem experiências ao longo da vida. Contudo, muitas vezes, esse processo se faz necessário já na infância ou na adolescência. Quando isso ocorre, segundo ela, os pais precisam estar atentos para auxiliar os filhos. “Todo o aspecto do que não funciona é um sinal de que há necessidade de uma mudança. Se uma criança tem dificuldades na escola, existem duas razões: ou o processo escolar não está atendendo as necessidades dela ou ela está com alguma dificuldade pessoal e precisa explorar isso para chegar a algum ponto”, salientou.

“Seja a mudança que você quer no mundo”, lançou Dulce, parafraseando uma citação de um dos maiores líderes políticos e espirituais do século XX, Mahatma Gandhi. “Acredito que se nós realmente nos propusermos a aprender a mudar e a desenvolver aquilo que nós julgamos ser as qualidades necessárias para uma boa humanidade, nós estaremos contribuindo para um mundo melhor, que nós tanto queremos”, apontou ela para finalizar a palestra.

A educadora destacou, ainda, que o papel dos pais nesse caso é observar o comportamento dos filhos para encontrar a resposta. “É preciso

Dulce Magalhães é PHD em Filosofia, Mestre em Comunicação Empresarial, Pós-Graduada em Marketing, possui especialização em Educação de Adultos, é representante brasileira no Seminário de Cultura e Comunicação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

investir tempo nos filhos. A tarefa de pai é a de observador, por que ele só poderá orientar o filho se for um bom observador”, destacou.

(Unesco), é autora de diversos livros e artigos publicados em periódicos do Brasil e foi eleita uma das 100 lideranças para a paz no mundo.

[7]


osé ão

1901

EM

AÇ ÃO A família educa/ensina A escola ensina/educa O Colégio São José consciente de seu papel de ensinar e educar numa parceria constante com a família, trouxe para conversar com os pais sobre a família que educa/ensina e a escola que ensina/educa, o Frei Osmar, da Ordem dos Capuchinhos. Em sua conversa, o Frei apontou aspectos importantes sobre a Educação como desafio, mas também como satisfação. Apresentou-nos o ser humano como um ser repleto de inquietações, portador de quatro dimensões: física, intelectual, emocional e espiritual. Somos protagonistas de um novo tempo. A esperança é o nosso combustível.

DIA DA MULHER Tu, MULHER, mãe, amada, amiga e irmã. Não há quem possa viver sem tua presença. Tu semeias esperança, confiança e determinação. Tu cultivas o amor. Tu és o símbolo da vida, imagem da perfeição divida, geraste a vida. Neste Teu dia, queremos lembrar todos os dias em que foste presença e luz em nosso caminho. Contigo, comemoramos esta data. Parabéns, MULHER!

[8]


[ ações ]

apresentações musicais FESTIVAL BRASILEIRO DE MÚSICA DE RUA

Em três apresentações, no auditório, alunos do Colégio cantaram, tocaram violão, teclado, guitarra e baixo, mostrando talento e dedicação para a música. Esse foi um evento da parceria entre o Colégio São José e a Escola Teclado’s.

Nosso recreio foi contagiado pela voz e pelo violão de Brenda Valer, ex-aluna do Colégio São José e destaque do Festival Brasileiro de Música de Rua, cuja 3ª edição ocorreu na Serra Gaúcha de 26 de abril a 04 de maio.

Celebre a vida moderna TAG Residence, o selo de morar bem em Caxias do Sul. Próximo a restaurantes, escolas, hospitais, áreas verdes de preservação e a 3 minutos do centro da cidade. O TAG Residence LGHQWL¿FD R VHX QRYR HQGHUHoR SDUD FHOHEUDU D vida moderna. . Apartamentos de 103m² . 3 dormitórios, sendo 1 suíte . 2 vagas individuais na garagem . Cozinha com churrasqueira . Lavanderia com acesso à laje técnica . Salão de festas e hall de entrada mobiliados e decorados . Prédio de esquina, com ótima posição solar e vista privilegiada, em uma área altamente valorizada. Vendas: das: CRECI 21816

Um empreendimento:

www.vdoze.com.br 54 3027 4000

www.exemploimoveis.com.br 54 3223 8700

[9]


osé ãoão osé

1901

COLÉGIO SÃO JOSÉ AMPLIA SEUS ESPAÇOS PARA MELHOR ATENDER

[ 10 ]


[ ações ]

As obras de reestruturação do espaço físico do Colégio São José foram entregues em agosto, ocasião em que apresentamos uma nova área destinada a qualificar o processo de ensino-aprendizagem de toda a comunidade educativa. Um espaço com área de 2.530m² reservados para a Educação Infantil, com salas mais amplas e arejadas e um espaço integrado para atividades em área livre, possibilitando a movimentação das crianças, além da facilitação do acesso à escola. Além disso, esta nova área dispõe de um auditório com capacidade para 200 pessoas, laboratório de informática específico para a faixa etária e um novo local para as bibliotecas da escola, destacando

espaço para as salas de psicomotricidade, de atividades múltiplas e de estudos, espaços que os alunos, em atividades pedagógicas e em turnos contrários ao escolar, poderão usufruir. A ampliação cumpriu a meta e o objetivo da escola, que não é aumentar o número de alunos, mas sim ampliar espaço para possibilitar uma acomodação ainda mais adequada, oportunizando a melhoria da aprendizagem com espaço físico moderno e qualificado, promovendo uma prática social em diferentes ambientes. Agradecemos a compreensão e o apoio dos pais nesse processo de modificação que estamos implantando.

Orgulho de fazer parte do processo de ampliação do prédio da Escola São José

espaços da nova área 13 SALAS DE AULA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL SALA DE PROFESSORES SALA DE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E MULTIMÍDIA ESPECÍFICO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LABORATÓRIO DE INFO. COM ESTAÇÕES DE TRABALHO BIBLIOTECA DO COLÉGIO BIBLIOTECA INFANTIL AUDITÓRIO SALA DE JOGOS SALA DE PSICOMOTRICIDADE SALA DE ATIVIDADES MÚLTIPLAS PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO SALAS DE PESQUISA E ESTUDOS JUNTO À BIBLIOTECA LIVRARIA LOJA DE UNIFORMES CURSO DE INGLÊS (COLLEGE) ESPAÇO PARA RECREAÇÃO COM BRINQUEDOS BANHEIROS ADEQUADOS PARA A IDADE

A Empresa Conceito Investimentos Ltda é formada pelos sócios Alexandre Cicero Silva e Marco Aurélio Diehl e atua a 10 anos no mercado de Caxias do Sul e região, prestando consultoria na área imobiliária. Voltada à criação e desenvolvimento de projetos, cujo foco são negócios inteligentes, a Conceito adquiriu experiência ao longo de sua trajetória, o que a possibilita orientar seus clientes com segurança. A assessoria prestada observa os aspectos jurídicos, contábeis, tributários, os pertinentes ao plano diretor, cartórios e outros. Desta forma, bons negócios acontecem. Esta dinâmica de trabalho traz ao mercado imobiliário uma nova perspectiva de negócios, na qual a Conceito desenvolve junto aos seus parceiros não somente o ato das transações imobiliárias, mas sim a ideia de aplicar simultaneamente conhecimento multidisciplinar, criatividade, proatividade e comprometimento com o que faz. A Conceito orgulha-se de fazer parte do processo de ampliação do prédio da Escola São José, o qual é fruto de planejamento, meses de negociações, reuniões e muito empenho de todos os envolvidos. ȱ ¤ǰȱ ȱ ȱ ¨ȱ ȱ ȱ ȱ ȱ ȱ ę ȱ ȱ nosso trabalho, o qual deixamos como legado, maior conforto aos alunos, tranquilidade aos pais e melhor mobilidade ao trânsito local, gerando expressivo bem-estar a toda comunidade que frequenta a região da Escola São José.

Sócios da Conceito Investimentos: Alexandre C. Silva e Marco A. Diehl

Av Júlio de Castilhos 2101/67 | Ed. Bandeirantes | Centro Caxias do Sul | RS | Fone: (54) 3027.2805 conceitoinvest@globo.com


osé ãoão osé

1901

CELEBRANDO SÃO JOÃO O dia de São João, que é conhecido como o “santo festeiro”, é comemorado em 24 de Junho, quando são realizadas festas e comemorações cheias de danças. Para marcar esta data e a importância da celebração, o Colégio São José realizou sua festa junina no dia 14 de junho, com muita alegria e animação nas brincadeiras e apresentações, que envolveram toda a comunidade escolar. Agradecemos aos pais pela participação, pelo empenho e dedicação, fazendo com que esse oportuno encontro entre família e escola fosse concretizado.

FORMAÇÃO PERMANENTE

Refletir a história da educação e preparar-se para os novos desafios são fontes de conhecimento imprescindíveis para a qualidade do nosso fazer. Educação no Século XXI olhando para o futuro foi o tema desenvolvido por Evilázio Francisco Borges Teixeira que é professor de Teologia e Filosofia, com Mestrado e Doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma)

[ 12 ]

e Mestrado e Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás D’Aquino – Angelicum (Roma). Tem MBA em Gestão Universitária pelo Instituto de Gestão e Liderança Universitária, com estágio na Universidade de Otawa – Canadá e participou de duas missões educacionais, uma na Índia (2011) e outra na Noruega (2012), sendo atualmente, Vice-Reitor da PUCRS. Evilázio, ao iniciar seus

trabalhos, convidou-nos a olharmos a educação como espaço de construção do humano, uma vez que quanto mais humanos formos mais divinos nos tornamos. Trazendo presente pensadores e escritores, despertou em nós, educadores o desejo de fazermos a educação com paixão, envolvidos cada vez mais na Missão, Visão e Princípios que norteiam a nossa instituição, solidificados pelo carisma das Irmãs de São José.


[ ações ]

Foto: Rony Rigon

Outubro Rosa Dentro da campanha do Outubro Rosa que acontece no planeta todo e tem por objetivo a conscientização sobre o câncer de mama e a necessidade de se fazer a prevenção, o Colégio São José mobilizou toda a comunidade educativa com um gesto concreto de solidariedade que culminou no dia 06 de outubro, quando mais de 100 alunos fizeram a entrega de aproximadamente 550 mechas de cabelos e 600 lenços para a cabeça, arrecadados entre alunos, ex-alunos, profes-

sores, pais e comunidade, ao Banco de Perucas do Hospital Geral, que será inaugurado na sexta, dia 10. O grupo de cerca de 50 voluntárias “Amigas de Peito e Alma”, que vai gerir o Banco de Perucas, recebeu as doações. Com as mechas doadas, serão confeccionadas perucas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cabeça coberta; coração aquecido.

“Dê-me uma alavanca e um ponto de

, e eu moverei o mundo.” Arquimedes

A maior aprovação na Medicina da UCS!

Desde 1996 movendo o mundo dos estudantes. w w w. e s c o l a a p o i o. e t c. b r Rua La Salle, 936 | Caxias do Sul | RS

ré por disciplina

APROVE COM A GENTE!

3025.7575 [ 13 ]

54.


osé ãoão osé

1901

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS Estudantes apelam para a sensibilidade

Mais de 500 alunos foram à rua pedindo sensibilidade à comunidade na 16ª Semana Nacional de Doação de Órgãos A lista de espera Gaúcha é 1277 pacientes (lista de agosto). Toda doação envolve vidas, e este é nosso bem mais precioso. Ajude os outros a preservar seus maiores tesouros. É com esse pensamento de ajudar as milhares de pessoas que aguardam em uma fila, que o Colégio São José lançou, na semana da doação de órgãos, o manifesto intitulado “Fila pela Vida”. O projeto consistiu em formar uma fila ao entorno de todo colégio representando as pessoas que precisam de órgãos. Alunos e professores reuniram-se em uma fila numerada, com máscaras hospitalares e com placas numeradas que indicavam o número da lista de espera e pedidos de doação a fim de chamar a atenção das pessoas para esta causa nobre. Qualquer pessoa pode ser doadora em vida ou após a morte, basta avisar a família sobre o seu desejo. É preciso que cada um faça a sua parte. Hoje o apelo é para fazer a diferença, arregaçando as mangas e num gesto de cidadania e solidariedade colocar-se à disposição do outro, sendo doador.

[ 14 ]


[ ações ]

POSSE DO GRÊMIO ESTUDANTIL SÃO JOSÉ A nova diretoria do Grêmio Estudantil São José foi empossada e contou com a presença da ex-aluna Glaucia Rodrigues, presidenta em 2013, bem como outros membros da diretoria do ano passado. A nova diretoria – que tem a aluna Katerina Demori como presidenta e a aluna Eduarda Nascimento como vice-presidente – foi acolhida pela direção do Colégio. Os projetos para o ano de 2014 já foram aprovados no dia 15 e a nova diretoria tem reuniões agendadas para definir os próximos encaminhamentos.

