O Pontinhas

Page 1

Jornal Escolar JI Gil Eanes, EB1 Dr. Mário Madeira, EB1 Mello Falcão Edição 2, março de 2014 ÍNDICE

Primavera Hoje é um dia importante. Chegou a Primavera,

Dia do Pai ……………..………….2 Notícias MM2A …………........3 Bibliografo no JI ………………..5

a prima das flores, Adivinhas ………………………….6

e todos se vestiram de novo para a receber. Notícias MM4A …………………8

E ela ficou tão contente!... Sorriu para as aves e encheu-se de flores. Sorriu para os campos e encheu-se de verde. Sorriu para os meninos e encheu-os de alegria. E os meninos vestiram-se de malmequer, voaram com as borboletas, cantaram com os rouxinóis e juntos, de mãos dadas, levaram a Primavera a todas as coisas.

Raquel Delgado - Livro "Pequenos Leitores 4"

Primavera …………………………9 Os ovos misteriosos ………..11 Canção da Primavera ………12 Dia da Poesia ………………….13 Vamos festejar a Páscoa …14



Página 3

Caros leitores, vimos informar que a nossa turma do 2º ano este período participou em muitas atividades e projetos na nossa escola. Assim sendo, destacamos algumas das atividades que nos marcaram bastante: No dia 24 de janeiro tivemos uma manhã fantástica, pois visitamos o Aquário Vasco da Gama. Foi uma manhã cheia de aventuras e de novas aprendizagens.

O BANCO ALIMENTAR, mais um ano nos envolveu no seu projeto “Viver é conviver… Comigo e com os outros”. Desta forma enriquecemos os nossos valores para com a comunidade.


Página 4

No Carnaval não faltou brincadeira na nossa escola. Foi uma festa de cor e alegria onde a fantasia reinou nesse dia.

No Dia da Árvore plantou-se na nossa escola uma pequena “Romãzeira” e todos nós ficamos felizes e prometemos cuidar desta bela árvore.

E assim, nos despedimos com um cheirinho a PRIMAVERA e uma PÁSCOA que se aproxima recheada de amêndoas, muita paz e amor para todos vós. A turma MM2A do 2º ano da Escola EB1 Dr. Mário Madeira - Pontinha Prof. Élia Oliveira


Página 5

BIBLIOFILO VEIO AO JARDIM DE INFANCIA GIL EANES Projeto de parceria com a Camara Municipal de Odivelas Escutámos, ouvimos …

Dialogámos e registámos.

Gostámos imenso de ouvir esta história.

Jardim de infância Gil Eanes


Pรกgina 6

Adivinha quais os animais mais curiosos que estudรกmos este ano!

Turma MF3B

htpp://portal.icbn.pt/


Página 7

Quem é quem È primo do rato Mas em vez de comer queijo Come fruta e insetos? Tenho o corpo coberto de espinhos Sou um mamífero Quando estou em perigo Enrolo-me! Vivia na Serra da Malcata O coelho era o meu alimento preferido Mas quase me extingui Quem era eu? Tenho grandes barbas e bigodes Pintas ou riscas pretas Sou um gato selvagem Com cauda comprida e riscada! Quem sou eu? Sou um mamífero, Mas tenho asas! Durmo de dia , Mas à noite fico acordado! Sou um animal insectívoro pequeno, Tenho espinhos, e hiberno. Quem sou eu? Podes descobrir mais sobre estes animais na internet, consulta: www.gesmo.org/Morcegos

e www.lpn.pt/

http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Ambiente/Fauna-e-Flora

htpp://portal.icbn.pt/

MF3B


Página 8

No dia 24 de janeiro, a nossa escola realizou uma visita de estudo ao Aquário Vasco da Gama, onde ficámos a conhecer diversas espécies de animais e vegetais provenientes de água doce e salgada. Adorámos a visita!!

Turma MM4A – EB 1 Dr. Mário Madeira

Para assinalarmos esta data, plantámos uma árvore na nossa escola com a colaboração da Junta de Freguesia da Pontinha. Agora é só vê-la crescer!!

