05 o nosso jornal

Page 1

2 Abril

5 2014

Neste Número O Agrupamento Mensagem do diretor Editorial Associação de Pais Dia Aberto

Novo Projeto Educativo do AEOS

Pág. 12 e 13

Entrevista: Profº Juan José Castro Pérez

O novo Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul para o próximo triénio foi aprovado, por unanimidade, em reunião do Conselho Geral, realizada no passado dia 17 de março. Foi organizado e trabalhado em sede de Conselho Pedagógico, mas sendo um documento estruturante da vida do agrupamento, foi objeto de auscultação e participação de toda a comunidade educativa.

Pág. 14 Atividades Teatro Educação Ambiental Agrupamento Solidário Em destaque Carnaval Atividades do CER Matemática em destaque

Juan Castro, assistente do programa Comenius no AEOS, é o entrevistado deste número d’O nosso Jornal

Pág. 15

Pág. 16 e 17 Atividades Planetário Palestras Ações de formação e sensibilização Atividades dos cursos profissionais Visitas de estudo Pág. 18 e 19 Atividades/Trabalhos dos alunos Escrita criativa Parlamento dos jovens Desporto Xadrez Reis Magos Dia do pai S. Valentim Chandeleur Pancake day Pág. 20 e 21 Em destaque Festa de homenagem Concurso Ilídio Pinho Comenius Clube Europeu

Pág. 22

Ficha técnica Redação: Ana Cristina Bousbaa, Maria Manuela Oliveira, Maria do Céu Rodrigues, Maria da Conceição Queirós, Marília Duarte e Eduardo Lopes

Página oficial do agrupamento http://aeovarsul.net/portal/ Contactos onossojornal@aeovarsul.net

Pág. 14

Agrupamento de Escolas de Ovar Sul homenageia professora Antónia Vidal de Castro Pág. 22

Agrupamento de Escolas de Ovar Sul Sede: Escola Secundária Júlio Dinis

Concursos promovidos pelo AEOS Ver regulamentos em: http://aeovarsul.net/ portal/

Concurso “Expressões de liberdade” - 40 anos 25 abril 1974

O concurso “Expressões de Liberdade”, instituído pelo AEOS, pretende assinalar o 40.º aniversário do 25 de Abril de 1974, envolvendo todos os elementos da comunidade escolar numa iniciativa que associa as artes ao valor da liberdade, através da apresentação de trabalhos originais e inéditos nas áreas de arte digital, da escrita, da fotografia e da pintura.

Concurso Logótipo e denominação do jornal escolar do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul Considerando que a designação “O nosso jornal” para o jornal escolar do Agrupamento de Escolas Ovar Sul foi criada transitoriamente para representar o espírito deste agrupamento e que no concurso do ano letivo transato, criado para a atribuição do título e do logótipo definitivos do jornal, não surgiram trabalhos em número suficiente para uma seleção rigorosa e de qualidade, dá-se continuidade ao concurso no presente ano letivo (2013-14).


o nosso jornal

O AGRUPAMENTO

12 abril de 2014 | ano 2 | Nº 5

Editorial Comenius no AEOS

ANA BOUSBAA

O nosso entrevistado deste número é espanhol e, ao abrigo do programa Comenius, encontra-se a trabalhar no Agrupamento de Escolas de Ovar Sul. Apoia as aulas de educação física, enquanto professor desta disciplina, e de espanhol, enquanto falante nativo desta língua. Deixando para o próprio a explanação do interesse que este tipo de iniciativas de intercâmbio e de mobilidade docente tem para si, a título pessoal e profissional, parece-nos indiscutível que, para nós, comunidade educativa, a participação nestes programas, através, neste caso, do acolhimento de um docente estrangeiro, permite o desenvolvimento de práticas pedagógicas favoráveis à promoção da aprendizagem das línguas e da diversidade linguística e, em complemento, da multiculturalidade. Na verdade, desde o início do ano letivo, a cooperação nas atividades letivas deste professor contribuiu para a sensibilização dos nossos alunos para a diversidade das culturas europeias e possibilitou aos docentes envolvidos mais diretamente nas ações promovidas uma troca de experiências e de práticas pedagógicas sempre impulsionadoras de melhoria da qualidade do ensino. Não menos significativo será o facto de se sentir, na prática e por contacto direto, que o espaço europeu de aprendizagem tem uma existência não abstrata. Consequentemente, a participação nestes projetos proporciona aos jovens a adquisição de aptidões e competências necessárias para o seu desenvolvimento pessoal, para a sua futura vida profissional e para uma consciência de pertença e cidadania europeia. Contribui, ainda e em síntese, para o desenvolvimento de uma educação e formação de qualidade e para a melhoria dos níveis de desempenho de todos os intervenientes.

O nosso jornal deseja a todos uma Boa Páscoa Autoria da imagem: profª Adélia Oliveira

Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Júlio Dinis

Associação de Pais da Escola Básica de S. Vicente de Pereira Jusã A Associação de Pais da Escola Básica de S. Vicente de Pereira/JI, integrada no Agrupamento de Escolas de Ovar Sul, tem como missão fundamental a representação associativa dos pais e alunos da escola, fomentando e assegurando um conjunto de valências de carácter social, ocupacional, representativo e educativo, com a cooperação próxima dos agentes locais.

A associação de pais e encarregados de educação da Escola Secundária Júlio Dinis, ao longo do 1.º período, foi solicitada a participar em algumas atividades da escola e fê-lo com todo o gosto. Destacamos a atribuição de prémios (um cheque- prenda da Worten no valor de 10 euros) aos alunos do Quadro de Honra e Excelência da escola, na cerimónia do Dia do Diploma. Apesar de serem 44 os alunos premiados, é sempre um orgulho podermos brindá-los com uma singela lembrança que é o nosso reconhecimento pelo seu excelente desempenho na escola. Temos ainda para entregar os prémios aos alunos que participaram nos concursos de leitura: Mais e Melhores Leitores e Plano Nacional de Leitura. Neste caso serão contemplados os alunos classificados em 1.º, 2.º e 3.º lugares e o valor dos cheques será de 20 euros, 15 euros e 10 euros, respetivamente. A nossa intenção é fomentar o gosto pela leitura, bem como premiar e incentivar a participação de um número cada vez maior de alunos. A associação foi ainda contactada pela professora Fátima Caessa, responsável pelo Clube Europeu, para contribuir com um donativo para a realização de uma viagem do clube e, como seria de esperar, a nossa resposta foi positiva (no mínimo o nosso contributo será de 200 euros). Como é do conhecimento geral, a associação de pais e encarregados de educação da Escola Secundária Júlio Dinis está sempre disponível para colaborar e financiar as atividades propostas, mas para isso só pode contar com o dinheiro das quotas dos associados e com o subsídio da Câmara Municipal de Ovar. É, pois, muito importante e decisiva a contribuição (quota) de todos os encarregados de educação, porque quanto mais fundos existirem, mais atividades podem ser desenvolvidas e financiadas. Contamos com o contributo de todos para fazer mais e melhor em prol dos nossos alunos e da nossa escola.

A APEE E A CPCJ DE OVAR No âmbito da sua missão, a AP lançou um repto à direção da CPCJ de Ovar, convidando esta comissão a participar numa palestra subordinada ao tema, “Cultura e prevenção primária no domínio dos direitos das crianças”, que se realizou no auditório da escola, no passado dia 21 de Fevereiro, pelas 21 horas, direcionada ao esclarecimento e participação de toda a comunidade escolar. O início da palestra foi precedido de um momento de convívio, em que a escola ofereceu café a todos os participantes, terminando a sessão, com um debate aberto a todos os presentes. A AP agradece a participação de todos e, em especial, à CPCJ de Ovar.

A PRESIDENTE, GRAÇA CASTRO

O PRESIDENTE, GINO AZEVEDO ASSPAISEB@GMAIL.COM HTTPS://PT-PT.FACEBOOK.COM/ASSPAISEB?FILTER=1

A AP E O DIA DO AGRUPAMENTO No passado dia 7 de Março celebrou-se o dia do Agrupamento das Escolas Ovar Sul. Neste dia os alunos da escola participaram em várias atividades. De manhã visitaram a sede do agrupamento, escola Júlio Dinis, onde se desenvolveram várias iniciativas educativas e, da parte da tarde, voltaram à escola e foram presenteados com várias atividades lúdicas, desde pinturas faciais, insufláveis e jogos coletivos. A AP foi convidada a colaborar com a escola, tendo contribuído na distribuição do lanche dado a todas as crianças. A AP E O CARNAVAL No passado dia 23 de Fevereiro de 2014, o Agrupamento das Escolas Ovar Sul associou-se ao desfile de carnaval, em Ovar, onde participou a grande maioria das crianças das escolas de Ovar. Após um longo período de interregno na participação do desfile, a escola decidiu, com o apoio da AP e da Câmara Municipal, associar-se ao evento, situação que mereceu uma aclamação especial por parte do executivo municipal. As crianças vestidas de cruzados, acompanhadas por professores e auxiliares da escola, partiram de autocarro da escola, regressando da mesma forma, tendo sido distribuído no final um pequeno lanche pelos mais pequenos. A AP faz um balanço muito positivo desta iniciativa, esperando, em prol da satisfação das crianças, que no próximo ano se possa repetir. A AP E A JUNTA DE FREGUESIA No âmbito da cooperação institucional com os seus parceiros locais, a AP e a Junta de Freguesia têm trabalhado de forma conjunta, procurando proporcionar às crianças qualidade e diferenciação positiva no crescimento, na educação e nos aspetos sociais da freguesia. Em algumas das suas iniciativas, a AP realiza as suas atividades com a colaboração da Junta de Freguesia, tendo já ocorrido algumas iniciativas conjuntas, contando com o seu apoio na resolução dos problemas com que se depara diariamente. A AP E AS FÉRIAS DA PÁSCOA A AP, com a colaboração da Escola, do Município e da Junta de Freguesia, está a envidar esforços no sentido de assegurar o OTL a tempo inteiro, no período das férias da Páscoa. Para além do acompanhamento das crianças durante todo o dia, a AP está a estudar a possibilidade de se realizarem outras atividades, que tornem as férias das crianças mais aliciantes. Para mais informações, os interessados deverão dirigir-se à escola da Mata, ou consultar um dos elementos diretivos da AP. Dentro das suas competências, e limitações, a AP estará sempre disponível a colaborar nas diferentes iniciativas dos seus parceiros, contando igualmente com o seu apoio, procurando representar da melhor forma todos os seus associados e almejando satisfazer as necessidades e interesses de todas as crianças da escola, nas diferentes etapas do seu desenvolvimento.