LINHA APRIMORA

Cada aluno tem um ritmo, habilidades e características de aprendizado diferentes. É possível um ensino que respeite essas diferenças e ajude cada aluno a aprender no seu ritmo? Sim, e o Educacional pode ser um grande aliado nesse processo. Em 2015 o Colégio São José terá acesso à linha Aprimora, plataformas de aprendizado adaptativo que estarão disponíveis no Educacional. Saiba mais em www.educacional.com.br

Educacional


GRÊMIO ESTUDANTIL Garoto e Garota São José A festa de escolha realizou-se no dia 29 de agosto, na Wood’s Caxias, contando com os DJs Marcelo Heck e Francesca Marcílio e com a organização da 3G Entretenimento. Adicionamos os atrativos: máquina de revelar fotos, que captava fotos dos presentes postadas no instagram com hashtag #GGSaoJose, doces, balas e pirulitos no mezanino. Além disso, presenteamos os seis jurados e os dois vencedores com chocolates da Xok’s.

Interséries

Abertura da Copa do Mundo Distribuição de doces para os mais velhos em formato de bolas de futebol. Para os mais novos, foram entregues balões.

Organizamos as interséries em comunhão com os professores de Ed. Física. Adicionamos as premiações de goleiro menos vazado, artilheiro e jogador destaque, tanto no feminino quanto no masculino.

Carteira Estudantil Carteira individual com identificação do Colégio São José para obter descontos em locais conveniados. Confecção da mesma em 3 modelos diferentes, um típico da Copa do Mundo. Parceria de descontos com 40 estabelecimentos.

Trabalho em conjunto com o grupo de jovens, projetos sociais e grupo parceiros voluntários O mesmo realizou-se em questões sociais no Dia Mundial Sem Carro, na campanha do agasalho, na campanha com a Soama (setembro/ outubro), no Sebo (outubro), nas reuniões com a 1% e com o Frei Jaime (notas fiscais – Mão Amiga), Fila pela Vida.

[ 16 ]

Festa Junina Além de controlar a barraca das bebidas, o Grêmio incorporou mais funções: monitoramento e implantação de uma cama-elástica tamanho médio, dedicatórias, negrinhos de colher e o destaque para o touro mecânico. Por fim, uma banca para arrecadação de agasalhos com varal de exemplo.


[ ações ]

Página no facebook

Música no recreio

Criamos uma página do Grêmio Estudantil no facebook, de modo que possamos estar cada vez mais perto de todos os alunos para ouvir qualquer sugestão ou crítica e divulgar os projetos.

CDs novos e variados de tempos em tempos com músicas para os recreios.

Brechó de livros didáticos Promovemos um dia no final das últimas provas, onde os alunos puderam vender e comprar livros de estudos já utilizados ou que necessitavam ser adquiridos. O valor pré-determinado foi inferior ao encontrado em livrarias. Foram verificadas as atuais e próximas listas de materiais escolares, elencando os livros que repetirão as séries em estudo. Também entraram no brechó os livros de literatura sugeridos. Foram colocados em uma sala com representantes do Grêmio como fiscais onde os próprios alunos se encarregarão das trocas.

Votação para a mÚsica do sinal do poli Apesar dos problemas com o som impedirem a troca imediata, a música “Thrift Shop” é o novo sinal do Poliesportivo.

Sorteio de Ingressos

Dia dos Professores

Sorteamos ingressos fornecidos para diversas festas que aconteceram em Caxias, e continuaremos com o mesmo projeto até o fim da gestão.

Presenteamos todos os professores com cookies de chocolate.

Festa Dia das Crianças Realizamos uma festa com música, brincadeira e palhaços para as crianças nos dias 8, 9 e 10 de outubro, doces e inteiração. Para os mais velhos, ajudamos com a apresentação de duas bandas.

Sebo do Grêmio Através de doações de livros, revistas ou gibis, realizamos a organização de um sebo com preços acessíveis, sendo toda verba revertida para instituições. Estante de livros na sala do Grêmio, onde os alunos puderam ter acesso no horário do recreio.

Dia Mundial Sem Carro O Dia Mundial Sem Carro, campanha adotada pelo Colégio São José, teve seu ápice no dia 22 de setembro. Como parte do projeto, o estacionamento da escola ficou vazio para a prática de atividades educativas e de lazer. Acreditamos que adotar a prática simbólica do dia sem carro pode oportunizar aos nossos alunos reflexões e um resgate de valores humanos através de gestos concretos de gentileza para consigo mesmo, com os outros e com a natureza.

[ 17 ]


osé ãoão osé

1901

NOVA DIRETORIA APM

No dia 29 de abril, foi eleita a nova diretoria da Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio São José. Segue a relação dos membros: PRESIDENTE - Alexander Daneluz VICE-PRESIDENTE – Maristela Fillipi

DEPARTAMENTO SOCIOCULTURAL E ESPORTIVO

CONSELHO FISCAL TITULARES:

Rejane Rosa de Oliveira Márcia Prebianca Rogério e Simone Cordeiro Marília Ronchetti Simone Giacomet

Andreia Silvestrin Ariovaldo Fillipi Valmor Prebianca SUPLENTES: Fabiana Spiandorello João Gasparetto Sidinei Fochesatto

1º SECRETÁRIO – Eliz Regina 2º SECRETÁRIO – Leandra Daneluz 1º TESOUREIRO – Rosane Rios 2º TESOUREIRO – Patrícia Cervelin

A RESPONSABILIDADE DE REPRESENTAR No dia nove de abril, o Serviço de Orientação Educacional organizou para os representantes e vice-representantes de turma, e para a diretoria do Grêmio Estudantil, uma palestra com a psicóloga Daiane Gava. O tema abordado foi “A responsabilidade de representar”. O objetivo foi auxiliar no processo de consciência dos alunos sobre representação e suas responsabilidades. Estamos sempre representando algo ou alguém. Representamos a nossa família, nossa escola, nossa cidade, enfim, não somos apenas nós, somos também o grupo ao qual pertencemos. Nossos alunos, re-

[ 18 ]

presentantes de suas turmas, iniciam um trabalho de liderança e o São José preocupa-se com a formação de bons líderes e representantes. Para os Professores Conselheiros, o comprometimento com o trabalho em educação para participar da construção da caminhada e gerar bons frutos é fundamental estar atentos às necessidades de todos os alunos. Sabemos que, mais importante que as palavras ditas, são as ações realizadas. É o São José, preparando e qualificando para a vida. Professores Conselheiros


[ ações ]

PALESTRAS PARA OS PAIS A Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio, retomando o projeto de encontros formativos, realizou palestras para os pais do Pré II/1ª série, 2ª/3ª e 4ª/5ª séries com temas específicos para cada nível, entre eles: “Aprendizagem x Tecnologia. O que os pais devem saber”, com a psicopedagoga Salete Anderle; “A relação com seu filho em crescimento”, com a psicóloga Paloma Stein, “Inclusão e Exclusão: Desafio a ser superado” e “Família e Escola: Uma parceria que dá certo”, com a psicóloga Simone Fregadolli, além da palestra “Sexualidade: Como orientar seu filho” com , a também psicóloga Luciane Farina Fochesatto Enquanto os pais acompanharam a palestras, os filhos se divertiram assistindo filmes, brincando e jogando.

Lazer e conforto como você nunca viu O VR Resort Residence é um verdadeiro oásis de tranquilidade, projetado para se encaixar perfeitamente em uma área privilegiada nos altos do bairro Universitário. Aqui você encontrará um residencial completo e uma estrutura que garante segurança, espaço para lazer e diversão. Tudo planejado para que você e sua família vivam diariamente momentos de alegria e conforto encontrados nos melhores resorts. . 3 amplas suítes . Suíte master com WC senhor e WC senhora . Espera para ofurô no outside OLYLQJ DSWR ¿QDO tPSDU

. Living com pé direito duplo DSWR ¿QDO SDU

. 3 elevadores

. 3 salões de festa . Espaço kids . Espaço teen (VSDoR ¿WQHVV . Playground . Sala de jogos . Piscina aquecida . SPA com sauna

Vendas: as: CRECI 21816

Um empreendimento:

www.vdoze.com.br 54 3027 4000

www.exemploimoveis.com.br 54 3223 8700


São José nas Olimpíadas do Conhecimento A escola espera colaborar e desenvolver potencial para intuir, observar, abstrair e generalizar, entre outras habilidades. Para um aprender significativo, é fundamental que o aluno experimente, seja desafiado, arrisque, questione, manipule, busque a solução, desenvolva métodos de resolução e, só então, valide-os formalmente. Acreditando nisso participamos, ao longo do ano, em olimpíadas do conhecimento.

Olimpíada de Matemática Um estímulo à criatividade e um teste para a habilidade com os números! Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participaram da Olimpíada de Matemática do Portal Educacional que teve como objetivo principal estimular os alunos a renovar o interesse por essa ciência e despertar o espírito de competição saudável que existe dentro de cada um. Independentemente do nível de ensino, o aluno foi desafiado a demonstrar sua capacidade de resolver problemas matemáticos que envolvem não só o raciocínio lógico, mas também a sua habilidade de interpretar textos e imagens. Desse modo, há o despertar de um aprender significativo e, consequentemente, do gostar de estudar e de entender Matemática. A escola espera colaborar e desenvolver o potencial para intuir, observar, abstrair e generalizar, entre outras habilidades Para um aprender significativo, é fundamental que o aluno experimente, seja desafiado, arrisque, questione, manipule, busque a solução, desenvolva métodos de resolução e, só então, valide-os formalmente. A Olimpíada de Matemática foi organizada em quatro categorias, que apresentou questões apropriadas ao nível de conhecimento de determinada faixa etária, em que o raciocínio lógico é o item mais importante para

[ 20 ]

resolução. E já temos destaques. Em primeiro lugar, Alberto Chitolina Nesello, André Biegelmeyer Florian, Arthur Costa Corvo, Artur Dandolini Pescador, Elisa Pasko Pedó, Francisco Hillebrand Alexandrini, Gabriel André Pagliarin, Gustavo Sonda De Godoy, Jordana Casagrande, Júlia Bassotto Emer e Júlia Salmoria David.


[ ações ]

Olimpíada de Biologia Cinco alunos do Colégio São José foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia: Caroline M. de Medeiros, Elias L.P. Moschen, Elisa F. Dal Bó, Guilherme T. Macedo e Marina P. Gazzola. Foram mais de 40 mil alunos realizando as provas da primeira fase – dos quais 38 do Colégio São José – e 2111 alunos obtiveram a nota de corte de 21 pontos. No dia 4 de maio, foi realizada a segunda fase da disputa. Parabenizamos todos os envolvidos e desejamos bons estudos aos classificados.

Olimpíadas de Química Os alunos Alberto Chitolina Nesello (Menção Honrosa), Caetano Polesello (Menção Honrosa e representante da equipe olímpica nacional 2015) e Guilherme Tumelero Macedo (Medalhista) foram convidados para a solenidade de premiação e, no dia 03/11, receberam premiação pela participação na 13ª Olimpíada de Química do RS/2014. A ex-aluna Natália Diel Lisboa, que representou a equipe gaúcha na Olimpíada Nacional em 2013, recebeu menção honrosa. Da mesma forma, o aluno Guilherme Tumelero Macedo, que participou da equipe olímpica gaúcha na Olimpíada Nacional de 2014.

[ 21 ]


osé ãoão osé

1901

A prática do Xadrez na Educação Física do São o Jo José osé

RECREIO SOLIDÁRIO O Recreio Solidário do Colégio São José aconteceu com muita música, alegria e descontração. Na ocasião, os alunos puderam visualizar o sucesso da campanha, organizada pela ONG 1% com o apoio do Grêmio Estudantil São José - GESJ 2014. A atividade que já ocorre há seis anos mobiliza os alunos para arrecadar peças para a Campanha do Agasalho.

