Aeroespaço 05

Page 19

uma qualidade satisfatória, dentro dos padrões do ensino no Brasil. Já a rede particular de ensino oferece uma grande variedade tanto de instituições como de métodos de ensino.

Entrevista

Ten Sergio Chefe do DTCEA-SINOP De acordo com suas informações, o efetivo do DTCEA tem 3 pessoas casadas e três solteiras. O que há para os solteiros na cidade? E as famílias dos militares casados estão satisfeitas? TS - Todos procuram tirar proveito do que a cidade pode oferecer. Porém, os solteiros acham que o lazer oferecido é muito deficiente. Há alguns locais de encontro para jovens, casas de forró, samba e pagode. Temos os clubes do SESI, da AABB e o Amazônia Clube. Os três são de pequeno porte, mas sempre há bailes, o que movimenta um pouco a vida dos solteiros. Como as famílias gastam seu tempo de lazer? TS - Nos clubes temos os bailes e as piscinas. E, em breve, será inaugurado um shopping center na cidade. Temos, ainda, as emissoras de TV: Globo, Record, SBT e, também, uma repetidora da Rede TV! Porém, não há teatro em Sinop, mas de vez quando tem uma peça sendo apresentada no auditório da faculdade Estadual. Há, também, um Centro de Tradições Gaúchas.

Saúde - a baixa umidade do ar, semelhante ao que ocorre no Planalto Central, provoca problemas respiratórios na população - há que se ter cuidado. A cidade dispõe de dois hospitais particuE na vila habitacional há algum lazer? TS - Sim, e temos aproveitado bastante a quadra de vôlei e a churrasqueira. A cidade sabe da existência do DTCEA? E como somos vistos pela população local e pelas autoridades? TS - O DTCEA está completando três anos. Ainda é pouco conhecido na cidade, mas os que nos conhecem têm orgulho de ter uma unidade da Aeronáutica no município. Não recebemos visita da população em virtude das características do Destacamento. E a falta de praia? TS - Nos meses de julho e agosto, o rio Teles Pires, que banha a cidade, forma bancos de areia como se fosse uma praia. Nessa época, acontece o Festival Praia, que é realizado em dois finais de semana, programados pela Prefeitura. Muitas pessoas vão para acampar, permanecendo todo o final de semana. É bem animado e muito bem estruturado. A Prefeitura promove shows com cantores famosos à noite. A maioria dos freqüentadores é da própria cidade, mas sempre aumenta o movimento.

lares e um Pronto Atendimento Municipal, que oferece um atendimento inicial. Já os casos de emergência são encaminhados para Sorriso, município distante 80 Km de Sinop. E as condições das estradas para sair da cidade? Percorrer 500 km e ir para a Chapada e outras localidades, vale a pena? TS- As estradas, como muitas outras no Brasil, não estão em boas condições, alternando entre boa, regular e ruim, dependendo da época do ano. Nos meses de chuva, outubro a março, as condições

pioram. Por outro lado, sabemos que um paulistano enfrenta até cinco horas de engarrafamento para ir ao litoral e o carioca para a região dos Lagos em época de férias ou feriados prolongados. O que não pode faltar para o militar que serve na região Amazônica é o espírito aventureiro, o que permitirá superar as dificuldades com certa facilidade. Os grandes tesouros estão bem escondidos e requerem muita perseverança para serem encontrados. Assim são as belezas da região Amazônica. Para serem encontradas temos que andar por estradas de chão, a pé, enfim, transpor muitos obstáculos. Esperamos que as informações sobre SINOP tenham sido úteis. Porém, caso haja interesse maior, sugerimos visita ao site da prefeitura local: www.sinop.gov.br.

19


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.