o nosso jornal

Associação de Pais e Encarregados de Educação (Válega) A Associação de Pais das Escolas de Válega, APEEAEV, tem desenvolvido, ao longo do ano letivo 2013/2014, ações a diversos níveis que constituem um benefício para o desenvolvimento do percurso escolar dos discentes, assumindo, assim, um papel ativo na comunidade educativa, em estreita colaboração com o Agrupamento de Escolas, através da participação em diferentes projetos, reuniões e atividades desenvolvidas em conjunto. Na cerimónia de entrega de prémios aos melhores alunos, a associação ofereceu uma pequena lembrança a todos os distinguidos das escolas de Válega. Ainda no 1º período, organizou, em conjunto com o Agrupamento, uma festa de Natal para todas as crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do nosso agrupamento. Foi apresentada uma peça de teatro, onde o tema central era o livro, intitulado “Capa, Folhas e Letras”, proporcionando um dia diferente a todas estas crianças. Colaborou com a Comissão Social de freguesia no projeto da recolha de material escolar, para colmatar a falta de material dos alunos nas escolas da freguesia. As crianças animaram o centro da freguesia com um desfile de carnaval muito colorido e animado, uma verdadeira vitamina de alegria para todos, tendo sido entregue um lanche a todos os participantes das escolas de Passô, Oliveira Lopes, Carvalho e Centro Escolar da Regedoura. Deu continuidade a projetos já iniciados e tentará desenvolver ações de sensibilização e de informação/esclarecimento sobre temas de caráter diversificado para a comunidade educativa. No momento que atravessa, apela ao desenvolvimento e fortalecimento das relações de solidariedade entre toda a comunidade. Agradece, ainda, o contributo de todos os associados, colaboradores e antigos membros, nomeadamente à Dra. Lassalete Borges que deixou de pertencer aos órgãos sociais, após 12 anos de colaboração.

O AGRUPAMENTO

abril de 2014 | ano 2 | Nº 5

Mensagem do Diretor do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul

NUNO GOMES*

Caríssimos alunos, pais e encarregados de educação, professores e assistentes técnicos e operacionais e parceiros, Dirijo-me hoje a todos vós com a sensação e a certeza do dever cumprido. Uma certeza que advém do facto de possuirmos dentro do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul um conjunto de pessoas extraordinárias que, na execução das suas tarefas e no desenrolar dos seus papéis (letivos e não letivos), têm realizado um trabalho digno de registo. Ainda há pouco tempo fui convidado para falar sobre a Escola Pública e na conclusão do debate foi aceite por todos os intervenientes que se constroem verdadeiros milagres dentro da Escola Pública apesar dos contextos educativos, sociais e económicos que a rodeiam. Nós, Agrupamento de Escolas de Ovar Sul, temos tido os nossos “pequenos” grandes milagres onde se realizam verdadeiros atos educativos responsabilidade dos nossos alunos, professores, pais e encarregados de educação e dos nossos assistentes. Há uns dias atrás fomos galardoados (uma tradição nossa!) no concurso Ciência na Escola promovido pela Fundação Ilídio Pinho: “Amem as daninhas, seus danadinhos”, com alunos do 1º ciclo do Centro Escolar da Regedoura, que tem por objetivo produzir papel a partir de ervas daninhas e “É Golfe? É, É !!!”, desenvolvido por alunos do ensino secundário da Escola Secundária Júlio Dinis, que visa avaliar o impacto dos campos de golfe na contaminação de aquíferos e apresentar uma solução ecológica. Nesta cerimónia, o próprio Engenheiro Ilídio Pinho referia de forma emocionada e sentida

que os professores são a mola da criatividade, do conhecimento, da ciência, do empreendedorismo fora e dentro das suas escolas. Outro grande milagre foi o prémio conseguido pelos nossos alunos do 1ºCEB do Centro Escolar da Regedoura no concurso “Mil Escolas” com o projeto “Água com Sentido(s)” promovido pela Sociedade Águas Douro e Paiva (mais uma tradição nossa). Outro grande milagre foi também (este inédito mas que passará a tradição em breve) o apuramento de um dos nossos alunos para a fase nacional das 32ª Olimpíadas Portuguesas da Matemática organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática. Ao designar todos estes achievements de milagres, pretendo não só brincar com o campo semântico da Quaresma como também sublinhar a importância destes factos que têm pouco de inexplicável, de sobrenatural ou divino mas sim acontecimentos reais que são fruto do mérito, competência, criatividade e inteligência de um conjunto de pessoas muito competentes e apaixonadas no seu trabalho. Uma palavra de apreço aos elementos que constituem a equipa do Gabinete de Comunicação do AEOS que têm conseguido, com grande mestria e sentido estético, manter o portal vivo e dinâmico. Uma palavra ainda para “O Nosso Jornal” relembrando que se encontra a decorrer o prazo para entrega de propostas para nova designação e logótipo. E gostaria ainda de apelar à vossa participação (de todos) para o concurso do AEOS “ Expressões de Liberdade” que foi pensado no âmbito dos 40 anos de comemoração do 25 de abril. Uma ótima Páscoa e façam o favor de ser felizes…

13

Dia Aberto no AEOS No passado dia 7 de março, a escola Júlio Dinis recebeu todos os alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do agrupamento. A visita compreendeu todos os espaços da escola sede. No percurso tiveram por cicerones os colegas mais velhos do curso profissional de turismo, que lhes mostraram os serviços administrativos, a direção, onde conheceram a equipa diretiva, a biblioteca, os laboratórios, as salas de aula, o polivalente e os espaços exteriores. A meio da manhã, os alunos do curso profissional de restauração organizaram um lanche, que foi distribuído individualmente a todos os pequenos visitantes. Um dia a inesquecível!

O dia aberto Na sexta-feira, dia 7 de março, os alunos do 1.º ciclo e da pré do agrupamento de escolas Ovar Sul foram à Escola Júlio Dinis. Fizeram experiências, lancharam e fizeram jogos muito interessantes. Quando acabaram as atividades, os alunos de Válega foram para a Escola Monsenhor Miguel de Oliveira onde, perto do meio-dia, comeram um almoço ligeiro e também fizeram actividades divertidas como brincar nos insufláveis. A seguir foram à sala do professor João fazer fotogramas. Todos os alunos participaram com entusiasmo em todas as actividades, especialmente nos insufláveis. Por volta das 15h30, cada turma regressou à sua escola. O dia foi cansativo, mas muito divertido. JOÃO CORREIA E PEDRO MARQUES – 4.º H ESCOLA OLIVEIRA LOPES

Dia Aberto visto pelos alunos O dia 7 de março foi um dia muito divertido. Fomos de autocarro até à Escola Secundária Júlio Dinis, onde vimos fazer várias experiências nos laboratórios. Uma das experiências que os meninos do 2º ano mais gostaram foi tocar nos órgãos do porco porque este animal tem um corpo muito semelhante ao do ser humano. Os meninos do 3º ano participaram na experiência de escrever o nome de uma menina com sumo de limão. Esperaram que o sumo secasse e, depois, com a ajuda do fogo de uma lamparina, consegui-

ram ver o nome dela. Todos foram cumprimentar o diretor da escola. Ao lanche os alunos comeram um croissant e beberam leite, oferecido pelo agrupamento e pela associação de pais. Em seguida, fomos de autocarro para a escola Monsenhor Miguel Oliveira. Ao chegar à escola dirigimo-nos a uma sala onde aprendemos a fazer um cão em dobragem (origami). Quando terminámos, fomos para o exterior da escola e em conjunto com todas as escolas do 1º ciclo e do ensino pré-escolar do

agrupamento, almoçámos sandes de febra, sumo e banana. À tarde fomos para uma sala onde nos ensinaram as características de uma fotografia. Num laboratório próprio vimos como se pode fazer uma foto. Por fim, fomos para o ginásio

e divertimo-nos muito, mas mesmo muito, imenso, nos insufláveis. E como começámos o texto, vamos terminá-lo, foi um dia muito divertido. ALUNOS DO CENTRO ESCOLAR DA REGEDOURA


ENTREVISTA

14 abril de 2014 | ano 2 | Nº 5

“Portugueses e espanhóis, têm culturas muito parecidas e têm muito mais semelhanças do que à primeira vista se pode pensar”

o nosso jornal

Juan José Castro Pérez é um professor de nacionalidade espanhola que se encontra no AEOS, como assistente, no âmbito do programa Comenius. Desenvolvendo atividades de apoio à docência de educação física e espanhol, trouxe algumas novidades ao funcionamento de algumas aulas no agrupamento. Tem 28 anos e é natural das Ilhas Canárias Professor Juan e Rita Nunes do 9º A

É professor de educação física. Que modalidade prefere? Gosto muito da prática de exercício físico, em geral. Como estive federado e pratiquei andebol durante 10 anos, gosto muito desta modalidade. Atualmente, sou treinador de futsal, o que muito me agrada, também. Na verdade, gosto muito de desporto… Sou também adepto de atividades ao ar livre, em contacto com a natureza, como as caminhadas, a escalada, a orientação, etc. Na sua vida académica qual foi o momento mais marcante? Atualmente, encontro-me inserido no Programa Comenius mas, desde sempre, tive vontade de partilhar experiências académicas com outros países e pessoas. Daí ter também participado no programa Erasmus, de mobilidade para estudantes, na Polónia, em Varsóvia, quando estava nos últimos anos de estudos na faculdade, para me tornar professor de educação física para o 1º ciclo. Considero que, neste país, tive uma das minhas melhores experiências nesta área profissional, porque estive em contacto com uma

realidade muito diferente, trabalhei com alunos ainda mais novos, com outros interesses; ir ao encontro dos anseios destes miúdos foi muito gratificante. A título pessoal, foi uma experiência muito enriquecedora. Gostei também muito dos primeiros momentos da minha prática pedagógica, ainda durante o percurso académico. Foi muito interessante conhecer a realidade e o dia-a-dia de uma escola. Que diferenças vê entre os alunos portugueses espanhóis? Não vejo grandes diferenças. Sendo povos ibéricos, portugueses e espanhóis, têm culturas muito parecidas e têm muito mais semelhanças do que à primeira vista se pode pensar. No entanto, constatei que os portugueses conhecem mais dos espanhóis e da Espanha, do que os espanhóis dos portugueses e de Portugal. Os alunos são igualmente muito parecidos: gostam das mesmas coisas, reagem da mesma maneira, têm os mesmos problemas… Porém, apercebi-me que, aqui, em Portugal, há mais respeito pela figura do professor. Em Espanha, a imagem do professor tem-se vindo a degradar.