Além das práticas esportivas desenvolvidas durante o ano letivo, a disciplina de Educação Física propicia aos alunos o envolvimento com o Jogo de Xadrez, estimulando diversas habilidades fundamentais para o contexto escolar e para suas vidas. “Em uma época na qual os conhecimentos nos ultrapassam em quantidade e a vida é efêmera, uma das melhores lições que a criança pode obter na escola é como organizar seu pensamento e acreditamos que esta valiosa lição pode ser obtida mediante o estudo do xadrez.” (CEX, Centro de Excelência de Xadrez) No contexto atual, em que a tecnologia está presente em todos os momentos de nosso dia, a prática de atividades descontraídas e brincadeiras saudáveis é indispensável e a Educação Física procura não ser referência apenas pela pura prática, mas sim, pela troca, pela consciência e, principalmente, pela disciplina e respeito consigo e com o outro. O Xadrez encaixa-se perfeitamente nesse objetivo, olha a si e ao outro, exige a tomada de decisões, estimula muitas habilidades importantes para nossas relações e conhecimentos, tais como: concentração, raciocínio lógico, paciência, memória, confiança, entre outras. A troca entre os educandos e o respeito pelo adversário no jogo é um aprendizado que fica para a vida toda. Durante as aulas os alunos aprendem, discutem as regras, criam jogadas e jogam uns com os outros. Essas experiências chegam muitas vezes a seus lares, onde questionam os pais, jogam com estes e treinam, preparando-se para desafiar novos colegas. Com o intuito de somar, junto à comunidade escolar, a Educação Física busca estar presente no cotidiano dos alunos, fortalecendo e proporcionando vivências que auxiliem sua formação como ser humano que se faz atuante e responsável pelo meio em que se encontra inserido.

SÃO JOSÉ NO TORNEIO ABERTO DE XADREZ A participação do Colégio São José no Torneio Aberto de Xadrez de Caxias do Sul, realizado no SESI, se deu de forma muito gratificante, com a participação dos alunos Augusto Griebeler Giachini Helena Yurevna Caio Brum

lugar juvenil),

Mariana Michaelsen de

Matheus Modena Sperafico

Gabriel Da Cas Serena

3º lugar mirim).

[ 22 ]

(turma 84, 1º lugar juvenil),

(turma 103, 5º lugar juvenil),

(turma 73)

(turma 62),

(turma 83, 10º

e Carolina Betto

Parabenizamos todos os participantes.

(turma 71,


[ ações ]

Orientação SOE - Serviço de Orientação Educacional. Segundo o dicionário do Geraldo Mattos, da FTD, orientar significa: Indicar a alguém a direção a tomar, guiar, dirigir, dar conselhos a alguém, esclarecer. Este é o norte, que o SOE trabalha, auxiliando os alunos a procurar, encontrar e seguir, na melhor direção, bem como, aconselhar e esclarecer as dúvidas e consequências que surgem, dentro da filosofia e dos valores que guiam o São José. Em uma escola centenária, como o São José, que sempre prioriza os valores humanos e o preparo para a vida, o Serviço de Orientação Educacional, torna-se presente no dia a dia dos alu-

nos, não como um setor punitivo, como era creditado e sim como um setor fundamental na construção do melhor caminho. Caminho este a ser seguido por todos os alunos da nossa escola. É claro que não temos a pretensão de sabermos as melhores respostas ou as mais certas em todos os momentos, menos ainda alguma fórmula pronta, para as situações que se apresentam, mas temos sim o compromisso com a vida, com os valores que nossa escola São José acredita, além de garantirmos a boa vontade dedicação no aprimoramento do nosso fazer, auxiliando nossos alunos a se prepararem cada vez melhor para a vida.

A mais completa infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão da região. Cursos de Graduação em todas as áreas do conhecimento para iluminar seu futuro. 14 Mestrados, 4 Doutorados e mais de 70 cursos de Especialização para iluminar sua carreira. Intercâmbio nos 5 continentes para iluminar seus caminhos. 800 laboratórios para iluminar suas experiências. 12 bibliotecas para iluminar suas descobertas. Pesquisa e inovação para iluminar a região e o mundo.

[ 23 ]


ENEM E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA DISCUSSÃO OBRIGATÓRIA O Exame Nacional do Ensino Mé-

lógica avaliativa da escola. Com a in-

dio (ENEM) nasce como um instrumen-

corporação dos conteúdos próprios da

to diagnosticador, que busca “aferir

Educação Física na matriz de referên-

o desenvolvimento de competências

cia do novo ENEM (na área de “lingua-

fundamentais ao exercício pleno da ci-

gens, códigos e suas tecnologias”, em

dadania”, com a pretensão de ser uma

que o aluno deve ser competente para

importante ferramenta de reestrutura-

“Compreender e usar a linguagem cor-

ção do Ensino Médio. No entanto, nos

poral como relevante para a própria

últimos anos, vivemos um momento

vida, integradora social e formadora

em que o “velho vestibular” está sen-

da identidade”), este componente pas-

do substituído progressivamente pelo

sa a estar propenso às determinações

“novo ENEM” como instrumento de se-

típicas da “vestibularização” da escola.

leção dos candidatos ao ensino supe-

Na Educação Física escolar,

rior.

A legitimação da Educação Física, por meio do ENEM, pode alimentar uma tendência de privilégio à dimensão “intelectual” do educando em detrimento ao fazer, ao vivenciar, assim como vemos em outras áreas presentes nos processos de seleção, visto que, esses processos, geralmente, negligenciam a dimensão prática dos conteúdos. A Educação Física, assim, passaria a falar sobre os esportes, jogos, danças, lutas, ginásticas e outras práticas corporais, e correria o risco

discute-se, há pelo menos três

de perder aquilo que a caracteriza, o

décadas, a necessidade das

fazer corporal. O desafio histórico de

interesses de um público maior, im-

aulas desenvolverem-se para

e prática, de ir para além do fazer ir-

plicando transformações na dinâmica

além da técnica esportiva

A escola, por sua vez, já sente e incorpora a metamorfose do ENEM, agora redimensionado, atingindo os

curricular das escolas, que pressionadas pelos índices, pelo novo desejo dos alunos e por se tratar de um instrumento/orientação oficial, passa a “preparar seus alunos para o ENEM”, em um processo que poderíamos chamar de “vestibularização da escola”. Na Educação Física Escolar, discute-se, há pelo menos três décadas, a necessidade das aulas desenvolverem-se para além da técnica esportiva, rompendo com tendências históricas que privilegiam o movimento corporal em detrimento do ser humano que se movimenta. Esse debate proporcionou avanços significativos na tentativa de superação de práticas mecanizadas restritas ao “fazer”.

[ 24 ]

aptidão física e pelo esporte na escola.

A inclusão da Educação Física no ENEM é vista por alguns como a possibilidade deste componente, finalmente, conseguir o reconhecimento da comunidade escolar e deixar de ser um componente curricular marginalizado, de “segunda categoria”, passando a receber tratamento igualitário. Este posicionamento surge do entendimento de que a Educação Física deve se aproximar do modo como as demais disciplinas operam no ambiente escolar, já que estas, dentre outros artifícios, como forma de legitimá-las, fazem uso de exames no processo de motivação de seus alunos. Assim, o debate sobre a legitimidade da Educação Física ganha uma velha nova rou-

Como o objeto de estudo da Edu-

pagem. Velha por poder render-se ao

cação Física Escolar sempre se distan-

status quo; nova por se tratar de um

ciou dos saberes exigidos nos vestibu-

fenômeno não vivido ainda pela área,

lares, seu espaço no ambiente escolar,

que já se sustentou pela manutenção

por muito tempo, ficou deslocado da

e promoção da saúde, pelo conceito de

romper com a dicotomia entre teoria refletido, incorporando ao tratamento pedagógico os conhecimentos históricos, sociológicos, econômicos das manifestações da cultura corporal, estaria posto do outro lado do polo. O desafio agora seria convencer os alunos, mesmo pressionados pela lógica escolar e pelas competências exigidas no ENEM, da importância da experiência corporal para as suas vidas. A Educação Física deve se constituir como um espaço significativo para se estudar as práticas corporais, abordando os aspectos históricos, sociais, filosóficos e práticos desse campo de conhecimento, em que o aluno possa identificar os sentidos dos diversos conteúdos na sua vida. Essa tarefa demanda envolvimento e participação de professores e alunos na construção de uma Educação Física eminentemente educativa, sem, contudo, privilegiar uma ou outra dimensão do conteúdo.


[ ações ]

O elo entre a família e a escola.

APM

Col

ég

ão io S

José

[ 25 ] [ 23 ]


CAMI São José: há dez anos pelo desenvolvimento humano Em 2014, a instituição completa uma década de trabalho junto à comunidade do bairro Canyon, em Caxias do Sul

O Centro de Atividades Múltiplas Integradas (CAMI) São José está em festa. Em 2014, a instituição completa 10 anos de trabalho junto à comunidade do bairro Canyon, em Caxias do Sul. Integrado à rede socioassistencial da macro região norte, o serviço mantido pela Associação Caritativo-Literária São José, por meio do Colégio São José, é considerado fundamental para a redução das situações de vulnerabilidade e risco social dos frequentadores. Atualmente nove profissionais trabalham no atendimento de 95 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos. Conforme a coordenadora do Centro, a assistente social Daiana Maria Batista, 28 anos, o CAMI São José tem o objetivo de complementar a política de educação, proporcionando condições para o desenvolvimento humano, crítico, cultural e social, por meio da constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. Inaugurado em 19 de março de 2004, o local é significado da junção de esforços das Irmãs de São José, por intermédio de sua Associação Caritativo-Literária, do Colégio São José, da prefeitura, que cedeu um espaço junto ao Núcleo Habitacional, e da própria comunidade, que precisava de auxílio para o cuidado de suas crianças e adolescentes. O CAMI São José foi ganhando forma e reconhecimento na medida em que se investiam recursos na melhoria do espaço físico, na contratação de profissionais e na qualificação do serviço prestado à comunidade. As comemorações dos 10 anos do CAMI se estenderão ao longo do ano e terão o objetivo de celebrar a vida de todas as crianças, adolescentes e famílias, que foram ou estão sendo atendidas, dos profissionais que se empenharam pela qualificação do serviço e do Colégio São José, mantenedor da entidade.

[ 26 ]


[ desenvolvimento humano] O trabalho realizado As atividades no CAMI São José, ocorrem das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h. No contraturno escolar, os alunos recebem atendimento especializado de profissionais capacitados para atender as suas necessidades e participam de oficinas de Informática, Capoeira, Música, Hip Hop, Culinária, Artes Plásticas, Grafite, além de brincadeiras, jogos e exercícios de dinâmica em grupo. A comunidade e os familiares também são integrados ao Centro, por meio de diferentes ações e atendimentos promovidos ao longo do ano. A assistente social, coordenadora do CAMI São José, Daiana Maria Batista, salienta que o bairro Cayon, em Caxias do Sul, local onde o Centro está inserido, possui acesso precário à renda e a serviços públicos, como áreas de riscos, rede de alta tensão, margens de drenagens, esgoto a céu aberto, sub-habitações, difícil acesso à Unidade Básica de Saúde, a creches e escolas. Como consequência, grande parte da população encontra-se em situação de risco pessoal e social. “O CAMI São José trabalha, justamente, no enfrentamento dessas expressões da questão social, agudizadas no território em que está inserido”, salienta Daiana.

Gratidão ao CAMI São José

Em duas décadas de ação junto ao bairro Canyon, o Centro de Atividades Múltiplas Integradas (CAMI) São José contribuiu para a formação de centenas de cidadãos. Entre eles está a estudante Maurem de Castilhos, 15 anos, que hoje cursa o primeiro ano do ensino médio, na escola Professor Clauri Alves Flores, localizada no loteamento Vila Ipê, em Caxias do Sul. Há cinco anos ela frequenta o CAMI, seis vezes por semana, e diz que no espaço encontra muito mais do que oficinas. “Lá tenho amigos e professores muito educados e comprometidos.

Me sinto ‘bem-vinda’ quando estou no CAMI”, salienta. Para Maurem, o Centro representa uma segunda família, onde tem liberdade para expressar suas opiniões e aprender com críticas, sejam boas ou ruins. Com isso, ela conta que se tornou uma pessoa melhor para a família e para a sociedade. “Era muito desligada e, geralmente, guardava sentimentos e opiniões por medo do que os meus familiares poderiam falar. Hoje, aprendi a conversar e me comunicar melhor com todos a minha volta, ajudando a eles também”, conta ela.

A jovem, que hoje sonha em fazer uma faculdade de música, agradece ao CAMI São José pelos ensinamentos e pelo carinho que sempre recebeu no local. “Levarei todos os bons exemplos e conselhos que os professores me deram e pretendo aplicá-los no meu futuro. Nunca me esquecerei de vocês, pois vocês mudaram minha vida e hoje sei que serei uma pessoa melhor. Minha segunda e eterna família, sempre terão um lugar especial no meu coração. Amo vocês todos, com todo meu coração”, enaltece Maurem.

