Projeto Educativo

Page 21

Agrupamento de Escolas de Almeida 161500

2012-2015 4.2.2.

A ATIVIDADE

DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

A noção de educar está fortemente relacionada com a dialética existente entre ensinar e aprender. O processo de educação engloba vertentes intrínsecas ao próprio indivíduo (como os seus próprios instintos e aptidões) e vertentes associadas ao meio, onde a experiência assume um papel preponderante. De um modo geral, no decorrer do processo ensino-aprendizagem, os conceitos têm, para o professor, um significado rico, cheio de ligações com outros conceitos e processos; e, na maioria das vezes, esses conceitos começam por não ter qualquer significado e riqueza para os alunos. Cabe ao professor estabelecer condições necessárias para que os alunos desenvolvam confiança, sintam predisposição e motivação para se envolverem nas tarefas propostas, de modo a que esse envolvimento se traduza em experiência que implique aprendizagem. No entanto, durante qualquer aula, a forma e o modo como o professor orienta o seu discurso e gere as suas questões, bem como a forma como comunica, são metodologias que, quando bem geridas, facilitam a aprendizagem. É importante para o professor saber escolher o melhor momento para optar por um Modo Expositivo (usado normalmente para expor ideias, conceitos e definições); por um Modo de Discussão (que deve ser uma constante em todo o processo de investigação), para comunicar com a turma e com cada aluno, em cada situação específica. Torna-se também necessário saber quando intersetar um raciocínio com uma Questão de Carácter Focalizador (questões orientativas, subtis e superficiais que auxiliam o aluno a sair de um bloqueio momentâneo); com uma Questão de Carácter Confirmativo (indicador rápido do conhecimento do aluno sobre uma determinada matéria ou conceito, úteis quando o professor necessita uma resposta direta sem considerar oportuno uma resposta mais detalhada e exaustiva); ou optar por uma Questão de Carácter Inquiritivo (que tem normalmente como resposta um relatório exaustivo de todos os procedimentos e raciocínios efetuados ao longo de uma exploração/investigação). Na realidade, não há uma metodologia universalmente aplicável sob a forma de “receita”, mas existem estratégias de ensino, modos de comunicação e de organização do trabalho dos alunos mais adequadas e outras mais inadequadas para cada fim pretendido e para cada situação concreta, “cabe ao professor conhecer as alternativas disponíveis e conhecer-se a si próprio, sabendo até que ponto é capaz de usar com confiança e desembaraço cada uma delas.” 4.2.3.

NÍVEIS

DE APRENDIZAGEM

Todos os alunos devem ter oportunidade de interagir/participar numa dinâmica de aprendizagem, baseada na perceção humana, na ação e reflexão de significados em que as representações e a conversão entre tais representações sustentam essa aprendizagem. Por sua vez, o Saber assume-se como um processo gradual, podendo ser sucessivamente diferenciando em três níveis, que sistematizamos do seguinte modo:

Projeto Educativo, AEA, 2012/15

Página 21


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.