“... em Portugal, há mais respeito pela figura do professor professor.. Em Espanha, a imagem do professor temse vindo a degradar degradar””

Que expetativas tinha ao vir para Portugal? O que pensava de Portugal? Vim para Portugal integrado no Programa Comenius que, como se sabe, é um projeto europeu de intercâmbio de professores. No início não tinha grandes expetativas, isto é, concretamente, não estava à espera de nada. Tudo seria novidade e qualquer experiência que este trabalho me proporcionasse seria bem-vinda, porque seria fonte de aprendizagem. Estava muito curioso

e cheio de “ganas” de aprender. No entanto, confesso: o país, em si, não me entusiasmou muito e fiquei mesmo contrariado. Tinha visitado Portugal em 1998. Era muito miúdo e não fiquei com uma boa imagem. Era o ano da Expo, Lisboa estava cheia de turistas e ficámos muito mal alojados. Isto causou-me muito má impressão, mas, atualmente, esta impressão está completamente apagada: gosto muito das pessoas, das cidades, da maneira de se estar na vida…. De que forma é que a sua estada em Portugal mudou a sua vida? No início, como já disse, não tinha grandes expetativas. Atualmente, sinto que esta experiência fez-me ver o futuro de outra maneira: viver em Portugal e aprender português deu-me outras oportunidades e abriu-me novos horizontes para o futuro próximo. Tenciono ir trabalhar em Lisboa e, quem sabe, no futuro, ir para o Brasil. Lá fala-se português, a língua que agora aprendi, e o Brasil apresenta-se como um país rico em oportunidades de trabalho.

os aspetos que destaca desta experiência, em Portugal? Estou muito contente com a escola onde “caí”, porque a equipa humana com quem desenvolvo o meu estágio, professores de educação física e de espanhol, é muito acolhedora e cria boas condições de trabalho. Acho, também, que fiz bem em optar por trabalhar numa cidade e alojar-me noutra. Gosto muito de Ovar, onde passo muitas horas do dia. É uma terra muito simpática, próxima de praias. Mas também gosto muito do Porto, onde vivo, pois oferece muitas possibilidades de lazer e tem um encanto particular. Aproveito ainda para fazer viagens pelo país. Já visitei Braga, Guimarães, Póvoa do Lanhoso, Coimbra, Aveiro e Lisboa. Encantou-me esta última cidade, os seus bairros típicos e os pastéis de belém. Muito obrigada por nos ter concedido esta entrevista. O nosso jornal deseja-lhe as maiores felicidades! ENTREVISTA REALIZADA COM A COLABORAÇÃO DA ALUNA RITA NUNES

Atualmente, quais são

DO 9º A


o nosso jornal

EVENTOS NO AGRUPAMENTO

abril de 2014 | ano 2 | Nº 5

15

Alunos da ESJD asssistem à palestra Plantando uma árvore na EBSVP

Durante a sessão

Mundial da Água/Dia Mundial da Floresta esteve a cargo dos alunos, na disciplina de Educação Visual, e dos projetos PES e Ecoescolas. Foi no dia 21 de março, logo cedo, na entrada principal da escola, que a comunidade educativa começou mais um dia a ouvir sons onomatopaicos, reproduzindo apontamentos sonoros da água na Natureza, acompanhados de uma projeção relativa a estes importantes recursos naturais. A decoração do espaço esteve a rigor, com a utilização de materiais reciclados, e estendeu-se a cada uma das portas das salas de aulas onde estiveram afixadas normas alusivas à utilização sustentável destes bens. Regras simples a lembrar que a proteção ambiental é um dever cívico de todos. Foram, igualmente, distribuídos folhetos à comunidade escolar e plantada uma árvore dando, assim, relevo à celebração destes dois dias, tão próximos no tempo, quanto no seu significado.

meio natural para o conhecer e avaliar. Foi isso que os alunos do 8.º ano da EBSVP se disponibilizaram a fazer, em trabalho de grupo, na disciplina de Ciências Naturais. O desafio consistia em pesquisar as características ambientais do meio, conhecer a opinião dos habitantes da freguesia de São Vicente de Pereira Jusã sobre a qualidade do ambiente onde vivem, tirar conclusões e divulgá-los à comunidade: escolar, local e entidades competentes na área autárquica e da saúde. Como alguns alunos testemunharam, este foi o trabalho mais difícil que tiveram que fazer até hoje. A sessão pública de apresentação dos resultados dos seis grupos de trabalho decorreu no passado dia 14 de março, no auditório da EBSVP e contou com a gentil presença de alguns representantes da Câmara Municipal de Ovar, da União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira Jusã, da Sr.ª Presidente do Conselho Geral, do Sr. Diretor, de professores e alunos do AEOS. Alguns resultados foram surpreendentes e chegou-se à conclusão que, afinal, este trabalho era apenas um novo ponto de partida para tanto do que há a fazer na área da defesa do ambiente na nossa região. Ficou a promessa da promoção de novas estratégias interventivas na melhoria das questões da sustentabilidade ambiental em São Vicente de Pereira.

Educação ambiental Assistência atenta Dia Mundial da água / Sessão pública de apresentação no Centro de Arte de A Associação dos Dia Mundial da Árvore dos resultados dos inquéritos Ovar amigos do Cáster “Poluição para que te quero” Alunos das turmas 7ºA, 7ºB, 7ºD, em EBSVP 8ºA, 8ºB, 8ºC e 8ºD participaram no Na EBSVP a dinamização das Se queremos trabalhar a Educação Ambiental, temos, no CER mês de janeiro nas ações de educação atividades relativas à comemoração do Dia então, que nos desinstalar da nossa zona de conforto e ir ao No dia 20 de fevereiro, a associação dos Amigos do Cáster veio à nossa escola. O Pedro Teiga e o Carlos Ramos sensibilizaram os alunos para a preservação da natureza e do rio Cáster. Alertaram para a poluição do nosso planeta, para a destruição da “casa” dos animais e dos próprios animais. Mostraram fotografias de alguns animais como o Pisco Ruivo, a salamandra de pintas amarelas, o Guarda-rios, os morcegos, a Coruja das Torres, as garças e o sapo verde. Estes senhores disseram que, para evitar a destruição do planeta, o homem deve colocar o lixo nos recipientes próprios, reciclar, reutilizar e proteger a natureza. A ação foi interessante e os alunos aprenderam muito. TEXTO COLETIVO – 2º F – EB OLIVEIRA LOPES

ambiental e visual dos Amigos do Cáster, promovidas no âmbito de “Ambiente Imagens Dispersas 2013 – 9º Encontro de Fotografia Cidade de Ovar”, tendo por pano de fundo as exposições de fotografia deste evento, patentes ao público na galeria do Centro de Arte de Ovar. Durante esta atividade, para além da apresentação dos Amigos do Cáster, promoveu-se a educação ambiental, através do conhecimento de alguns sujeitos da biodiversidade local, e a educação visual, com o apoio dos autores das imagens, fossem elas inerentes à exposição do concurso de fotografia, ou à exposição de autor, ou, ainda, relativas a notas técnicas do júri do concurso de fotografia. A participação dos alunos deste agrupamento teve o acompanhamento de professores do Departamento de Ciências Experimentais com apoio da docente Sisandra Sousa.

11º ano foi ao teatro Alunos do 11º ano deste agrupamento deslocaram-se ao Porto no passado dia 28 de janeiro, durante a tarde, para assistirem à representação teatral da peça Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett, como complemento da abordagem que é feita deste texto dramático nas aulas de português. A deslocação realizou-se de comboio e o destino foi a belíssima Estação de S. Bento. Já no Porto, o grupo subiu a pé os poucos metros que separam a estação do Teatro Sá da Bandeira, onde se decorreu o espetáculo. Divididos em pequenos grupos, e de regresso à estação, ainda houve tempo para um ligeiro desvio pela Avenida dos Aliados para retemperar forças num conhecido restaurante de fastfood, ou em confeitarias mais tradicionais, e ainda para uma breve visita à Livraria Lello. De realçar o comportamento correto dos alunos deste agrupamento que souberam respeitar e apreciar o trabalho de representação da companhia Actus, formada por um elenco com larga experiência profissional e académica. No fim, alguns alunos sublinharam o interesse que este tipo de atividades tem para o desenvolvimento da sensibilidade estética e artística.