[ 27 ]


osé ão

1901

EM

AÇ ÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL a partir de 3 anos | maternal | pré I e II

Educar e Humanizar na Infância O universo da infância é uma etapa do desenvolvimento humano em que as crianças estão descobrindo o mundo, necessitando explorar e desvendar infinitas ações. Potencializar esse momento significa decorrer pela educação na formação de valores em busca de compreender que nesse período do desenvolvimento infantil, essa constituição abrange a apropriação de um ensino que oportunize transitar pelos estímulos da ludicidade, cooperação, liberdade e democracia.

sibilidade de brincar, quando a imaginação e a criação se articulam para ampliar sua via cultural, sendo também de onde partem suas criações e oportunidades para a construção de diferentes habilidades e valores. Um elemento indispensável nesse processo é pensar nas contribuições que a ludicidade oferece ao desenvolvimento na infância, principalmente no que se refere à compreensão sobre a diversidade de condições de existência social.

Na escola, há necessidade de valorizar a capacidade de pensar das crianças e refletir sobre as ações tornando - as reflexivas, sendo considerado indispensável para sua formação, cultivando uma educação significativa para a vida.

Enfim, o Colégio São José, nas suas ações curriculares, propicia atuações em que a criança estabeleça relações com o mundo acerca da formação de novos significados sobre o vivido, oferecendo-lhes uma educação que a respeite como sujeito único e singular. Somente assim, estaremos promovendo uma educação, efetivamente, humanizadora.

O tempo de educar e humanizar na infância pode ser marcado pela pos-

[ 28 ]


TEMPO INTEGRAL

[ ações ]

“BRINCRIANDO” NO TEMPO INTEGRAL O projeto Tempo Integral proporcionou oficinas que promovem a ampliação da convivência no ambiente escolar, construindo novos saberes, valorizando principalmente os conhecimentos da experiência do cotidiano. Algumas oficinas como plantação de produtos - Horta, busca incentivar os alunos a valorizar, respeitar e cuidar do meio ambiente, através do plantio e cultivo de hortaliças, plantas medicinais e práticas de jardinagem. Já na Oficina de Reciclagem, os alunos construíram, com materiais recicláveis, objetos de uso pessoal e outros compartilhados com os colegas. Na Culinária, que é uma das preferidas dos alunos, lhes colocam aventais e toucas e preparam junto com as professoras alimentos saudáveis, os quais serão consumidos pela própria turma durante o lanche. Acreditamos que o Tempo Integral contribui na formação humana das crianças, por meio de atividades lúdicas criativas e diversificadas.

a páscoa das crianças

A diversão foi grande quando os alunos da Educação Infantil foram surpreendidos por uma chuva de balas do Coelho da Páscoa.

[ 29 ]


osé ão

1901

EM

MATERNAL E PRÉ I

AÇ ÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL a partir de 3 anos | maternal | pré I e II

MOMENTOS EM FAMÍLIA No dia 13 de setembro de 2014, as famílias da Educação Infantil participaram do projeto “Momentos em Família: Magia das Cores” com o objetivo de integrar família e escola, em um ambiente acolhedor e descontraído, proporcionando a vivência dos valores em família.

mento faz parte de nós para a construção de uma educação para a vida concretizada pelo Colégio São José.

As crianças coletivamente apresen-

Foi um dia especial, em que as famílias vivenciaram atividades lúdicas que envolveram contação de histórias, pintura facial, paródia musical sobre amor, pintura de painéis, além de práticas de movimento corporal, resga-

taram a música “Um sonho colorido” demonstrando que unidos formamos uma grande família e que cada senti-

tando valores e sentimentos como o amor, a união, a esperança, a paz, a amizade e a alegria.

[ 30 ]


PRÉ II

[ ações ]

Semeando o Amor

Com o objetivo de resgatar as relações familiares, o PRÉ II trabalhou, durante os meses de junho e julho, o tema AVÓS procurando fortalecer o vínculo entre os pequenos e estas pessoas tão experientes e sábias que, cada vez mais, atuam diretamente na educação de nossas crianças. A convivência com os avós trazem às crianças a segurança, o carinho com tempo indeterminado, o exemplo sadio, a vivência de valores tão importantes que estão se perdendo na correria do dia a dia. Durante o desenvolvimento do projeto, as crianças tiveram a oportu-

nidade de refletir sobre a importância dos ensinamentos dos avós em suas vidas. Baseado no texto bíblico de “O Semeador”, alunos e alunas plantaram, em sala de aula, sementes de girassol representando as boas sementes que recebem da família em seus corações. A dedicação e o cuidado com as plantinhas representaram todo o amor que se deve ter com os ensinamentos dos Avós que também são sementinhas no coração das crianças. Quando ambos recebem carinho, amor e respeito crescem fortes, saudáveis e tornam-se pessoas do bem, que colaboram na construção de um mundo mais humanizado.

Para a culminância deste Projeto, netos e netas expressaram o amor por eles em uma missa presidida pelo Frei Jaime Bettega na capela da nossa escola. Ao final da celebração, as famílias levaram para casa sementes de girassol para dar continuidade a este lindo gesto com a seguinte mensagem:

“Um girassol florido no jardim buscando a luz do sol sorriu para mim. Eu também sou um pequeno girassol buscando a luz de Deus e sou feliz assim!”

[ 31 ]


Aluno Destaque Ex-aluno conquista medalha de ouro em competição mundial na Alemanha O Colégio São José de Caxias do Sul segue há 113 anos educando seus alunos para ara ção a vida, proporcionando condições para a construção de conhecimentos pela efetivação sso do processo ensino-aprendizagem. Essa fórmula foi decisiva para o caminho de sucesso m, profissional que o ex-aluno Henrique Baron, 21 anos, está percorrendo. O jovem, que hoje cursa Engenharia Mecânica, na Universidade de Caxias do Sul, conquistou, em ndo 2013, a medalha de ouro na 42º WorldSkills Competition, considerada a Copa do Mundo das profissões, realizada em Leipzig, na Alemanha. iço Henrique competiu pela categoria Mecatrônica, representando o SENAI (Serviço pe, Nacional de Aprendizagem Industrial) de Caxias do Sul, ao lado do colega de equipe, oa Maurício Zangali Toigo. A dupla se preparou durante um ano e meio, estudando de oito ito dez horas por dia, para a competição. Porém, ele ressalta que a preparação iniciou muito antes disso. Para ele, os 12 anos de estudos no colégio São José (desde 1999, no Pré III, seaté 2010, no terceiro ano do ensino médio) contribuíram para a sua formação e, consequentemente, para a vitória no maior torneio internacional de educação profissional do mundo. Confira uma entrevista com o craque do conhecimento.

O que te levou para o caminho da Engenharia? Desde pequeno, me interessei em entender como as coisas funcionam e como elas são construídas. Dentre as áreas da Engenharia, Mecânica e Elétrica foram as que mais me atraíram, e acabei optando pela primeira.

Como foi para você ter conquistado a medalha de ouro? A conquista da medalha de ouro em Leipzig foi a realização de um grande objetivo. O torneio acontece a cada dois anos, e antes mesmo da edição de 2011, meu professor do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) me falava muito a respeito, e isso me despertou um grande interesse.

Você esperava esta colocação? Eu e meu colega de equipe saímos daqui confiantes de que estávamos bem preparados, e teríamos condições de competir por boas posições. No entanto, a competição foi bastante acirrada. Dentre os quatro dias de prova, chegamos a terminar o segundo dia na liderança, com três pontos de vantagem (em uma escala de 100), e finalizar a avaliação do dia seguinte em segundo lugar, dois pontos atrás do Japão, tendo outras três equipes praticamente empatadas, com menos de dois pontos de diferença para nós. Nosso quarto e último dia de prova foi marcado por muita tensão e incerteza, e a segurança de uma vitória só veio ao fim daquele dia, ao concluirmos as provas com bons resultados.

Qual foi o projeto desenvolvido por vocês? O projeto desenvolvido na ocupação de Mecatrônica é o mesmo para todas as equipes, representadas por dois competidores. A prova é composta por seis etapas, cujo tempo de execução varia de uma a seis horas, onde em cada etapa é fornecido à equipe um equipamento completamente desmontado e um documento que descreve o projeto, com especificações de montagem e descritivo de funcionamento. O trabalho dos competido-

[ 332 ]


[ aluno lun no od destaque sta staq ta aq que ]

res é fazer a montagem mecânica, elétrica e a programação do equipamento conforme solicitado. O conteúdo das etapas (e o material utilizado) é totalmente desconhecido, e os competidores descobrem sua tarefa somente 30 minutos antes de executá-la. Para cada uma destas, a equipe que entregar o projeto no menor tempo, com o funcionamento correto em todos os aspectos, ganha a maior pontuação. As equipes que entregarem em sequência ganharão menos pontos, e qualquer erro no funcionamento durante a avaliação automaticamente anula a pontuação destinada ao tempo de execução. Em cada tarefa da competição, o equipamento montado é integrado ao que já foi construído an-

Qual é a representatividade desse torneio? A WorldSkills é uma instituição internacional que promove o ensino técnico em âm-

A influência do São José sobre minha con-

bito mundial, e realiza; a cada dois, anos o

quista, ao meu ver, é a base que construiu

WorldSkills Competition, que é conhecido

para que eu desenvolvesse minhas habili-

como uma olimpíada de técnicos (o slogan

dades em alguma área específica. Sempre

da competição na Alemanha, por exemplo,

tive bons professores e o conhecimento

era “Die WM der Berufe”, em português, “A

que adquiri acabava tornando muito mais

Copa do Mundo das profissões”). O evento

simples o aprendizado fora da escola. Um

é dividido em quase 40 ocupações de todas

exemplo muito simples: durante o meu

as áreas do setor industrial, de construção

período de competição (e ainda hoje pro-

e serviços. A competição tem o objetivo

fissionalmente), trabalhei como progra-

de testar os técnicos em situações reais

mador. Uma pessoa trabalhando nessa

das suas ocupações, e é o maior evento do

área sem um bom conhecimento de lógica

mundo na área de formação profissional.

e matemática é algo impraticável. O fato de ter sido bem ensinado desde o começo,

teriormente, e, ao final da competição, a equipe possui uma linha de produção em miniatura.

Como foi a sua preparação para a competição? Minha preparação para a competição durou aproximadamente um ano e meio, desde dezembro de 2012 até julho de 2013, passando pelas etapas estadual e nacional do torneio. Durante esse período,

Além da medalha de ouro, o que mais a sua participação na competição lhe trouxe? Adiante da medalha de ouro, o SENAI concedeu a todos os alunos que participaram

escola do SENAI, focando principalmente na nossa preparação técnica. Contudo, tínhamos também uma psicóloga para treinar competências emocionais (como saber trabalhar com muita gente observando, sob situações de pressão etc.), e atendimentos com a nutricionista.

tornou muito mais rápido o meu crescimento nessa habilidade.

Para você, qual é o diferencial do São José?

do evento em Leipzig uma bolsa de estu-

O diferencial que vejo no São José é, em

dos integral para a faculdade durante cin-

primeiro lugar, a disciplina que os profes-

co anos. Não somente isso, a participação

sores e a escola sempre ensinaram. Va-

na competição traz uma ótima visibilidade

lorizo e respeito muito essa característica

no mercado de trabalho.

quando a vejo em alguém. Em segundo lugar, eu diria que outro grande diferen-

eu e meu colega de equipe treinávamos entre oito e dez horas por dia na nossa

Na sua opinião, qual foi a contribuição do colégio São José nessa conquista?

Quais são seus planos profissionais para o futuro?

cial do São José é a dificuldade. Não, eu não quero ser mal interpretado ao dizer isso, pelo contrário, acho isso excelente, e

Pretendo me formar engenheiro, conquis-

minha justificativa para tanto é bem sim-

tar experiência no setor de automação in-

ples: passar por desafios grandes desde o

dustrial (no qual trabalho atualmente) em

começo, nos deixa muito melhor prepara-

grandes aplicações e, futuramente, abrir

dos para os outros desafios que virão em

meu próprio negócio na área.

sequência.

[ 33 3 ]


osé ão

1901

EM

AÇ ÃO Ensino Religioso A preocupação com o outro, articula-se de duas maneiras: o cuidado competente e o cuidado pessoal. O primeiro compreende os aspectos da corporeidade humana, e o segundo, diz respeito ao cuidado que envolve afeto, sensibilidade, solidariedade e compaixão. Humanizar é afirmar o humano na ação e isso significa cuidado porque só o ser humano é capaz de cuidar no sentido integral, ou seja, de forma natural e, ao mesmo tempo, consciente, conjugando desta forma os componentes racionais e sensíveis. Neste aspecto, o Setor do Ensino Religioso, trabalha em seus Projetos valores ligados ao cristianismo, buscando a formação do ser humano como sujeito integral, que ama, respeita e valoriza a vida, dom maior, em todas as suas formas e manifestações. Todas as ações do Ensino Religioso contam com a participação ativa dos pais, professores, colaboradores e alunos, que, dando o máximo de si, traduzem em obras a fé e a esperança de uma nova sociedade, fundada nos valores da justiça, fraternidade e solidariedade.