MM4A, EB1 Dr. Mário Madeira, Prof. Vera Ponte


Página 9

A primavera é…

Sol cores vivas flores

alegria

piqueniques pássaros sorrisos

fruta fresca jardins passeios caminhadas luz borboletas liberdade


MF4C


Página 11

Os Ovos Misteriosos (para pintar) Era uma vez uma galinha que todos os dias punha ovos, até que vinha a dona e levava-os.

Ela andava triste e um dia resolveu fugir para a floresta. Lá fez um ninho e pôs um ovo.

Depois foi procurar comida. Quando regressou, ficou surpreendida ao ver o seu ninho cheio de ovos todos diferentes.

Passados alguns dias, nasceram os seus filhotes.

Só um é que era pinto, mas ela gostava de todos e cuidava deles com carinho.

Um dia, apareceu um rapaz que queria roubar o pinto mas os irmãos ajudaram a salvá-lo.

A mãe galinha ficou feliz e fez um bolo para todos. Cada andar tinha a comida preferida de cada animal.

Trabalho coletivo da Turma MF 1º C


Página 12

MF1B, Professora Olímpia


Página 13

Dia Mundial da Poesia No Dia Mundial da Poesia, 21 de março de 2014, os alunos da turma 3ºA da Mello Falcão partilharam poemas com os colegas, dando a conhecer alguns autores lusófonos. A comunicação foi muito positiva e houve intercâmbio. Aqui ficam dois dos poemas ditos pelos alunos, e fotos que captaram uma das “visitas” poéticas.

Boa Noite

A zebra quis ir passear mas a infeliz foi para a cama

teve de se deitar porque estava de pijama.

Sidónio Muralha

Pastor Pastor, Pastorinho, Onde vais sozinho? Vou àquela serra Buscar uma ovelha. Porque vais sozinho, Pastor, pastorinho? Não tenho ninguém Que me queira bem. Não tens uma amigo? Deixa-me ir contigo. Eugénio de Andrade


Página 14

VAMOS FESTEJAR A PÁSCOA ! A Páscoa é um feriado essencialmente cristão. Celebra a ressurreição de Jesus. Mas, muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do Inverno e a chegada da primavera. A palavra “páscoa”- do hebreu “peschad”, em grego “paskha” e latim “pache”, significa “passagem”, uma tradição anunciada pelo equinócio da primavera. A festa tradicional associa a imagem do coelho e do ovo. A páscoa festeja-se em todo o Mundo, mas nem sempre da mesma maneira e muitas vezes com significados diferentes. Em Portugal é costume oferecer ovos de chocolate e amêndoas. O borrego é o prato principal da culinária. A tradição do ovo O ovo é um dos mais antigos símbolos da páscoa. Significa fertilidade e recomeço de vida. Alguns historiadores garantem que o costume de cozinhar e depois colorir os ovos de galinha para oferecer, surgiu entre os antigos Egípcios, Persas e algumas tribos Germânicas. Hoje atribui-se aos chineses o costume milenar de oferecer ovos a parentes e amigos. Mas foram os reis e príncipes da Antiguidade que mandaram fazer ovos de prata e ouro, cobertos de pedras preciosas. O povo sem recurso para tais luxos, manteve a tradição de oferecer ovos de galinha. Em muitos países europeus ainda hoje há a crença de que comer ovos no Domingo de páscoa, traz saúde e sorte durante o resto do ano. A tradição do coelho A festa tradicional associa a imagem do coelho a um símbolo de fertilidade, por ser um animal que apresenta condições de gerar grandes ninhadas. Tem a ver com o renascimento da vida. Na Europa, a páscoa coincide com o início da primavera, quando toda a neve derrete e a vida ressurge, após o período frio. Esse é o momento em que os coelhos deixam suas tocas, após a hibernação do inverno. Como surgiu o ovo de chocolate? O chocolate era considerado Sagrado pelas civilizações Maias e Aztecas, tal como o ouro. Acreditava-se que o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso era reservado apenas aos governantes e soldados. Chegou à Europa por volta do séc. XVI. Tornou-se rapidamente muito popular a mistura de sementes de cacau torradas e trituradas. O chocolate foi consumido durante muitos anos, apenas como bebida. Foi introduzido na tradição da páscoa em Inglaterra, quando a indústria dos doces se começou a desenvolver.

MM3A, Professor Ricardo Almeida


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.