“OLLIE” - Bristol School Theatre Company

No passado dia 29 de janeiro, as turmas do 2.º e 3.º Ciclos (7º ano) e a turma CEF - Operador de Fotografia, das escolas Básica de S. Vicente de Pereira Jusã (EB SVP) e Monsenhor Miguel de Oliveira (EB MMO) assistiram à peça “Ollie”, encenada e interpretada pela companhia The Bristol School Theatre Company, no âmbito da disciplina de Inglês, numa exibição realizada no polivalente da Escola Monsenhor Miguel Oliveira. A peça consistiu na adaptação da obra “Oliver Twist” de Charles Dickens e teve forte adesão e participação por parte dos alunos que a ela assistiram. Além dos momentos de diversão e bom humor presentes ao longo da peça, os atores envolveram os alunos que, de forma inesperada e surpreendente, foram chamados a participar em vários momentos da atuação e foi, sem dúvida, uma experiência a repetir. Departamento de Línguas - Inglês

O 6º ano foi ao teatro! No dia 17 de março, os alunos do 6º ano das escolas Monsenhor Miguel de Oliveira e de S. Vicente de Pereira realizaram uma visita de estudo ao Porto, para ver a peça de teatro “A aventura de Ulisses”, no teatro Rivoli. Saímos da escola às 9h da manhã e chegámos ao teatro por volta das 9h40, pelo que ainda tivemos tempo para brincar um pouco e lanchar. Às 10h15 entrámos no edifício para assistirmos ao espetáculo. Na peça “A Aventura de Ulisses”, a Odisseia foi encarada como um jogo de computador, criado e controlado pelos deuses, os grandes programadores do mundo, que no final da guerra de Troia resolvem lançar novos desafios a Ulisses. O regresso a Ítaca e o reencontro com a família foi o objetivo final deste jogo, em que se sucederam as aventuras, dificuldades, tentações e vitórias de Ulisses, sempre contando com a ajuda (ou oposição) dos Deuses. “A Aventura de Ulisses” tem direção artística de Cristina Basto, direção técnica de João Paulo Xavier e coordenação pedagógica de Sílvia Alvarez. Pelos comentários que ouvi, todos os alunos adoraram a peça, pois esta foi apresentada de uma forma bastante divertida e original, complementando de um modo muito interessante a obra que tínhamos estudado na aula. Foi, pois, uma manhã muito bem passada que nos enriqueceu a todos e nos proporcionou uma experiência bem agradável! ANDRÉ SEIXAS, 6º A


o nosso jornal

EM DESTAQUE

16 abril de 2014 | ano 2 | Nº 5

Síntese: atividades do 2.º período no Centro Escolar da Regedoura INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA A inauguração da nossa biblioteca realizouse no dia 21 de janeiro. Todos os alunos da nossa escola participaram. Apresentaram canções, teatros, poesias. Estiveram muitos pais presentes. Inauguração da biblioteca Carnaval do AEOS

Desfilando, aprendemos

Carnaval 2014 No dia 23/02/14, pelas 15h00, realizou-se o desfile de Carnaval das crianças, promovido pela Câmara Municipal de Ovar. Todos os alunos e professores das escolas do 1º Ciclo, do Agrupamento, descolaram-se de autocarro até ao mercado municipal e depois de muito frenesim, o desfile pelas ruas da cidade, foi um sucesso de alegria, cor e boa disposição. No dia 28/02/14, pelas 10h30, aconteceu outro desfile, para a comunidade valeguense e desta vez com a participação das escolas do Pré-Escolar e 1º Ciclo da freguesia de Válega. Neste desfile, os mais pequeninos brilharam pela primeira vez enquanto percorriam a Avª Comendador António Augusto da Silva sendo muito bonito ver a alegria e o movimento contagiante de todos os envolvidos.

VISIT AMIGOS DO CÁSTER VISITAA DOS ““AMIGOS CÁSTER”” No dia 23 de janeiro, estiveram na nossa escola os “Amigos do Cáster”. Falaram-nos do respeito e do cuidado a ter para com o ambiente. Mostraram-nos uma salamandra de pintas amarelas, um pássaro chamado Pisco e ensinaramA visita dos Amigos de Caster nos coisas sobre eles.

Pequena cientista

LITERACIA DAS CIÊNCIAS Estiveram na nossa escola os colegas do 12º, da ESJD, no dia 30 de janeiro, para realizarem connosco experiências de eletricidade e magnetismo. Em cada sala realizou-se uma experiência. Explicaram muito bem e aprendemos muito com eles.

Ciência para os mais novos

DESFILE DE CARNAVAL Participámos no desfile de Carnaval em Válega no dia 28 de fevereiro, fantasiados de Índios. Índios do AEOS

Pequenos gnomos

Inauguração da biblioteca do Centro Educativo da Regedoura No dia 28 de janeiro, ao fim da tarde, foi feita a apresentação pública da biblioteca do CER. A docente coordenadora das bibliotecas do AEOS, Mónica Bonifácio, abriu a cerimónia, com a apresentação deste novo espaço e com um agradecimento aos alunos participantes no espetáculo, às suas famílias e às docentes dinamizadoras. Estiveram presentes numerosos convidados, dos quais se destacaram elemen-

CENTRO ESCOLAR DA REGEDOURA, JI TURMAS B E C Dia Aberto

Os projetos do nosso Centro Escolar Aguardando a apresentação

tos da autarquia, membros da direção, docentes do agrupamento e familiares dos pequenos artistas – alunos do Jardim de Infância e do 1º ciclo do CER. Estas crianças

revelaram ao público muito talento e alegria, num sarau que compreendeu declamação de poemas, canto, projeção de curtas-metragens e pequenas encenações.

A festa da biblioteca vista pelos alunos No dia 21 de janeiro, os alunos do CER (Centro Escolar da Regedoura) fizeram uma festa na biblioteca, para toda a comunidade. A festa começou com a participação dos alunos da pré e depois com a turma do 1ºano. De seguida participaram os alunos do 2º e 3º anos e por fim os alunos do 4º. Finalmente a nossa festa acabou com todos os alunos

DIA ABERTO No dia 7 de março, fomos visitar a ESJD. Fizemos várias atividades desportivas, ouvimos histórias com fantoches e falámos com o Senhor Diretor. Também visitámos a EBMMO. Lá almoçámos, pintámos a cara, brincámos nos insufláveis e vimos um filme.

Todos queriram participar

e pessoas presentes a cantar o Hino da Regedoura. Foi um momento maravilhoso onde toda a gente

parecia estar satisfeita e divertida. ALUNOS DA TURMA J DO 2ºANO

A nossa escola, o Centro Escolar da Regedoura, está a desenvolver alguns projetos e com sucesso. Um deles é o orientado pela educadora social, Dra. Andreia, “Somos Regedoura, somos um só”. Temos realizado muitas atividades de temas diferentes relacionados com o saber ser, saber estar e saber fazer. Um outro projeto que está numa fase adiantada é o da Fundação Vox Populi, NEPSO (Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião) com o título “Energia Sorridente”. Já ultrapassámos diferentes fases do projeto e estamos quase a entrar na parte final (a dos inquéritos). Neste projeto pretende-se conhecer os hábitos das crianças face à toma diária do pequeno-almoço (obter energia) e conhecer o comportamento e motivação das crianças face à escova-

gem diária dos dentes (sorriso com dentes bonitos). Assim fica explicado o tema “Energia Sorridente”. Um outro projeto em que participaremos é o “Projeto Rios”, orientado pelos Amigos do Cáster e pelo Dr. Pedro Teiga. Neste projeto iremos aprender como tratar bem a Natureza, em especial um troço do Rio Negro. A nossa escola irá adotar um troço de rio e estudá-lo com pormenor e muito carinho. Por último, a nossa escola concorreu ao Projeto Mil escolas, promovido pela empresa das Águas do Douro e Paiva, com o trabalho “Água com sentido (s)” e fomos vencedores. Este projeto irá estudar o Cais do Puxadouro em Válega (pertinho da nossa escola), usando como ferramentas de base os nossos sentidos. Iremos ver, observar e registar o que lá se encontra,

cheirar a terra, a água as plantas e dar asas à imaginação; com o tato sentir a temperatura da água, a textura das plantas, a pele dos animais e segurar/manipular instrumentos científicos que nos trarão respostas às nossas dúvidas. Com a audição ouviremos os silêncio e os barulhos da Natureza, descobriremos outras linguagens, outras cadeias sociais (era um local de desembarque de caulino, produto do qual se faz a porcelana e também de armazenamento de sal) e, por fim, a jeito do paladar, vamos sentir e relembrar o sabor do sal e do peixe, que ajudavam na alimentação da época. Estamos com muito trabalho, mas como dizia alguém importante: ANTES DE PERDER PARA DAR VALOR, DÊ VALOR PARA NÃO PERDER. ALUNOS DO CER


o nosso jornal

AEOS no 10º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos Depois de uma fase de apuramento na Escola Secundária Júlio Dinis, [ver notícia], no passado dia 14 de Março, 18 alunos do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul, 6 do 2.º ciclo, 9 do 3.º ciclo e 3 do secundário, participaram no 10.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, no Fundão, acompanhados pelas docentes Cristina Rodrigues, Helena Leite e Maria Leonor Borges. Os alunos participaram de forma entusiasta e representaram de forma prestigiante o Agrupamento, destacando-se a participação do aluno Sandro Rezende, do 9ºC, que obteve o 3º lugar a nível nacional, na categoria do 3º ciclo, no jogo do HEX. De destacar que este evento teve cobertura televisiva.