[ 34 4]

RELIGIOSIDADE


[ religiosidade ] PÁSCOA,

Papa no Brasil: Grande impulso de bênçãos

PONTO CENTRAL DA FÉ CRISTÃ A Ressurreição de Cristo é sinal de que a vida venceu a morte, afirma a eficácia do seu ato de salvação. Sua vida e atitudes nos oferecem um exemplo que vale a pena ser seguido. Este período da quaresma e de Páscoa é o tempo oportuno para um reposicionamento, uma mudança de vida, tempo de conversão de coração, tempo de vivermos na liberdade de filhos e filhas de Deus, sem apegos que impeçam que a vida floresça. Para marcar os principais fatos ocorridos na Semana Santa, realizamos com os alunos do maternal a 4ª séries, por turma, uma celebração, onde foi dado destaque ao lava-pés e a Ceia que Jesus realizou com seus amigos. As crianças expressaram sentimentos de amor pela vida e exemplos de Jesus, compaixão pelo seu sofrimento e crucificação e alegria pela Ressurreição. Foi um momento único onde a manifestação de carinho e reconhecimento das crianças por tudo que Jesus fez ficou marcado. Os alunos tiveram também a oportunidade de trazer para celebração a oferta de bombons para serem doados a Instituições carentes. É mais uma vez, a Páscoa solidária do Colégio São José, intercedendo por tantos irmãos que pouco ou nada tem.

O Colégio São José, de Caxias do Sul – RS, recebeu um grande impulso de bênçãos após o recebimento de uma carta do Papa Francisco. Na aula de Ensino Religioso, ministrada pela professora Lorita Menegon de Souza, os alunos de 5ª a 8ª série realizaram o trabalho “Papa no Brasil – Santo Encontro”, procurando chamar a atenção para frases e mensagens deixadas pelo Santo Padre na visita em nosso país. Com isso, a visão para a fé se alinhou com o interesse de transmitir o bem. Assim, a comunidade foi fortalecida com um pedido de “coragem” para seguirmos os ensinamentos de Jesus Cristo e obtermos uma escola muito mais entusiasmada nos assuntos que tangem a vida.

Segurança TIO ALE tranquilidade

transporte escolar

para você. Rua Antonio Ribeiro Mendes, 2714 Bairro Santa Catarina | Caxias do Sul

[ [49 35] ]

54.3224.3268 | 54.9971.1138 | 54.9997.5707


osé ão

1901

EM

AÇ ÃO

RELIGIOSIDADE

SÃO JOSÉ: UMA REFERÊNCIA PARA O NOSSO TEMPO No mês de março, enquanto a Igreja festeja São José e admira sua fé e colaboração para com o plano de Deus, reunimos-nos enquanto comunidade educativa para celebrarmos nosso padroeiro, colocar-nos em sua companhia e a ele confiar nosso estado de ânimo, recebendo a força e a coragem de testemunharmos a nossa fé cristã. São José é modelo de santidade pela intimidade com que viveu com Jesus. Jesus aprendeu com ele a degustar os sabores da vida terrena e ele aprendeu com Jesus a ser espelho dos valores divinos. José amparou a família e a conduziu no ideal de ser família na realidade do cotidiano. Ele reunia sonho e realidade, sabia que a autoridade do esposo e o amor materno possibilitariam um preparo adequado para o Filho lidar com os desafios vindouros. Esse dia especial foi celebrado com muita alegria junto às irmãs de São José – com a presença do Conselho Geral vindo de Roma e da provincial –, renovando o SIM para a vida. Na celebração presidida pelo Frei Jaime Bettega, contamos com a presença dos amigos do CAMI São José (projeto da Congregação que comemora 10 anos), mostrando que somos todos irmãos e que formamos uma grande família: a Família São José. Como é bom fazermos parte desta família e juntos podermos celebrar o Dia de São José. Que São José, nosso Santo Protetor, a todos abençoe e proteja. Que possamos crescer sempre mais, na vivência e promoção da Unidade, ouvindo os gritos e apelos do planeta e da humanidade, com novo olhar, nova expressão e nova paixão e, a exemplo de José, sermos homens e mulheres de confiança de Deus. Após a celebração, confraternizamos juntos a alegria de pertencermos à Família São José.

CELEBRAR É VIVER! A vida sempre será um dom maravilhoso. Recebemos este presente do Criador. Junto com a vida, fomos capacitados à liberdade, e é tarefa nossa sermos e fazermos a nossa vida muito feliz. Com o espírito agradecido pela vida que pulsa em cada ser, o Colégio registrou a

[ 36

passagem do aniversário de cada aluno convidando-os a participarem de uma Celebração Eucarística neste dia 05 de junho. O momento foi marcante e contou com a participação de um número significativo de alunos. No final, os aniversariantes foram presenteados com uma tortinha e um pin da escola, gesto carinhoso oferecido pela direção.


[ religiosidade ]

HOMENAGEM ÀS MÃES No dia 10 de maio, o Colégio São José homenageou as mães em uma emocionante celebração eucarística presidida pelo Frei Jaime Bettega na Catedral Diocesana. A missa foi preparada e animada pelas crianças da 2ª série do Ensino Fundamental.

HOMENAGEM aos pais Acreditando nos valores da família que reza e agradece, louva e bendiz a Deus, o Colégio são José homenageou os pais com uma belíssima Celebração Eucarística, presidida pelo frei Jaime Bettega, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul, no dia 10 de agosto, com a bonita e vibrante participação dos alunos da 1ª série fundamental.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil apresentou, para 2014, como tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e o Tráfico Humano”, como objetivo de resgatarmos o princípio da liberdade humana que se constrói a partir do resgate da dignidade de sermos seres humanos. Para nos prepararmos para esta reflexão, trouxemos Simone Reginatto, do Núcleo de Enfrentamento do Tráfico Humano, que apresentou a realidade de Brasil e as mais diferentes formas e objetivos do tráfico. Pretende-se conscientizar, esclarecer e prevenir os estudantes, através da interdisciplinaridade, a enfrentarem, como sujeitos ativos da história, o resgate do respeito à vida e toda a sua forma de manifestação.

[ 37 ]


osé ão

1901

EM

AÇ ÃO

ENSINO FUNDAMENTAL I De 1ª a 4ª séries

A Tecnologia em Sala de Aula A presença da tecnologia é fator que está em quase todas as situações do cotidiano e, na escola, não poderia ser diferente. Entre os inúmeros projetos desenvolvidos nas aulas de Informática, a “Oficina do Texto” é o de maior expectativa por parte dos alunos. Este projeto tem como objetivo trabalhar a leitura e a escrita dentro de uma perspectiva de letramento tendo em vista que aprendemos a ler e a escrever para utilizarmos esses conhecimentos na vida, nas atividades do dia a dia. Pensando nesta proposta, os alunos da 1ª e 2ª série transformaram-se em autores. Com parceria do Portal Educacional, que disponibilizou várias propostas de títulos infantis, os alunos são convidados a tornarem-se autores, construindo nas aulas de Informática, lindas histórias, que após voltarem da gráfica são conhecidas pelas famílias através de uma tarde de autógrafos. As turmas de 3ª e 4ª série também fazem parte desse projeto, porém com um foco distinto. Os alunos embarcam numa aventura na construção de um jornal cujo tema desta ano foi a Copa do Mundo. Desta forma, de uma maneira alegre e descontraída, elaboram novas formas de aprendizado utilizando as ferramentas disponibilizadas para desenvolverem as habilidades na área tecnológica.

MINIOLIMPÍADAS 2014

O movimentar-se humano é essencial na educação, enquanto conhecimento imprescindível e enquanto instrumento para a educação em valores. Ao praticarmos uma atividade corporal, expressamos sentimentos, crenças, valores, enfim, nosso modo de sentir e perceber o mundo. A Miniolimpíada Colégio São José aconteceu no dia 31 de maio, com os alunos da primeira e segunda séries. O objetivo dessa atividade foi estimular a prática de atividades físicas de forma lúdica e prazerosa a todos os participantes; e integrar alunos, pais e professores. A todos, professores, pais e alunos, nossos agradecimentos por terem tornado esse dia tão especial e significativo.

[ 38 ]


[ ações ]

A Língua Inglesa e a sala de aula

Hoje em dia, falamos tanto em estudar e ensinar sobre linguagem e tecnologia, porém, é importante não deixarmos de lado os valores, estes que são essenciais. Mas como a língua inglesa pode trabalhar estes valores em sala de aula? A Língua Inglesa está presente em todos os lugares, pois vivemos em um mundo globalizado; seja nas ruas, em jogos, redes sociais, no trabalho ou escola; ela está aí e deve ser estudada. A aquisição de uma segunda língua inicia-se desde os anos iniciais, através de vivências. Aqui, no Colégio São José, a língua inglesa é trabalhada de forma lúdica, através de brincadeiras, jogos e atividades diferenciadas.

Neste ano de 2014, já foram estudados diversos assuntos, além de valorização humana existente em cada aula. Na Educação Infantil (3 a 5 anos) por exemplo, estudamos sobre as palavras mágicas, cumprimentos, números, utilizando variados recursos como desfiles, teatro de fantoches, músicas, dentre outros. Já, de 1ª à 4ª série, o lúdico também esteve presente através da confecção de maquetes, circuitos, jogos, teatros e contação de histórias. Através destas vivências, ao mesmo tempo em que estávamos adquirindo conhecimento, divertimo-nos, aprendendo que conviver com os outros e respeitar as diferentes culturas e opiniões é importante para fazer parte deste mundo globalizado.

Rua Coronel Flores, 810 - S 06 Moinho da Estação - Caxias do Sul bfuniformes@gmail.com [ 39 ]


osé ão

1901

EM

AÇ ÃO

ENSINO FUNDAMENTAL I De 1ª a 4ª séries

1ª SÉRIE

Semeando Valores

Os nossos pequenos artistas brilharam no auditório da escola, no dia 07 de novembro, com o projeto “Primeira em Cena 2014 - Semeando Valores”. Nessa data, nossos alunos espalharam sementes de amor, amizade, esperança, paz e muitos outros sentimentos através da integração alunos, família e escola. Com dramatizações, músicas, dança, poesia, mostraram a sua arte e

ensinaram ao público que é fantástica a lição da semente: quando lançamos uma semente na terra, juntamos a esperança e a certeza de que vai nascer uma planta. Da planta, o fruto e do fruto novas sementes.

dizagem prazerosa e significativa. O tempo de cada criança foi respeitado, assim como cada semente também tem seu tempo para germinar. Nossos pequenos floresceram! Para finalizar o projeto, os alunos presentearam suas famílias com uma rosa branca e sementinhas para serem plantadas e cuidadas com amor e carinho para que em 2015 bons frutos sejam colhidos.

Este trabalho foi resultado de um ano em que muitas experiências foram vivenciadas através de atividades lúdicas envolvendo a linguagem escrita, oral, corporal tornando a apren-

No mês de abril, as crianças da primeira série vivenciaram momentos significativos no passeio ECOVIV: educação ambiental, na cidade de Nova Petrópolis.

Viagem de estudos

Lá, participaram de uma trilha ecológica com a personagem Branca de Neve. Na trilha, além de observar e conhecer algumas curiosidades sobre a natureza encontraram a bruxa malvada e os sete anões. O desfecho dessa história ocorreu no museu “casa da branca de neve”, local em que as crianças puderam conhecer artigos antigos como louças, máquinas de fazer massa e armas antigas. Além da trilha, nossos pequenos degustaram um delicioso almoço junto aos amigos, pescaram, andaram de carretão, teleférico, conheceram alguns animais, mostrando que momentos assim, ficarão guardados nas nossas lembranças.

[ 40 ]


[ ações ]

Crianças do Mundo no Mundo das Crianças “Todas as pessoas grandes um dia foram crianças, mas poucas se lembram disso.”

2ª SÉRIE

Pequeno Príncipe

O mundo vem sofrendo grandes

no Mundo das Crianças”, viajou pelas lem-

“as antigas” cantigas de roda em ritmos do

transformações e inovações tecnológicas,

branças da infância acompanhada do Pe-

mundo. Enfim, variadas atividades feitas

atingindo nossa maneira de ser e de ver

queno Príncipe e sua Rosa. O projeto quis

com o mais importante: comprometimen-

o mundo que nos cerca . Estas mudan-

mostrar que as mudanças são inevitáveis

to e muita ALEGRIA!

