Issuu on Google+

SEMANA DE CELEBRAÇÃO DA

Que é a Francophonia ? A Francofonia é uma das grandes áreas linguísticas mundiais. Não se limita a um idioma em comum, dado que é também fundamentada no compartilhamento dos valores humanistas que foram veiculados pela língua francesa. São os dois pilares sobre os quais está alicerçada a Organização Internacional da Francofonia. Criada em 1970, a Organização Internacional da Francofonia (OIF) tem por missão dar corpo a uma solidariedade activa entre os 70 Estados e governos que a compõem (56 membros e 14 observadores) ou seja, mais de um terço dos Estados membros das Nações Unidas -, totalizando uma população de mais de 870 milhões de pessoas, 200 milhões das quais são francófones. A OIF implementa acções políticas e de cooperação multilateral em proveito de populações francófones. A sua actuação está submetida ao respeito pela diversidade cultural e linguística e ao serviço da promoção da língua francesa, da paz e do desenvolvimento durável. A OIF concluiu 33 acordos de cooperação com organizações internacionais e regionais e instaurou um diálogo permanente com grandes áreas linguísticas internacionais, como as comunidades de língua inglesa, portuguesa, espanhola e árabe.

FRANCOFONIA EM ANGOLA

Radio LAC « Bom dia, Bom dia » 10h – 12h. Numa parceria com a Radio LAC, vários representantes das embaixadas francófonas representadas em Angola participaram no programa “Bom Dia, Bom Dia”: Embaixada da República Argelina Democrática e Popular, Embaixada da Bélgica, Embaixada da França, Embaixada da República de Gabão, Embaixada da Confederação Suíça, Embaixada da República Árabe do Egito. O programa “Bom Dia, Bom Dia”, presentado pelo jornalista Mateus Gonçalves, será dedicado a Francofonia. Os embaixadores e representantes das embaixadas presentes apresentaram as suas culturas, e falaram da implicação dos seus países na Organização internacional da Francofonia e da importância da língua francesa em cada dos seus países. Os ouvintes podaram aproveitar das músicas distos países bem como do prazer de ouvir um programa em dois línguas, a língua francesa e a língua portuguesa. Duas horas de viagem pelo mundo francófono! (95.5)

Noite « Sabores francofonos » Liga Africana, L.A.A.S.P, 19h. -Entrega dos prêmios do Concurso « Allons en France », os prêmios serão entregados pela sua Excelencia, o senhor Embaixador da França, Philippe Garnier. -Discurso de abertura da semana da francofonia, discurso da sua Excelencia, o senhor embaixador da Confederação da Suiza, Giancarlo Fenini.

Entrada COM CONVITES

Bélgica: Formidável – Dominique Standaert - 2007 Matthieu é um desempregado profissional que vende doces na porta de uma escola e ajuda crianças a atravessar a rua. Um dia, ele causa uma colisão. Isso pode fazê-lo perder o emprego e ele apela para Marc, a outra parte envolvida no acidente, para livrá-lo da culpa. Mas Marc, que vende equipamentos para a polícia, está cheio de problemas. Ele enfrenta um divórcio litigioso e a falência total de sua empresa. Sua esperança é conseguir vender o estoque de pisca-piscas para a polícia federal para tentar recuperar o que perdeu. Mas sua esposa toma seu carro e seu cartão de crédito é recusado. Matthieu propõe ajudar Marc se ele se responsabilizar pelo acidente. Então, os dois homens com nada em comum viajam para o sul numa motocicleta barata, com os pisca-piscas nos ombros e nenhum dinheiro no bolso. A convivência mais próxima revela o que está por trás das aparências e mostra as diferenças. Mesmo assim, eles aprendem a se conhecer e começam.

Egipto: Tahrir 2011 - de Tamer Ezzat, Ahmad Abdalla, Ayten

Amin e Amr Salama - 2011- 90 minutos (22h)

O documentário trata da instabilidade vivida nos tempos mais recentes no Egipto e do movimento civil que destronou presidente Hosni Mubarak. Levado na Mostra de veneza em 2011.


Semana da francofonia 2012