Desafios e Problemas “Desafio e Problemas” é uma iniciativa do grupo de Literacia da Matemática, que visa, através de um concurso, desenvolver o gosto pela matemática e combater o estigma desta disciplina que a associa a dificuldades e aborrecimento. Assim sendo, com este concurso, pretende-se envolver toda a comunidade escolar e, acima de tudo, criar motivação para o pensamento matemático. No portal do agrupamento encontra-se publicado o regulamento deste concurso, assim como materiais que, depois de descarregados e realizados, podem ser entregues a um professor da equipa. Pode-se ainda participar, respondendo aos desafios através de formulário digital, que se encontra em http://aeovarsul.net/portal/index.php/ clubes-e-projetos/equipasde-literacia/matematica/ 296-desafios-e-problemasmateriais

EM DESTAQUE

abril de 2014 | ano 2 | Nº 5

Literacia das ciências

32ª Olimpíadas Portuguesas de Matemática

No dia 30 de janeiro, os alunos de Química do 12.º CTA e CTB deslocaram-se ao Centro Educativo da Regedoura para apresentarem e ensinarem aos alunos do ensino pré-escolar e 1º Ciclo a construção de alguns materiais baseados em conhecimentos de Física e Química. Esta atividade estava inserida na divulgação das Ciências prevista pela equipa da Literacia das Ciências.

Sessão muito participada

Texto sobre a vinda dos alunos do 12º ano ao CER – Atividade experimental A vinda dos alunos do décimo segundo ano à nossa escola foi fixe. Foi no dia 30 de janeiro de 2014, da parte da manhã. Eles trouxeram jogos que nós jogámos. No jogo dos ímanes, tínhamos que chegar ao outro lado da tina de água com uma rolha a flutuar. Essa rolha tinha um pionés e era guiada por um íman. Numa outra sala tínhamos o jogo do não tocar no arame com uma argola de metal. Se tocássemos, apitava e perdíamos a vez de jogar (ao fim de três

vezes a tocar). Na sala multiuso tínhamos o jogo de pescar peixes também usando um íman. Formámos duas equipas (a dos peixes azuis e a dos peixes vermelhos) e venceu a equipa dos peixes vermelhos. Nas salas seguintes, havia experiências com pilhas. Até fabricámos uma pilha com sumo de laranja (que esprememos de uma laranja), esponja e alguns metais; outra com gelatina e até estivemos numa sala onde nos perguntaram o nome e o que

O dia do Pi No passado dia 14 de março, festejou-se no nosso Agrupamento o Dia do PI. Organizou-se uma exposição com trabalhos alusivos ao número pi e realizou-se também o “Concurso de Memorização dos Algarismos do PI”.

queríamos ser quando fossemos grandes. Jogámos uns jogos em que quando acertávamos a luz acendia (sistema de pilhas e polos negativos e positivos) e aprendemos palavras em inglês: apple, orange, banana; peach. Foi mesmo muito bom os meninos do décimo segundo ano terem vindo à nossa escola mostrar estas coisas da eletricidade, das pilhas e dos ímanes. Gostámos muito!

Esteve patente ao público na biblioteca da escola sede trabalhos realizados pelos alunos dos 7.º A, B, C e D, inseridos nas comemorações do carnaval. Estas atividades de criação plástica englobaram trabalhos de composição sobre o movimento de rotação, através da construção de “Mandalas”, vistos numa perspetiva do carnaval.

Resultados obti dos no “Concurso de obtidos Memorização dos algarismos do PI”

3.º CICLO 1º Lugar: João Reis - 7ºH (213) 2º Lugar: Fabiana Gomes – 9ºI (139) 3º Lugar: Cristiana Gomes – 7ºI (111)

VÁLEGA 3.ºCICLO 1.º LUGAR: Anthony Pereira 8.ºE (69) 2.º LUGAR: Rafaela Valente – 9.ºF (47) 3.º LUGAR: Ana Pinho – 7.ºE (44) JÚLIO DINIS 3.ºCICLO 1.º LUGAR: Fabiana Pinho, 7.ºC (76) 2.º LUGAR: Beatriz Silva, 7.ºC (72)

ALUNOS DA TURMA L

Comemorações do carnaval no AEOS

O pi na escola Júlio Dinis

S. VICENTE PEREIRA 2.º CICLO 1º Lugar: Rita Costa – 5.ºE (64) 2º Lugar: Margarida Leal – 5.ºD (51) 3º Lugar: Sara Costa – 5.ºE (36)

17

Trabalho exposto

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática, são um concurso de problemas de Matemática, dirigido aos estudantes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e também aos que frequentam o ensino secundário, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática. As OPM decorrem em três fases: Uma primeira eliminatória, que se realiza em todas as escolas que manifestem a intenção de participar; Uma segunda eliminatória, que funciona como uma final regional, que decorre em algumas escolas do país e para a qual são selecionados alguns alunos; Uma Final Nacional, que decorre numa escola convidada para organizar esta etapa das Olimpíadas. A 1.ª eliminatória realizou-se no passado período e contou com a participação de 52 alunos do AEOvarSul, distribuídos pelas seguintes categorias: Categoria júnior (6.º e 7º ano): 17 alunos; categoria A (8.º e 9.º ano): 25 alunos e categoria B (secundário): 10 alunos. A Escola Secundária Júlio Dinis foi selecionada para a realização da 2.ª eliminatória, que ocorreu no dia 15 de janeiro e contou com a participação de 8 alunos, 5 alunos do AEOvarSul. De salientar a presença do Professor Nuno Gomes, diretor do AEOvarSul, no início da segunda eliminatória, que num gesto de reconhecimento pelo mérito da participação dos alunos, lhes deu as boas vindas, presenteou com algumas lembranças do Agrupamento e desejou boa sorte para a prova. No próximo nímero, daremos conta da participaão do aluno José Miguel Pinto do 9ºA, na final das 32ª Olímpiadas da Matemárica

Torneio Interno de Jogos Matemáticos No passado dia 28 de fevereiro, realizou-se na Escola Secundária Júlio Dinis, no período da manhã, um torneio de jogos matemáticos (Avanço, Hex e Rastros). Esta atividade contou com a participação de 40 alunos e visou o apuramento de 3 do ensino básico para representar a escola/agrupamento no dia 14 de março, no Fundão. O torneio foi organizado pelo Centro Experimental de Matemática e contou com a colaboração de dois alunos do curso 12.º GD, Fábio Tavares e Ricardo Moreira. Teve ainda o apoio da direção do Agrupamento que gentilmente ofereceu prémios de participação para os primeiros classificados. Foi uma manhã muito bem passada por todos os intervenientes: fomentou-se o gosto pela matemática, recorrendo a atividades lúdicas, e promoveu-se o desenvolvimento de destrezas motoras, rapidez de decisão, velocidade de raciocínio, solidariedade, imaginação, criatividade e a capacidade de criar estratégias, aprendizagens e destrezas que se constroem enquanto se joga.


18 abril de 2014 | ano 2 | Nº 5

o nosso jornal

ATIVIDADES

Ação de formação Relações Interpessoais e Gestão de Conflitos Vista da assistência

Violência no namoro e bullying No passado dia 21 de fevereiro, na cantina da Escola Secundária Júlio Dinis, em Ovar, realizou-se uma ação de formação sobre violência no namoro e bullying. Nesta ação de formação participaram as turmas de 8º ano desta escola. Foi dirigida pelo agente da P.S.P de Ovar, João Frias, e por dois membros da Cruz Vermelha de Ovar. Durante a sessão foram abordados vários tipos de violência, nomeadamente, no namoro e bullying, assim como principais causas e circunstâncias em que se manifestam. Também foram dados alguns conselhos aos alunos para prevenção de eventuais problemas relacionados com as temáticas apresentadas. Os alunos participaram na sessão com atenção e interesse em tudo o que lhes foi dito. XAVIER DUARTE, 8º B

Alunos participantes

Sessões de Astronomia Nos dias 6 e 9 de dezembro, realizaram-se, nas escolas do agrupamento de Ovar Sul, várias sessões de astronomia, que decorreram num planetário portátil, no âmbito da disciplina de Físico – Química e, no caso da Escola de S. Vicente de Pereira, conjuntamente, com a disciplina de Ciências Naturais. A atividade foi direcionada para os alunos que frequentam o 7.º ano de escolaridade, que aderiram, com muita recetividade, à dinâmica implementada pelo astrónomo José Augusto Matos. O impacto criado por esta iniciativa conduz a que se proponha a sua repetição no próximo ano letivo, a bem da motivação e do interesse demonstrado pelos alunos.

Nos dias 23 de dezembro e 2 e 3 de janeiro, 60 funcionários do Agrupamento de Escolas Ovar Sul beneficiaram de uma ação de formão sobre relações interpessoais dinamizadas pela psicóloga do Agrupamento, Dr.ª Filipa Coelho. De acordo com depoimentos publicados no portal do agrupamento, a recetividade do públicoalvo a esta iniciativa foi muito positiva. Registam-se, a título de exemplo, alguns testemunhos dos participantes desta iniciativa: “As ações de formação são uma maisvalia para a nossa formação, não só profissional, como também pessoal”, “[…] só através de uma boa relação com os outros e com trabalho em equipa se consegue obter bons resultados, ou ainda “ouvimos e refletimos sobre a atitude e postura que mantemos na relação com os outros, mas que, nem sempre, é fácil; a verdade é que todas as coisas são difíceis, até se tornarem fáceis”.

Diretor do agupamento, prof. Nuno Gomes, Chefe João Duarte e prof.ª Branca Silva

Conversa e reflexão sobre direitos e deveres das crianças e jovens Realizou-se, no dia 21 de março, 6.ª feira, pela 21h30, na Escola Secundária Júlio Dinis (escola sede do AEOS) um serão para pais e encarregados de educação onde se abordou a temática “Direitos e deveres das crianças e jovens”, sendo convidado especial o Chefe João Duarte. Apesar de a participação não ter sido numerosa, os presentes foram de opinião de que esta iniciativa, de conversa e de reflexão entre pais e encarregados de educação e docentes sobre problemáticas do interesse dos seus filhos/ educandos, se revestiu de bastante interesse.