ças, com certeza, se fazem necessárias e

e saudáveis, porém, a essência das vi-

trazem benefícios ao desenvolvimento da

vências e das relações infantis são funda-

humanidade. No entanto, é preciso estar

mentais em qualquer tempo, em qualquer

atento ao verdadeiro sentido da vida, para

lugar e, estas, precisam ser lembradas,

não deixar o humano ter um papel secun-

valorizadas e preservadas.

dário neste contexto.

Fazer o resgate do mundo infantil, refletindo e observando as semelhanças e diferenças de cada época, parece que se torna cada vez mais relevante e significativo nos dias atuais, principalmente quan-

As crianças tiveram a oportunidade

do se envolve família e escola nesta busca

Acreditando nisso e conhecendo a

de participar de diversas atividades, como:

de trazer os valores essenciais para uma

realidade das crianças hoje e suas inú-

a pesquisa dos brinquedos e brincadeiras

formação e para um crescimento pleno de

meras possibilidades, o projeto Túnel do

dos pais, a leitura e confecção de diferen-

“nossos pequenos” em todas as suas di-

Tempo, da 2ªsérie do Ensino Fundamen-

tes obras, a elaboração e apresentação de

mensões.

tal, dentro do tema “Crianças do Mundo

danças sobre o tema, a encenação com

Passag Passagens aéreas nacionais e internacionais Pacotes para p viagens nacionais e internacionais

Grupos e particulares, aéreas ou rodoviárias Grupo

FORMATURAS CASAMENTOS

ANIVERSÁRIOS EVENTOS EMPRESARIAIS

Grupos esco escolares - Casa de câmbio conveniada

Dr. Montaury, 1355, sala 1104 | Caxias do Sul | RS | (54) 3283.2404 | (54) 9973.3182

Av. Júlio de Castilhos, 1625 | Centro | Caxias do Sul | RS

(54) 3223.8077

[ [53 41] ]


osé ão

1901

EM

3ª SÉRIE

AÇ ÃO

ENSINO FUNDAMENTAL I De 1ª a 4ª séries

Visitando Criúva Gaúcha: Humanização e Educação Os conhecimentos e as práticas estão suscetíveis as novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico. Os currículos são orientados pelas dinâmica da sociedade, em um percurso contínuo de aprendizagem, socialização e desenvolvimento humano. A escola deve promover o processo de humanização que seria a apropriação das formas humanas de comunicação, tais como: adquirir e desenvolver os sistemas simbólicos que permitam a utilização dos instrumentos culturais necessários para as práticas mais comuns da vida cotidiana até para a invenção de novos instrumentos, para a criação nas artes e nas ciências, e ainda desenvolver os movimentos do corpo possibilitando a preservação da saúde e as práticas culturais para realizar os vários sistemas de registro. O currículo escolar deve visar à humanização de todos, facilitando o acesso de tudo o que não está acessível às pessoas: bens culturais, equipamentos, instrumentos. O currículo para a formação humana ou para a humanização precisa estar aberto para a introdução de novos conhecimentos, não se limitando aos conhecimentos relacionados às vivências do educando, às realidades regionais, ou ao conhecimento do cotidiano. Não se deve esquecer de que metodologicamente, parte-se da experiência cultural do educando, mas como caminho para a ampliação da experiência humana, e que o conhecimento individual vai influenciar no conhecimento coletivo e assim em uma sociedade mais humana. Baseando-se neste contexto, a 3ª série desenvolve o Projeto “Revivendo a Tradição”, que busca resgatar os valores da cultura gaúcha, conhecer a história do gaúcho, seus costumes, lendas, indumentária, culinária, a lida campeira, através de estudos realizados na sala de aula, como álbuns, pesquisas, projetos na Informática e Viagem de Estudos a Criúva. Na Viagem de Estudos, é possível estabelecer significado entre a natureza e os seres humanos, vivenciar culturas diferentes, onde a simplicidade, a interação e a humanização acontecem em extrema relevância e de forma concreta. Acredita-se que a Viagem de Estudos ainda favorece o aprimoramento das capacidades necessárias ao processo de aprendizado e à construção do conhecimento, humanizando melhor suas ações cotidianas.

[ 42 ]


[ ações ] Viagem de Estudos da 4ª série: conhecimento e humanização

4ª SÉRIE

A educação vem passando por avanços científico-tecnológicos que ocupam grande espaço na vida das pessoas. O que significa um marco para a história da humanidade, também resulta em prejuízos, principalmente nas relações interpessoais, quando promove laços afetivos superficiais, uma vez que concentra a atenção individualista entre ser humano e máquina. Foi, principalmente, com o objetivo de vivenciar experiências de integração e de troca de conhecimentos que os alunos participaram do projeto “Resgatando nossa História”, um projeto de estudos teórico e prático sobre a imigração italiana no Rio Grande do Sul. Na ocasião, os alunos participaram de uma viagem de estudos, visitando as cidades de Veranópolis, Vila Flores e Nova Prata, onde foi possível vivenciar aspectos da cultura e história da região, assim como observar características do relevo e vegetação típicos da paisagem serrana. Além de conhecer aspectos da colonização italiana no Rio Grande do Sul, os alunos puderam entrar em contato com pessoas cheias de histórias de vida, participando de trocas afetivas e cognitivas muito interessantes. A grande atração do passeio foi a participação dos alunos em uma festa típica italiana conhecida como o “Filó” – O filó era o encontro das famílias italianas depois do jantar para conversar, contar piadas, jogar, declamar poesias ou rezar. Também, na ocasião, as mulheres confeccionavam artigos de vestuários, remendavam, bordavam, trançavam palhas e vimes para fazer chapéus. Após a explicação dada pelos imigrantes italianos, os alunos participaram de brincadeiras realizadas pelos nossos antepassados como: perna-de-pau, cinco marias, bilboquê, carrinhos de carretéis entre outras, propiciando interação e integração com os colegas e com pessoas do meio rural, que se disponibilizam a demonstrar um pouco da sua história, do modo de vida deles. Para finalizar foi servido um jantar tipicamente italiano. No decorrer dessa viagem, foram muitos os questionamentos, as indagações e as falas que nos fazem analisar importantes aspectos, um deles a humanização. E o primeiro passo para a humanização se dá na família, aspecto que os imigrantes italianos priorizaram para transformar sua realidade de desânimo e sofrimento frente aos desafios nas novas terras. Para compreender as conquistas desses imigrantes, nada melhor do que entrar em contato com seu estilo de vida simples, natural e religioso. Os “nonos” e “nonas”, que ainda cultivam esse estilo de vida, são testemunhas vivas daquele mundo tão diferente de anos atrás. Apesar de se espantarem ao ouvir falar de um mundo sem internet e sem televisão, as crianças se maravilharam ao perceber que há alegria e entusiasmo ao cantar, produzir e brincar com brinquedos simples, ouvir histórias dos antepassados, comer o que se planta, cuidar e estar na natureza com os animais e plantas, correr na grama, beber da fonte e consolidar a fé. Muito mais que diversão, a viagem proporcionou a ressignificação da família, já que resgata os valores e o respeito ao grupo familiar, perpetuando tradições e costumes. Essas tradições familiares, o contato com a natureza e a integração entre os alunos fizeram dessa viagem uma renovação emocional, através do elo positivo com o passado: nutriram a consciência coletiva e social, permitindo a apropriação da cultura e, assim, a humanização do ser. A culminância desse projeto deu-se na XXVI Festa Italiana, que aconteceu mo dia 4 de outubro.

[ 43 ]


A Fragilidade Humana Jorge Trevisol toca corações em palestra no colégio São José. Conferencista abordou o tema A Fragilidade Humana e levantou questões relacionaonadas ao amor próprio e, sobretudo, aos afetoss nas relações

Fazendo jus a algumas de suas atribuições, de instrumentista e de cantor, Jorge Trevisol iniciou sua explanação sobre A Fragilidade Humana, na, no dia 8 de julho, no Colégio São José de Caxias do Sul, com uma bela cananção que tocou a todos que prestigiaram o evento promovido pela Associação ção de Pais e Mestres, em parceria com a direção da escola. Em pouco mais de duas horas de ‘terapia grupal’, como ele classificou sua palestra, cada partirticipante pôde se aproximar de si mesmo por meio de uma conversa franca, ca, sem a metodologia de um discurso moral. Como se contasse uma história, Trevisol fez rir e fez chorar ao levantar tar questões relacionadas ao amor próprio, ao autocuidado, à autopercepção ção e, sobretudo, aos afetos nas relações. Ao chamar atenção para o distanciaciamento das famílias em virtude da correria do dia a dia, Trevisol sugeriu que as pessoas reflitam mais sobre a vida, sobre o quanto estão presentes, de fato, naquilo que vivenciam e sobre a participação no cotidiano daqueles les que estão próximos. “Precisamos refletir sobre o quanto estamos presentes tes naquilo que vivemos, sobre os significados que colhemos de quem está ao nte nosso lado, dos processos que acontecem e das razões pelas quais a gente está junto aqui, na família, na escola, na sociedade, no século e na Era de agora”, refletiu. Para ele, nos dias de hoje, a diferença das pessoas está entre os atentos e os distraídos. “Os atentos colhem da vida o sentido. Os distraídos dos perdem a vida por não conhecerem o sentido”, evidenciou. Nesse sentido, do, Trevisol fez um convite às famílias e à comunidade escolar. “Faça qualquer uer experiência para você mesmo. Depois, isso se refletirá nos outros. Não immporta o que você esteja passando na sua história de vida, o importante e é que se esteja presente em qualquer situação que seja, pois não há nada que nos aconteça que é longe do que somos. Se me acontece, é porque eu tenho nho a ver com isso”, refletiu.

[ 44 ]


[ PALESTRA ]

Família e escola Ao chamar a atenção do público para a importância da participação da família na escola, Jorge Trevisol destacou que ambas instituições são muito parecidas, embora sejam socialmente muito diferentes. “Ao meu ver, o que é mais importante nessa relação família e escola é que a escola precisa complementar a família e a família complementar a escola, mas para isso os pais precisam participar”, destacou. De que forma? Favorecendo que os filhos conversem sobre a escola em casa. Segundo o especialista, esse processo deve iniciar nos primeiros anos de vida e precisa ocorrer naturalmente, não em forma de cobrança. “Os pais têm que dar oportunidade para que os filhos falem abertamente da escola e, ao mesmo tempo, é necessário que a escola favoreça um tempo para que as crianças falem de casa”, pontuou. Trevisol observou que, na adolescência, os filhos não gostam de falar da família e não falam da escola para os pais. Para ele, isso pode ser um problema, já que a forma com que esse diálogo é feito ainda é muito moralista, ou seja, não ocorre naturalmente. “Os filhos que têm afeto em casa e se relacionam bem com os pais, falam sobre o que aconteceu na escola. Isso não se faz em forma de interrogação, mas sim, em forma de oportunidade de auto expressão”, ensinou. Conforme o especialista, é importante aproximar a escola da família para que os afetos de casa possam ser revelados na escola e que os ensinamentos da escola ajudem nos afetos familiares. Porém, para que isso aconteça, é preciso entender as razões pelas quais as pessoas estão reunidas naquela família, pertencem àquela cidade ou àquela escola. “O processo cultural da humanidade instituiu a escola para ensinar aquilo que não se ensina mais em casa. O problema de tudo isso é que agora a família ficou com os afetos e a escola ficou com a inteligência mental e racional e essa foi a grande doença. Tanto é verdade, que hoje nós mandamos para a escola a cabeça das pessoas e o corpo e o afeto ficam desprotegidos”, sinalizou. Para ele, a solução é o amor, seja na família ou na escola. “Na base de tudo existe somente uma forma de educação que é a amorosidade, seja em casa ou na escola. Onde tem amor tem educação e onde tem educação amorosa tem sabedoria. De certo modo, o que fica naqueles que estudam é o que foi feito com amor”, concluiu. Jorge Trevisol é formado em Filosofia, Teologia e Psicologia. Possui mestrado em Psicologia e Espiritualidade, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, e Doutorado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É psicoterapeuta, compositor, cantor, escritor, palestrante e conferencista.

[ 45 ]


osé ão

1901

EM

5ª SÉRIE

AÇ ÃO Projeto Etnias

ENSINO FUNDAMENTAL iI De 5ª a 9ª séries

Realizada anualmente, a Festa das Etnias é um Projeto desenvolvido pela 5ª Série do Ensino Fundamental, integrando as disciplinas de Artes, Educação Física, História e Língua Portuguesa. Com o uso de apresentações artísticas, danças, encenações e mostra de trabalhos, os alunos, familiares e convidados viajam no tempo e descobrem heranças e riquezas deixadas por diferentes povos que imigraram para o Estado, trazendo consigo a garra e a força que contribuíram na construção do nosso Rio Grande do Sul.