Durante a apresentação

Palestra sobre a obesidade Decorreu, na Escola Básica Monsenhor Miguel de Oliveira, nos dias 24 de 26 de fevereiro, uma palestra sobre obesidade. Esta atividade foi dinamizada pelo Dr. Manuel Alexandre Amaral Henriques, natural de Válega e ex-aluno desta escola, e destinou-se aos alunos dos 8.º e 9.º anos. Nas sessões foram abordados, entre outros, os seguintes temas: conceito e fatores que potenciam a obesidade, perigos da obesidade, anorexia e bulimia, dietas corretas e incorretas e comportamentos promotores de uma vida saudável (exercício físico e alimentação). A atividade foi organizada pelos alunos do 8.º E e pela sua diretora de turma, em articulação com as disciplinas de educação física, ciências Naturais e com o PES (Projeto de Educação para a Saúde). As sessões tiveram um grande acolhimento por parte dos alunos que participaram com interesse e empenho.

Visita de Estudo No passado dia 1 de abril todas as turmas do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul foram assistir à representação da peça - Auto da Barca do Inferno - de Gil Vicente no teatro Rivoli, no Porto. Da parte da tarde foram visitar a Escola de Artes e Ofícios. A visita, de um modo geral, correu bem com apreciações positivas tanto da peça como da escola. Na minha opinião, a peça foi muito bem encenada, mas houve algumas incoerências como um MC Parvo e a ausência das Barcas. Na Escola de Artes e de Ofícios conseguimos ver o trabalho necessário até à produção de uma peça. HUGO SANTIAGO, 9º ANO


o nosso jornal

ATIVIDADES

abril de 2014 | ano 2 | Nº 5

19

Visita às Pedras Salgadas

Foto de grupo

Encontro Entre Escolas de Educação Moral e Religiosa Católica Nos dias 24 e 25 de janeiro de 2014, as turmas do 8.º e 9.º anos do nosso agrupamento encontraram-se com os alunos do Agrupamento de Escolas de Lousada, na Serra da Estrela. O 1.º ponto de encontro foi em Viseu. Visitámos a Sé e tivemos a oportunidade de observar o Tesouro de Arte Sacra que se encontra em exposição, no museu. O grande encontro para estes dois dias realizou-se na “Quinta do Crestelo”, em Seia. Fizemos várias atividades como escalada, slide, caça ao tesouro e equitação, entre outras. Foi numa atmosfera alegre que nos instalámos nos dormitórios. Depois de tanto cansaço por se ter participado em tantas atividades, chegou a tão esperada hora do jantar. Terminámos o dia com uma noite de música, dança e

Atividades radicais

muita diversão. O dia seguinte, e após o pequeno-almoço, fomos de

autocarro à Torre, em plena Serra da Estrela. Estava um tempo muito frio, com muito gelo e a serra estava coberta de neve. Após almoço foi o fazer de malas e a tristeza pelo regresso a casa. É sempre bom voltar a casa. Mas foi o convívio e a partilha com os outros alunos que mais gostamos nesta visita/viagem à Serra da Estrela. RITA PESSOA, 9.º A

Aprendemos a montar a cavalo

Semana da Internet Segura

Durante a sessão na ESJD

Na semana de 10 a 14 de fevereiro, comemorou-se “A Semana da Internet Segura” no agrupamento. No dia 10 de fevereiro, das 15h10 às 16h40, todas as turmas do 7.º ano da Escola Secundária Júlio Dinis

participaram numa sessão dinamizada por uma Equipa do Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro, constituída pela Drª. Maria José Loureiro, e pelo Dr. Diogo Meira. Contou ainda com a presença do Sr. Agente

Principal da PSP de Aveiro, Jorge Bernardino. Estes elementos trabalham no âmbito do projeto Seguranet. A ação permitiu sensibilizar os alunos para a utilização segura da Internet, focando perigos ao navegar na rede.

No dia 24 de Fevereiro, os alunos do 10.º e 12.º anos do Curso Profissional de Técnico de Turismo, da Escola Secundária Júlio Dínis, realizaram uma visita de estudo ao Pedras Salgadas spa & nature park, um conjunto turístico de 4 estrelas situado no concelho Vila Pouca de Aguiar. Este parque foi premiado pela revista Travel and Leisure como o melhor resort do mundo. Do Pedras Salgadas spa & nature park fazem parte o Spa Termal, as fontes das águas das pedras, e o casino que acolhe vários eventos, Eco Houses e Tree Houses. Neste momento está a ser construído também um espaço que visa entreter os turistas durante a sua estada, mantendo o cuidado pela valorização do património arbóreo e paisagístico. No Spa termal as pessoas realizam tratamentos com água das pedras. Estas águas têm fins medicinais, ajudando no tratamento de problemas do aparelho digestivo, circulatório, doenças do sistema nervoso e doenças de nutrição. As Eco Houses foram idealizadas pelo arquiteto Luis Rebelo de Andrade, com o objetivo de proporcionar todo o conforto de um hotel, integrado na natureza. Existem 12 Eco Houses e cada uma tem um nome de uma árvore existente no parque. Por exemplo, Casa do Abeto e Casa do Cipreste. São construidas em ardósia e madeira e suportadas por estacas para não danificar as raízes das árvores. As Tree Houses são o resultado do desafio de criar as imaginárias casas de árvores e estão associadas ao afastamento das ideias ditas “normais” da construção. Após a visita ao parque, os alunos visitaram a fábrica das pedras salgadas situada a cerca de 1 km do parque. É neste local que se dá o engarrafamento das famosas águas das pedras. Esta visita foi agradável e muito enriquecedora. MAFALDA SILVA, 10.ºTT

À conquista do castelo

Visita de estudo a Braga e a Guimarães do 10.º TT Os alunos do 10.º ano do curso profissional técnico de turismo, no passado dia 14 de março, realizaram uma visita de estudo a Guimarães, ao Monte Latito (Paço dos Duques de Bragança, Capela de S. Miguel e Castelo de Guimarães), e a Braga, para conhecer a Sé e o Mosteiro de Tibães. As visitas foram guiadas por profissionais, devidamente qualificados, que proporcionaram aos alunos o desenvolvimento de conhecimentos, quer históricos, quer sobre os recursos turísticos na região.

As árvores de Natal do 10º TT

Árvore da GB

De 6 a 13 de dezembro, a turma do 10ºTT realizou um projeto de Natal que consistiu na criação de uma árvore de Natal alusiva a um país da Europa, na qual foram representados os principais pontos turísticos e as tradições natalícias de

cada país. Representando os países escolhidos pelos grupos foram a Alemanha, o Reino Unido, a Espanha, a Dinamarca e a Itália. Foram utilizados vários materiais para a construção das árvores como cartão, algodão, tecido, pinhas e até bugalhos. A turma empenhou-se, a tensão foi muita, mas, no final o resultado foi excelente, acabando por cada árvore ser apresentada aos professores, funcionários e à direção da escola. As árvores ficaram expostas durante a época natalícia e a turma ficou orgulhosa pelo resultado alcançado. RENATA SILVA ANDRADE, 10º TT

Visita de Estudo - DiverLanhoso Nos dias 20, 21 e 22 de Fevereiro de 2014 e pelo segundo ano consecutivo, os alunos das turmas 11.º e 12.º Gestão Desportiva realizaram uma visita de estudo ao DiverLanhoso (Povoa de Lanhoso), onde puderam praticar atividades radicais. O DiverLanhoso é um lugar com 170 hectares de espaço verde, que oferece um variado leque de atividades de aventura e lazer, sempre acompanhadas por monitores especializados. É considerado um dos maiores parques da Europa, englobando mais de 50 atividades de desporto aventura e natureza. Também possui alojamento em casas de troncos de madeira, restaurante com gastronomia típica do Minho e salas multiusos. Esta visita teve grande recetividade por parte dos alunos.


20 abril de 2014 | ano 2 | Nº 5

o nosso jornal

ATIVIDADES / TRABALHOS DOS ALUNOS

AEOS participou no Parlamento dos Jovens 2013/14 Como já é tradição, o nosso agrupamento participou no programa Parlamento dos Jovens, promovido pela Assembleia da República e organizado em colaboração com outras entidades. Este projeto visa promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de atualidade. Nesta edição, os temas aprovados pela Assembleia da República foram os seguintes: Ensino secundário “Crise demográfica (emigração, natalidade, envelhecimento)”. Ensino básico “Drogas - evitar e enfrentar as dependências”. Nas eleições no agrupamento, concorreram duas listas, no ensino básico, e três, no secundário.

Campanha eleitoral: a videoconferência do debate no básico O debate, sob a forma de videoconferência, realizou-se no dia 15 de janeiro, na biblioteca a partir das 12h00, para o ensino básico, e pelas 15h00, para o ensino secundário. Durante as sessões, abertas ao público, a biblioteca ficou cheia. A videoconferência está disponível online no site da escola. TIAGO JESUS, 8ºB

Deputado Nuno Santos visita AEOS No âmbito da participação do AEOS no “Parlamento dos Jovens”, no dia 20 de janeiro de 2014, na biblioteca da escola sede, o deputado do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, esteve presente no debate conjunto do ensino básico e secundário. Nesta sessão participaram ainda as turmas, dos dois níveis de ensino, envolvidas no referido programa, acompanhadas pelos respetivos professores.

Profª Alcinda Almeida, subdiretora, prof. Luís Neto e deputado Nuno Santos

Eleição da mesa para a sessão distrital No passado dia 26 de fevereiro, decorreu no Instituto Português da Juventude, em Aveiro, a eleição da mesa para a sessão distrital do parlamento dos jovens. O nosso Agrupamento foi representado, no ensino básico, pela Viviana Nunes, do 8ºE, e, no ensino secundário, pelo Eduardo Pereira, do 10ºCTB. Muito embora estes alunos tenham participado pela primeira vez nesta atividade e terem concorrido com colegas mais velhos e com mais experiência, tiveram uma excelente prestação, falhando por pouco a sua eleição. Ficaram, assim, abertas ótimas perspetivas para uma futura participação.