Missões Jesuíticas: Uma aventura a ser desbravada pela 5ª Série Nos dias 28 e 29 de maio, as turmas de 5ª Série de nossa escola tiveram a oportunidade de apreciar belas imagens ao seguir rumo às Missões Jesuíticas de nosso estado. Uma viagem no tempo foi feita ao resgatar a saga dos padres jesuítas que deixaram sua marca em Caaró, ao visualizar as inesquecíveis Ruínas de São Miguel e ao apreciar cada ponto histórico que Santo Ângelo apresenta a seus visitantes. Com certeza cada aluno pôde interagir e, após, reconstruir em sala de aula o que aos olhos nunca serão retiradas: as memórias de um passeio que, mesmo com o passar dos anos, deixará marcas em nossa história.

[ 46 ]


6ª SÉRIE

[ ações ] Povos Antigos Visitam o São José Projeto interdisciplinar da sexta série, que envolveu as disciplinas de História, Língua Portuguesa e Artes. Os alunos estudaram os povos da antiguidade nas aulas de História; fizeram pesquisa em livros e na informática; leram os livros Mitos Egípcios, Mitos Gregos e a Ilíada; assistiram aos filmes A múmia, O Príncipe do Egito e documentários. Assim, o conhecimento e entendimento sobre estes povos foram crescendo, os alunos foram percebendo que mesmo longe no tempo e no espaço, as civilizações antigas contêm personalidades importantes, místicas, misteriosas e imortais. Personalidades que foram representadas pelos alunos que, nas aulas de Português, escreveram um texto apresentando seu personagem, ensaiaram, caracterizam-se e apresentaram para os alunos da 5ª série, num evento muito badalado no dia 12 de setembro.

Criatividade em alta na turma 62 Em Língua Portuguesa, os alunos serviram-se da criatividade que têm para demonstrar o entendimento dos livros lidos durante o segundo trimestre. Cada grupo escolheu uma modalidade: teatro, quadros como um jornal, entrevistas, poemas encenados etc. O trabalho foi interdisciplinar, envolvendo a disciplina de Arte. Os nossos artistas traduziram o conteúdo dos livros lidos através de obras de arte. Essa galerinha promete!

Da serra para o litoral Um passeio com a 6ª série No dia 25 de setembro, as turmas da 6ª série (manhã e tarde), curtiram uma troca de olhares, ao sair da serra e dirigir-se para o litoral do nosso estado e aventurar-se em atividades que fizeram dessa data especial. Ao visitar os municípios de Osório e Tramandaí, puderam ver mais de pertinho algumas espécies da fauna silvestre e marinha, caminharam sobre um Marisma, visitaram o Parque Histórico General Osório e se encantaram com as paisagens que avistaram a cada parada anunciada. Pôde-se perceber que aventura é com essa galera, pois no rosto de cada um estampava-se a satisfação de estar vivenciando mais uma bonita página de sua história.

[ 47 ]


osé ão

1901

EM

AÇ ÃO 7ª SÉRIE

Ciências no Cinema Tendo o cinema como aliado na aprendizagem, conhecimento e criatividade foram as habilidades desenvolvidas pelos alunos da sétima série do Ensino Fundamental no projeto Ciências no Cinema que envolve as disciplinas de Ciências e Artes. Após a escolha do filme, cada grupo de alunos optou por um personagem, realizando uma pesquisa completa sobre ele, fazendo a descrição do personagem, sua classificação biológica e uma curiosidade do animal na natureza. Apresentaram em forma de painéis expostos nos murais da escola. O resultado foi um show de criatividade e talento.

rio grande e chuí

Os alunos da 7ª série viajaram com destino a Chuí e Rio Grande, com o intuito de reforçar seus conhecimentos em Ciências, Geografia e História do Rio Grande do Sul, além de estreitar laços de amizade e convivência entre os alunos das diferentes turmas. Diversos pontos turísticos foram visitados, entre os quais destacamos a Fortaleza de Santa Teresa, o Forte de São Miguel e o Museu Oceanográfico de Rio Grande.

[ 48 ]

ENSINO FUNDAMENTAL iI De 5ª a 9ª séries

palestra Alunos da 7ª série ao Ensino Médio conversaram com a psicóloga Luciane Fochesatto, em grupos separados por gênero, sobre cuidados a serem tomados nas diferentes formas de exposição pessoal.


8ª SÉRIE

[ ações ] E LÁ VAMOS NÓS ...

Mix Saúde

BETO CARRERO WORLD!

O projeto Mix Saúde foi realizado no dia 5 de julho de 2014, pelos alunos da oitava série do Ensino Fundamental, envolvendo as disciplinas de Ciências, Matemática e Artes. As atividades têm como objetivos principais o desenvolvimento da comunicação e da expressão oral e o conhecimento do próprio corpo, valorizando hábitos e atitudes que contribuam para a saúde individual Os alunos das 8ª e 9ª séries do Ensino Fundamental, realizaram em outubro a tão esperada viagem ao Beto Carrero, em Santa Catarina. Aproveitando o passeio, visitou-se também o Shopping de Camboriú e o Parque Unipraias. Este é um momento único, em que é possível divertir-se, aprender e aproveitar a companhia agradável dos colegas.

No dia 27 de junho, os alunos da 8ª/8 anos e 9ª séries visitaram o museu interativo de Ciências da PUC, local destinado a complementar o ensino de Ciência e Tecnologia. O referido espaço proporciona ao público conhecer, na prática, os processos científicos, de maneira a perceber como a Ciência ajudou, e ainda ajuda, a desvendar os mistérios das leis naturais. O Museu possui equipamentos que facilitam a extrapolação do conhecimento, visto em sala de aula, pelos estudantes na área de Ciências.

e coletiva. Conhecimento, criatividade e comunicação foram as habilidades desenvolvidas pelos alunos que apresentaram o resultado dos dados coletados, utilizando gráficos, maquetes e cartazes que permitiram análises rápidas e conclusões visuais acompanhadas de explicações orais feitas por eles. Os estudantes da sétima série e do Ensino Médio também contribuíram, realizando a avaliação dos trabalhos apresentados em uma exposição. Parabéns a todos que participaram.

Visita ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS

[ 49 ]


osé ão

1901

EM

9ª SÉRIE

AÇ ÃO

ENSINO FUNDAMENTAL iI De 5ª a 9ª séries

Conflito na Ucrânia Após estudar sobre o contexto, pesquisar causas e reflexos do conflito na Ucrânia, os estudantes da 8ªSérie/8anos e 9 ª série, colocaram em prática seus conhecimentos usando a tecnologia. Podendo acessar sites de pesquisa, precisavam demonstrar, além de conhecimento, criatividade, interpretação e compreensão das informações coletadas para, usá-las na montagem de slides explicativos sobre o conflito atual na Ucrânia. Foi um trabalho muito abrangente, pois o interesse não ficou apenas na questão

atual, os alunos pesquisaram conflitos ocorridos na área desde a Guerra da Crimeia, no século XIX. Divididos em grupos, por períodos, cada grupo foi responsável pela montagem de slides sobre um período específico, até o momento atual. O resultado foi muito positivo, tanto na questão pedagógica, como na questão da percepção da necessidade de saber avaliar as informações que nos são apresentadas via Internet. Os alunos participaram com empenho e aprovaram o processo avaliativo.

África Após estudar, em História, a colonização, descolonização, conflitos e Apartheid na África; em Geografia, os aspectos físicos do continente, os aspectos sociais e econômicos, os alunos foram desafiados a construir um jogo infantil, que englobasse os assuntos estudados. Em grupos, foram elaborados e montados os jogos, com a escolha do jogo a cargo dos alunos. Após a apresentação do jogo, o mesmo foi doado para escolas e instituições.

[ 50 ]

A inspiração vem “de cima” Os alunos das 9as séries, motivados pela maravilhosa apresentação dos alunos do Ensino Médio na apresentação do Recital de Poesias de autores já consagrados dentro da nossa literatura, fizeram bonito na apresentação do Sarau de Poesias produzidas por eles nas aulas de Redação a partir de obras lidas durante o 2° trimestre. A apresentação contou com cenários e figurinos que remetiam às histórias dos livros lidos.


[ ações ] são josé na mídia

Além das atividades educacionais e peda-

aluno a atuar frente à sociedade como ci-

gógicas o colégio São José oportuniza aos

dadão consciente e crítico acerca dos fatos

alunos manifestações onde suas potencia-

e da realidade vivenciada. Estas expres-

lidades sociais e humanas ganham desta-

sões são reconhecidas e ganham também

que. Assuntos ligados aos mais diversos

a mídia, que divulga as atividades em que

temas como saúde, educação e política

os alunos do São José se envolvem, mobi-

são abordados em ações que motivam o

lizando a comunidade.

DESDE D SDE

11987 987

LLANCHERIA ANC NCHERIA

NEIMAR NE N EIM MA AR A R

(Sã

UT

DA

usic) TG M o Paulo A

O MELHOR LANCHE, PARA A MELHOR ESCOLA.

COLA ES

O RIZ A

Revele seu verdadeiro talento na Teclado’s! lado’s ’! Excelência, tradição e evolução no ensino musical há mais de 29 anos. A Evolução do Ensino Musical

Cursos (aulas individuais) Musicalização Infantil (4 a 8 anos) Teclado Orgão Eletrônico Piano Clássico e Popular

Técnica Vocal Violão Guitarra Baixo Canto

(marque uma aula demostrativa para conferir nossa qualidade de ensino)

Direção: Valéria Lobato Moreira

TG School of Music

Caxias do Sul - R. Bento Gonçalves 2437 - S. 602 - (54) 3021-3618 | (54) 3223-0545 | (54) 9178-4949 Farroupilha - Av. Independência 479 - S. 24 Colégio São José - (54) 3223-6799 Valéria Lobato Moreira e-mail: escola.teclados@yahoo.com.br | www.escolateclados.com.br |

[ 51 ]


CINEMA DE CASA Ex-aluna cursa Cinema em uma das maiores universidades públicas dos EUA Muito mais do que auxiliar na construção do conhecimento de seus alunos, o Colégio São José de Caxias do Sul tem como missão educá-los integralmente, qualificando-os para bem viver, conviver e contribuir na sociedade de seu tempo, tendo como referenciais o compromisso com a vida, o respeito e a competência. Fruto dessa metodologia de ensino, a ex-aluna Amanda Rossetti Variani, 18 anos, que estudou na escola por sete anos (da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio), foi aprovada em uma das maiores universidades públicas dos Estados Unidos, a California State University, Northridge. Para Amanda, que desde o mês de agosto deste ano cursa Cinema na universidade americana, estudar fora do Brasil é a concretização de um sonho que exigiu muita preparação. E nesse enredo, o Colégio São José tem papel de destaque. Ela destaca que o aprendizado recebido na escola a preparou para a vida e foi decisivo para a sua aprovação no processo de seleção. O curso da estudante tem duração de quatro anos e, nesse período, ela seguirá escrevendo um novo capítulo de sua história. Acompanhe uma entrevista com a futura cineasta.

Por que você optou pelo curso de cinema? Desde pequena sempre fui fascinada por filmes, mas a minha parte favorita eram os bastidores, erros de gravação, tudo o que está por trás. Participei de muitas vivências de auto conhecimento, de forma que se tornou a melhor ferramenta para descobrir o meu curso superior.

Quando você decidiu que queria estudar fora do Brasil? Ainda no 2º ano do Ensino Médio, estava em dúvida em relação ao curso que faria na faculdade. Mas desde a metade do ano de 2011 comecei a pensar em fazer faculdade fora do Brasil. Terminei o Ensino Médio em dezembro de 2012 e durante o ano de 2013 me preparei para as provas.

Na sua opinião, o colégio São José foi importante para a sua aprovação? Por quê? Felizmente, nos EUA o que vale é a meritocracia. Acredito que o São José tenha me proporcionado a oportunidade de eu desenvolver meu caráter de disciplina, responsabilidade e competência, pontos muito valorizados nos EUA. A partir do primeiro dia de aula aqui, percebi o quanto isso foi importante para mim. Ninguém está aqui para brincadeira, assim como a equipe do colégio também não está.

[ 52 ]


[ ALUNO DESTAQUE ]

Como foi o processo de seleção? Na verdade, o processo de seleção para as universidades americanas é um pouco diferente do processo utilizado no Brasil. Tive que fazer o TOEFL, que é um exame que valida e nivela o Inglês abrangendo habilidades na escrita, fala, audição e compreensão de texto; o SAT, que é uma prova que engloba matemática, escrita e leitura crítica; tive que apresentar meus históricos escolares dos Ensinos Fundamental e Médio, além de pedir uma carta de recomendação para professores do Ensino Médio e da coordenadora do SOE do Colégio São José. Após fazer essas provas, obter o resultado, e possuir todo esse material em mãos, começou o processo de escolha das universidades. Após a seleção, preenchi as Applications, que é uma espécie de formulário online, e enviei as minhas notas e todo o material para as universidades. Em fevereiro de 2014 veio a resposta. Por sorte, a primeira que eu fui aceita foi a California State University Northridge, que era a que eu mais queria.