Epopeia de especiarias P

arece que Os Lusíadas sempre estiveram por cá, mesmo quando ainda não estavam escritos. É como se, à medida que a história era conquistada, através de viagens e batalhas travadas, reinos edificados e tempestades ultrapassadas, as palavras se iam desenvolvendo naquele livro de capa de couro pobre e com um singular pelicano. E, como não podia deixar de ser, desde sempre foi estudado por jovens adolescentes, na esperança de que com esta grande obra, de monstruoso valor, eles crescessem em termos literários e pessoais. Naturalmente chegou a minha vez, assim como a de centenas desses entusiastas que talvez não tenham ficado tão entusiasmados com a ideia de ler, ouvir e reler uma obra tão extensa. No entanto, é obrigatório e passados alguns episódios, todos encontrámos algo de que gostar. Para mim, foi o tema. Temos de admitir que Portugal não é homenageado todos os dias, então Camões fez uma obra grandiosa para durar séculos. Outro aspeto que me agradou foi o facto de os Deuses, essas figuras tão importantes, intervirem e se preocuparem com o destino dos navegadores lusitanos e com as recompensas que estes iriam receber. Por fim, gostei da narração da História de Portugal, a cargo de Vasco da Gama pois é feita com orgulho e paixão. No entanto, como sempre acontece, há aspetos que não me fizeram tão felizes assim, um deles é o vocabulário e que nos leva logo ao segundo: o facto de a narrativa se tornar maçadora. O vocabulário é o da época, logo, de difícil compreensão, e o facto de este nos obrigar a ler cada estância três vezes, pode tornar a obra enfadonha. Por fim, não gostei de Camões destruir a fantasia de um Adamastor vivo. Uma figura tão grandiosa não podia simplesmente morrer com umas palavras meigas. No máximo ficava comovido, deixando passar, não só os portugueses, como também quem por lá quisesse passear. Em suma, é um texto de leitura obrigatória para qualquer português, ou quem, simplesmente, queira ler um bom livro, por ser um tão grandioso. Apesar de se poder tornar maçador isso não tira a vontade de o acabar e sentir orgulho.

Os Lusíadas

INÊS SOARES, 9ºE

S

enti-me curiosa por abrir o manual como em todos os anos, antes de começar as aulas. Quando me apercebi que era este ano que iria estudar Os Lusíadas fiquei assustada. Pensei que iria ser um ano para esquecer devido ao facto de poder não compreender a grande variedade de palavras que me era desconhecida. O novo ano começou e Os Lusíadas foi logo um dos primeiros livros a ser riscado, sublinhado e escrito em cada espaço. Tudo parecia confuso. Das primeiras coisas de que me lembro é do Consílio dos Deuses, um dos episódios para mim mais marcante, pelo facto de haver um debate, algo que despertou a minha atenção. O Adamastor e a referência ao povo Português foram outros aspetos que me marcaram, pelas falas e pela expressão de sentimentos. A linguagem desta obra não foi nada fácil, tudo o que eu temia acabou por bater certo. O episódio de Inês de Castro e o Regresso a Portugal foram episódios sem sentido. No episódio de Inês de Castro as únicas coisas de que se ouvia falar era de traição e morte. Qual é o problema de duas pessoas se amarem? O povo daquela altura era assim tão complicado? Perguntas atrás de perguntas. Os Lusíadas, é para mim uma obra com muitas perguntas sem respostas, mas além disso uma obra muito bem estruturada e com uma verdadeira aventura. MÉLANIE TEIXEIRA, 9ºB

Os Lusíadas

E

ncontro-me agora no nono ano de escolaridade, ano de exame e também tão esperado devido ao facto de estudarmos Os Lusíadas. Sempre tive, ou me foi transmitida uma ideia negativa d´Os Lusíadas. Para começar penso que Os Lusíadas é um obra muitos extensa, de difícil compreensão e interpretação, mas nada que um pouco de atenção nas aulas e estudo não resolva. Considero um privilégio podermos, nós, adolescentes, ler uma obra de um poeta português tão conhecido. Não tenho preferência de episódios, gostei mais de uns do que de outros, como é óbvio, mas talvez devido ao facto de este tipo de texto não ser muito o género de que gosto e costumo ler, nenhum episódio me marcou. A meu ver, falar e estudar pormenorizadamente Os Lusíadas não foi assim tão massacrante como a ideia que tinha em mente. Foi bom ler nas palavras de Camões a sua versão de uma viagem tão importante. ANA COSTA, 9ºB

2º encontro na Piscina Municupal

Concentração de Natação Adaptada Realizaram-se, neste período, dois encontros de natação adaptada. O 1.º teve lugar no passado dia 12 de fevereiro, no Complexo Desportivo e de Lazer de Estarreja. A 2.ª Concentração ocorreu no dia 19 de março, na Piscina Municipal de Ovar. Para além do AEOS, contou com a participação das escolas de Ílhavo, de S. Bernardo, de João Afonso, de Águeda, da Branca e de Pardilhó, num conjunto de 55 alunos. A organização deste evento foi da responsabilidade do grupo/ equipa de Válega e contou com a colaboração dos estagiários do 12.º GD da Escola Secundária Júlio Dinis. Como parceiros da atividade salienta-se a Câmara Municipal de Ovar, a Piscina Municipal de Ovar, o Clube de Canoagem de Ovar e a Escola de Surf Animal do Furadouro. Parabéns a todos os participantes e um agradecimento especial a todas as entidades que proporcionaram este momento de convívio desportivo aos nossos alunos das necessidades educativas especiais.

Torneio de xadrez

Encontro Inter-Escolas de Xadrez No passado dia 28 de janeiro de 2014, a partir das 10h, realizouse, na sala de convívio da Escola Secundária Júlio Dinis, um torneio, envolvendo alunos de vários ciclos de ensino, com a participação das seguintes escolas: Es Júlio Dinis, EB. Aires Barbosa, Externato de S. Miguel, ES. Estarreja, ES. Jaime Magalhães Lima e ES. José Estevão.


o nosso jornal

ATIVIDADES

21

Ven a cantar con los Reyes Magos

RAID BTT - 23Km No passado dia 15 de março, realizou-se pelas 09h45, na biblioteca da Escola Secundária Júlio Dinis, uma palestra sobre BTT, com a presença do Sr. Martinho, comissário da Associação de Ciclismo de Aveiro. No dia seguinte, entre as 09h30 e as 13h00, realizou-se a prova RAID BTT - 23Km, com a participação dos alunos dos 11.º e 12.º anos do curso profissional de técnico de apoio à gestão

abril de 2014 | ano 2 | Nº 5

Dramatização

S. Valentim na EMMO Em plena ação

desportiva e dos professores Paulo Aguiar, Eduardo Ferreira, Luís Filipe Fernando e Juan Castro Perez.

Foto de grupo

1ª Concentração de Desportos Gímnicos No passado dia 29 de janeiro, o Grupo/Equipa de Ginástica Artística da Escola Secundária Júlio Dinis (ESJD) participou na 1ª Concentração de Desportos Gímnicos, realizada no Instituto de Promoção Social da Bairrada (IPSB), em Bustos. O clube levou 5 ginastas do sexo feminino e 4 do sexo masculino, que competiram no nível 2 (3 raparigas e 3 rapazes) e no nível 3 (2 raparigas e 1 rapaz) nos aparelhos solo, trave e plinto. Todos os ginastas tiveram uma prestação muito boa, tendo por isso superado as expetativas da professora responsável pelo clube. Manifestaram, igualmente, uma atitude responsável e de companheirismo durante a competição.

Reis Magos e seu séquito

Nos dias 6 e 10 de janeiro, um grupo de alunos do agrupamento foi cantar os Reis, visitando as salas dos funcionários e os Serviços Administrativos nas escolas ES Júlio Dinis e Monsenhor Miguel de Oliveira – Válega e, ainda, o gabinete da direção. Os alunos das turmas de espanhol do 7º ano tiveram vários ensaios para aprender um “villancico”, cântico de natal tradicional, a fim de cantar os Reis na primeira semana do 2º período. Acompanhados pelos Reis Magos, esses alunos dirigiram-se às salas onde fizeram ouvir as suas vozes. No final da atuação, os Reis Magos distribuíram caramelos à assistência. Esta atividade foi organizada para marcar esta efeméride com uma importância muito significativa no país vizinho. De facto, o dia de Reis marca o final das festividades natalícias e corresponde ao dia de troca de presentes em Espanha. Na véspera à noite, uma grande “cabalgata” (desfile) é organizada nas principais cidades juntando aos carros alegóricos dos Reis Magos todo um mundo de fantasia que encanta os mais novos. Ao longo do percurso que atravessa as principais artérias da cidade, os Reis Magos distribuem caramelos às crianças. Na manhã seguinte, as crianças abrem os seus presentes, após um bom pequenoalmoço feito de churros e chocolate quente

Pancake Day

Pancake Day cheio de animação Equipa de Futsal feminino e profº Paulo Aguiar

Encontro Futsal Feminino No dia 20 de janeiro de 2014, a equipa feminina de Futsal da Escola Júlio Dinis teve um encontro na ES. Jaime Magalhães Lima. Os resultados foram os seguintes: Sec. Jaime Magalhães Lima 13 x Sec. de Anadia 1 Sec. de Anadia 0 x Sec. Júlio Dinis 9 Sec. Júlio Dinis 0 x Sec. Jaime Magalhães Lima 9

No dia do Pai … Nós, as crianças do Jardim de Infância de Carvalho, convidámos os nossos pais para virem à nossa escola no dia 19 de março. Fizemos um pequeno convívio onde conversámos, apresentámos os nossos trabalhos, cantámos uma canção e oferecemos uma prendinha acompanhada de um postal com uma mensagem: “ Pai amigo, gosto de brincar contigo”. Foi muito divertido e gostámos muito, obrigado PAI por teres vindo!