O que a vivência no São José acrescentou na sua vida? O Colégio São José valorizou o meu lado maduro e investiu nisso. Fui reconhecida pelo meu potencial, pelo meu trabalho e por quem eu sou enquanto ser humano.

Quais são as suas melhores recordações da escola? Acredito que as minhas melhores recordações da escola são as conversas com os professores. Deixei de vê-los como facilitadores do processo de aprendizagem e passei a vê-los como seres humanos capazes de me ensinar, mas também de aprender comigo. Nesta interação, fui me desenvolvendo e me constituindo enquanto aprendiz.

Na sua opinião qual é o diferencial do São José? Acredito que o colégio São José é uma escola que investe em disciplina. É um colégio que exige não só na parte acadêmica, mas na parte comportamental também. Isso é um grande diferencial na preparação para a vida, pois disciplina, responsabilidade, determinação e autonomia são fundamentais para o ser humano.

Você considera importante que jovens tenham experiências como a sua, de viajar ou estudar fora do país, fazendo algum tipo de intercâmbio? Por quê? Com certeza. A vida é a melhor escola e viajar é a melhor maneira de aprender, é mais fácil, mais divertido, mais interativo e mais envolvente. A pessoa vivencia a cultura, os valores, a história, a realidade do outro. Acredito que todos aqueles que têm interesse e oportunidade deveriam fazer um programa de intercâmbio. Pode não ser fácil, mas com certeza a sensação de ter conseguido realizar este desafio gera uma satisfação muito grande. Tudo o que acontecer valerá como aprendizado. Quem vive um programa de intercâmbio, independente do nível escolar, vivencia sentimentos ambivalência, risco, solidão e diversidade. Como consequência, terá um amadurecimento incrível. Além de que muitos deixam de ser espectadores do filme da vida e passam a ser os produtores, diretores, roteiristas e protagonistas das próprias histórias.

[ 53 ]


osé ão

1901

EM

1ª SÉRIE

AÇ ÃO REELEITURAS DE FRIDA KAHLO

ENSINO MÉDIO De 1ª a 3ª séries

curitiba e foz do iguaçu A 1ª série do Ensino Médio fez sua viagem de estudos à Curitiba e Foz do Iguaçu. Visitaram diversos pontos turísticos, entre eles os belos parques de Curitiba, o Marco das Três Fronteiras, as Cataratas do Iguaçu e a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta a Hidrelétrica de Itaipu.

quinta da estância grande

Para desenvolver noções de meio ambiente e ecologia, estabelecer contato com a natureza e integrar alunos e

Os alunos do primeiro ano do

professores em um ambiente

Ensino Médio tiveram a oportunidade

de viagem de estudos, é que

de conhecer um pouco da vida e obra

os alunos da 1ª série do En-

da artista mexicana Frida Kahlo em

sino Médio foram conhecer

projeto desenvolvido junto à discipli-

a Quinta da Estância Gran-

na de Língua Espanhola. A proposta

de, em Viamão. O projeto

do projeto foi trabalhar conhecimen-

multidisciplinar

to sobre arte, história e desenvolver

Ambiental

a criatividade através de releituras de

to e preservação”, levou os

fotografias da artista feita pelos alunos

alunos a trilhas ecológicas,

trazendo seu legado artístico e humano

oficinas e visita a animais

para a atualidade

silvestres.

RECITAL DE POESIAS O projeto Recital de Poesias teve sua culminância quando os alunos do 1° ano do Ensino Médio apresentaram-se no auditório do colégio. Poesias de Vinicius de Moraes, Mario Quintana, Castro Alves, Chico Buarque, Fernando Pessoa e João Cabral de Melo Neto entre outros foram interpretadas oralmente com apresentações aliadas à dança e à música. Este primeiro ano do projeto mostrou a organização dos alunos bem como sua dedicação para criar a apresentação de forma rica e diversa. O aprendizado parece ter superado o conhecimento das poesias e dos poetas, indo desde à entonação, ritmo e pausas da voz até à compreensão e reflexão sobre o mundo, a vida e o amor, temas recorrentes nas poesias. Que estes momentos sirvam para a compreensão da importância do lirismo, da mimesis e da reflexão na vida humana.

[ 54 ]

“Educação conhecimen-


2ª SÉRIE

[ ações ]

ESQUETES LITERÁRIOS Nos enredos estudados em que os amores, as decepções, os medos e as alegrias são o fio condutor das histórias, pôde-se perceber a humanidade refletida e nela verdades e sonhos até então almejados. O “Esquetes Literários” foi um evento cultural e artístico que proporcionou a vivência de emoções e conflitos que permeiam a história do mundo. E, poder reviver através da representação, foi um

momento encantador para os alunos que participaram e para a plateia que pôde prestigiar. A partir da leitura do texto literário, os alunos da 2ª Série do E.M fizeram o estudo da época e a montagem de cenário, a fim de protagonizarem grandes clássicos da literatura brasileira, portuguesa e inglesa durante uma manhã e em diferentes espaços da escola.

O projeto propôs o estudo de diversas obras literárias, tais como: O Alienista, Juiz de Paz na Roça, Quincas Borba, Boca de Ouro, Auto da Barca do Inferno entre outras – com o intuito de sintonizar a arte literária de outros tempos à nossa geração e, assim, poder reviver alguns breves momentos da literatura de que somos feitos.

Viagem a São Paulo Na semana de 16 a 19 de setembro, alunos da segunda série do Ensino Médio seguiram em viagem cultural à cidade de São Paulo, onde tiveram a oportunidade de conhecer uma metrópole global, geradora de tendências, repleta de conhecimento, cheiros, estilos e costumes. Durante a estadia, dentre muitas coisas, aproveitaram para conhecer os diversos parques urbanos que povoam São Paulo, a Avenida Paulista, símbolo da cidade, o Aquário Municipal, mostrando a vida em diferentes ecossistemas, museus e o Theatro Municipal, um dos cartões postais da capital paulista, que, sem dúvida, destaca-se pela sua majestosa construção interna e externa e pela sua importância histórica. Ao final do passeio, os alunos puderam constatar que esta megacidade é um dos poucos lugares capazes de mesclar, harmoniosamente, modernidade e história.

[ 55 ]


osé ão

1901

EM

AÇ ÃO

ENSINO MÉDIO De 1ª a 3ª séries

3ª SÉRIE

A viagem do Terceirão deste ano foi perfeita

Projeto Sonhar não basta... é preciso agir Através da seleção de conteúdos e metodologias que favoreçam temas transversais (justiça, solidariedade, ética etc.) presentes em todas as matérias do currículo escolar, valores podem ser conhecidos e aplicados na vida diária. Os valores são construídos na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas manifestações culturais, nos movimentos e organizações locais. Conhecê-los, compreendê-los e praticá-los é uma questão fundamental da sociedade atual.

ARTE E CONHECIMENTO EM PORTO ALEGRE

Para estabelecer relações entre os diferentes tipos de belo e analisar obras de artes como um todo, os alunos do 3° ano do Ensino Médio, acompanhados por seus professores, viajaram a Porto Alegre, onde analisaram obras expostas no Memorial do Rio Grande do Sul, no Santander Cultural e no MARGS. Na PUCRS, participaram do programa Futuros Calouros e conheceram laboratórios e espaços da universidade.

[ 56 ]

Começamos por Punta del Este, que encantou a todos com suas praias maravilhosas logo na chegada. Depois, fomos a Montevidéu e encerramos o primeiro dia na casa de shows “El Milongon” – onde pudemos ver danças gaúchas, Candomble, e, claro, o Tango. No dia seguinte, fomos

até a Colônia do Sacramento. Mais uma vez, o Uruguai surpreendeu-nos com uma vista esplendorosa do Rio da Prata e um centro histórico fascinante. Já, no caminho de volta, a nossa despedida dos castelhanos não poderia ter sido melhor: compras no Chuy!


[ ações ]

SIMULADO DO ENEM Os alunos do 3° ano do Ensino Médio vêm realizando, nesse mês de maio, um simulado on-line do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) junto ao Portal Educacional. Este é um importante momento do processo de preparação para o ENEM e demais processos seletivos para o ensino superior.

PROJETO TERCEIRÃO

SLACKLINE NA EDUCAÇÃO FÍSICA Alunos do Ensino Médio conheceram na disciplina de Educação Física o “slackline”, uma prática corporal que tem se tornado mais conhecida nos últimos anos e que tematiza principalmente o equilíbrio, de forma lúdica e desafiadora.

Imagine a oportunidade de provocar reflexões nas mentes dos nossos alunos depois de uma longa trajetória de formação escolar. Uma possibilidade de ver concretamente o resultado de uma formação integral antes dos nossos “pupilos” lançarem-se ao mundo. “Quem eu sou?” “Como eu me vejo diante do mundo?” “Qual é o meu mundo ideal?” “O que eu posso ou devo fazer para contribuir?” Esse foi o desafio do Projeto Terceirão 2014. Com o tema: Merecemos um destino melhor! O que podemos fazer para

isso?, o projeto transdisciplinar desenvolvido ao longo do ano culminou no dia 17 de outubro com uma belíssima apresentação envolvendo música, dança, artes plásticas, vídeos, teatro e intervenções junto ao público. Apresentado para as turmas de 7º ano em diante e em apresentação especial para familiares e convidados nossos alunos do 3º ano do Ensino Médio nos deixaram uma importante mensagem: “O mundo é o que nós fazemos dele – faça a sua parte.”

[ 57 ]


osé ãoão osé

1901

PROJETOS INTERDISCIPLINARES Ensinar os jovens a olhar criticamente o mundo que os cerca e formar cidadãos aptos para transformar a sociedade em que vivem. Eis o grande desafio! Observar; conhecer; selecionar e envolver as diferentes áreas do conhecimento explorando a diversidade de recursos que promovam maior inte-

ratividade são algumas das ferramentas capazes de estimular os alunos a serem multiplicadores de conhecimento. Assim nossos projetos de visitas a Universidades próximas à nossa cidade aproxima os jovens de 2ª e 3ª série do EM a envolver se em situações novas que oportunizam definir suas escolhas profissionais.

SEMINÁRIO DAS PROFISSÕES No dia 14 de maio, os alunos do 3º ano do Ensino Médio puderam, mais uma vez, refletir sobre as suas dúvidas e convicções participando do XXII Seminário das Profissões do Colégio São José. Profissionais de 20 áreas estiveram presentes, entre elas: Arquitetura, Biologia, Ciências da Aeronáutica, Comércio Internacional, Contabilidade, Direito, Engenharias (Civil, da Computação, de Produção, Mecânica e Química), Jornalismo, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Relações Públicas. Todos os profissionais têm longa experiência em suas áreas e transmitiram, com sabedoria, um pouco das experiências pessoais, particularidades da profissão e curiosidades de cada uma delas. Os alunos puderam questionar e trocar ideias, aproveitando muito este momento singular. Queremos aproveitar este espaço para agradecer, novamente, a todos os profissionais que vieram e se dispuseram, de forma tão acolhedora, a enriquecer este Seminário com suas presenças, experiências e parceria. Assim como queremos parabenizar os alunos pela participação, postura e companheirismo.

PALESTRA SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Em 12 de maio, os alunos da 8ª série ao 3º ano do Ensino Médio, estiveram com o professor Valther Maestro, que palestrou sobre o tema “A construção do conhecimento para os estudantes do mundo atual”. Os alunos aproveitaram essa oportunidade para refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem e, mais uma vez, a palestra foi conduzida com maestria. É o São José, como sempre, preparando para a vida.

A IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE Frei Jaime Bettega conversou com nossos alunos do 3° ano do E.M. sobre o tema “Empregabilidade e Emprego”, ressaltando os valores humanos e a importância da espiritualidade.

[ 58 ]


[ ações ]

presente em seu futuro

osé o ã

1901

O Colégio São José deseja aos alunos, pais, colaboradores, amigos e comunidade, um Natal e Final de Ano repletos de paz e luz.

[ 59 ]


www.saojosecaxias.com.br

sé o ão

1901

Rua Os 18 do o Forte Forte, 1870 | 95020-472 95020 472 | Caxias d do Sul | RS Fone: 54.3223.6799 | Fax: 54.3223.6987 | sjcx@terra.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.