Pancake Day, também conhecido como “Shrove Tuesday” (Terça-feira de Carnaval/ ou Mardi Gras – Fat Tuesday) é o dia anterior ao da Quarta-feira de Cinzas. Na impossibilidade de o festejar no próprio dia, este evento foi realizado a 28 fevereiro, com algumas tréguas por parte de S. Pedro. A colaboração dos alunos do nono ano, professores e funcionários, foi importante para o êxito das atividades. As pancakes estiveram à venda, simples ou com recheio, em grande número, e, esgotaram-se! Os alunos organizaram-se em duas equipas de 23 alunos: ‘Pancakes simples’ vs ‘Pancakes com recheio’ (sem e com coletes azuis, respetivamente) para realizar um ‘Mob football’ que terminou num empolgante 17-7, no marcador. Foi um momento sem igual que culminou num Pancake prom juntamente com o visionamento de um filme. A atividade proporcionou muita alegria, divertimento e convívio entre todos. Os alunos marcaram presença e já anseiam pelo próximo ano!!

La chandeleur Na segunda-feira, 3 de fevereiro, na Escola Básica Monsenhor Miguel de Oliveira e na Escola Básica São Vicente Pereira, celebrou-se a “Chandeleur”, comemoração típica francesa, com a confeção e venda de crepes, audição de música francesa e muita animação. Esta atividade de cariz cultural pretendeu dar a conhecer a França, suas tradições, cultura e história.

O dia 14 de fevereiro foi o dia de São Valentim e, este ano, foi comemorado na BEMMO (Biblioteca Escolar Monsenhor Miguel de Oliveira) com muita alegria, romantismo e emoção. O 7.º E apresentou uma dramatização da história de Vanina e Guidobaldo, extraída da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen, O Cavaleiro da Dinamarca, e, ainda, um concurso de Pares Amorosos Famosos, entre os quais, Tristão e Isolda, Romeu e Julieta, Dante e Beatriz, Pedro e Inês, Ulisses e Penélope e muitos outros… Por sua vez, o 7.ºF declamou poemas de amor de grandes poetas da nossa literatura, como Luís de Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Alexandre O‘Neill, Miguel Torga e António Gedeão. Esta atividade foi desenvolvida no âmbito do Clube de Oralidade, em articulação com a BEMMO e as disciplinas de Português e Música, Movimento e Drama. Tivemos, ainda, a participação da turma do 1.ºE, da Escola Básica Irmãos Oliveira Lopes, com a apresentação de “Apaixonado é…”, uma troca de ideias sobre o que é estar-se apaixonado, uma apresentação, em powerpoint da obra “Apaixonados”, de Rébecca Dautremer, e a representação de “Gosto de ti”, uma divertida e musical declaração de amor. A participação da Avó Ilda Barge, com a leitura de vários poemas, da sua própria autoria, constituiu um dos momentos altos da manhã.

O amor esteve no ar

Dia de S. Valentim No âmbito das comemorações do S. Valentim, a biblioteca da ESJD promoveu atividades que contaram com a participação da comunidades escolar: - uma exposição de corações em origami, alusivos ao tema; - uma caixa de correio, onde foram depositadas cartas anónimas de amor/ amizade, entregues, posteriormente, aos destinatários.


o nosso jornal

EM DESTAQUE

22 abril de 2014 | ano 2 | Nº 5

Festa de homenagem a Antónia Vidal de Castro

Alunos e professores

Atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Comenius

Da esquerda para a direita, Ana Moura, veradora da educação, Salvador Malheiro, presidente da CMO, e a homenageada, Antónia Vidal de Castro

Antónia Vidal de Castro, professora e responsável pela direção da Escola Secundária Júlio Dinis, enquanto presidente do conselho diretivo/executivo e diretora, e ainda presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul, foi homenageada num jantar convívio, no passado dia 14 de março, no refeitório da escola sede (ESJD) por ocasião da sua recente aposentação. A festa foi promovida pela direção do agrupamento e pelo conselho pedagógico e contou com a colaboração de equipas de docentes, funcionários e alunos para a sua concretização, sendo de salientar a animação musical realizada por atuais e antigos alunos e o serviço de mesa e receção aos convivas, a cargo de alunos dos cursos profissionais de restauração e técnico de turismo. Familiares, amigos, funcionários e colegas, no ativo ou já aposentados e representantes da autarquia, dos quais se destaca Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, quiseram prestar homenagem a esta docente pelo serviço que prestou, em prol do ensino e da formação. Relembre-se que a sua carreira e atividade profissional já tinham sido objeto de reconhecimento público, tendo recebido o Prémio de Mérito do Ministério de Educação, na categoria “Liderança”, em 2010. O jantar, acompanhado de discursos, de momentos musicais e de projeção de imagens evocativas da vida da professora homenageada, constituiu um momento de alegre convívio e boa-disposição.

O Clube Europeu vai a Roma No próximo mês de setembro, um grupo de alunos do Clube Europeu Júlio Dinis vai a Roma. Esta visita foi organizada na sequência da participação dos alunos num concurso sobre Política Agrícola Comum e o Próximo Quadro Financeiro Plurianual. Este foi promovido pela Universidade de Aveiro, em parceria com a Comissão Europeia, no qual obtiveram o primeiro lugar a nível nacional e, com isto, 2000 euros. O número de participantes na final foi de treze, embora outros alunos do Clube se tenham envolvido e trabalhado imenso, fazendo cenários, preparando danças e letras para canções. Daí ser importante a sua

participação na visita. No entanto, esta é bastante dispendiosa. Assim, e para que todos os alunos envolvidos possam efetuar a viagem, fizemos uma Gala, que decorreu no dia 13 de dezembro, para apresentar à Comunidade Educativa este concurso e para angariar alguma verba e fizemos ainda uma venda de produtos caseiros (bolos, muffins, queijadas,...). Obrigada a todos que nos ajudaram. No dia 4 de abril houve ainda outra iniciativa. Foi feita, igualmente, uma reunião com os encarregados de educação que se estão a envolver em algumas atividades de angariação de fundos. Neste momento já contámos com a simpatia e boa vontade

de algumas empresas, tanto locais, como nacionais: Delta e o seu simpatiquíssimo proprietário, Comendador Rui Nabeiro; Sorgal; Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Júlio Dinis; Games and Fun; Autovar; Digivap; Natália Moreira Cabeleireiros; Carla Reis, fisioterapeuta; Ourivesaria Princesa; Padarias/Pastelarias Flor de Ovar e Tílias; o supermercado Vieiras e o Centro Óptico de Ovar. O Clube Europeu Júlio Dinis está muito grato a todas estas entidades. A COORDENADORA DO CLUBE EUROPEU, PROFª FÁTIMA CAESSA

No dia 14 de março, sextafeira, realizou-se, na Escola Secundária Júlio Dinis, um Workshop dinamizado por um grupo de Assistentes Comenius – professores de diferentes países – a trabalhar em Portugal, em escolas dos arredores do Porto, como assistentes de ensino. No AEOS, eu, Juan José Castro Perez, sou um desses assistentes e desenvolvo as minhas atividades nas áreas da Educação Física e da Língua Espanhola. O programa de mobilidade europeu “Comenius Assitant” traduz-se numa bolsa de estudo para professores que ainda não tenham iniciado a sua atividade letiva nos seus países de origem. Desenvolvem um trabalho de professor assistente dentro da sua área de estudos, no sentido de divulgarem a cultura do seu país de origem e de apreenderem a do país anfitrião. Neste Workshop, os principais temas abordados foram o multiculturalismo e os estereótipos, tendo as atividades sido orientadas pelos professores dos diferentes países europeus (Roménia, Turquia, Itália e Espanha). O principal objetivo foi levar os alunos a refletir sobre os preconceitos que possam ter em relação a pessoas de outras nacionalidades. O projeto foi realizado num ambiente descontraído e em proximidade com os alunos, de forma a impulsionar a atividade e a torná-la mais proveitosa e agradável. No primeiro exercício, e ao mesmo tempo que eram projetadas algumas palavras, os alunos escreviam a primeira que lhes ocorresse,

relacionada com aquela que era dada. O objetivo do exercício visava identificar as associações que são mais frequentemente feitas. De seguida, realizou-se um Quiz europeu, por equipas, que apresentava questões sobre particularidades de diferentes países europeus. Para terminar, foi projetado um slide com estereótipos sobre o povo português, a partir de juízos de valor de pessoas de outros países. A reacção dos alunos foi bastante reveladora e alcançou o objetivo da atividade, uma vez que se sentiram “ feridos “ com algumas das características apresentadas. Para concluir, solicitou-se aos alunos que refletissem sobre preconceitos e estereótipos, no sentido de perceberem o quanto nos afetam negativamente. Nós, o grupo de professores originários de outros países, éramos um exemplo de que pessoas com culturas e origens diferentes, podem fazer amizades, aprender muito e enriquecer as experiências de vida uns dos outros. Após a atividade, verificámos, com satisfação, que o nosso trabalho foi acarinhado por todos (professores e alunos) e considerado como muito gratificante e útil. Pessoalmente, gostaria de acrescentar que foi um prazer trazer os meus colegas à escola onde desenvolvo a minha Assistência Comenius e partilhar as nossas experiências com os alunos e os professores com quem trabalho diariamente. PROF. JUAN JOSÉ CASTRO PÉREZ

AEOS participa no concurso Ciência na Escola promovido pela Fundação Ilídio Pinho Como já tem sido hábito nos últimos anos, novamente dois projetos dos nossos alunos foram selecionados para a fase de desenvolvimento do concurso Ciência na Escola promovido pela Fundação Ilídio Pinho: “Amem as daninhas, seus danadinhos”, com alunos do 1º ciclo do Centro Escolar da Regedoura, que tem por objetivo produzir papel a partir de ervas daninhas e “É Golfe? É, É !!!”, desenvolvido por alunos do ensino secundário da Escola Secundária Júlio Dinis, que visa avaliar o impacto dos campos de golfe na contaminação de aquíferos e apresentar uma solução ecológica. Ambos os projetos são dinamizados pelo profº Carlos Oliveira.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.