Manual de História do Brasil

Page 113

UNIDADE II – REPÚBLICA VELHA

apoio dos militares e de oligarquias estaduais menores articuladas por Pinheiro Machado, além da poderosa oligarquia mineira. Mas não havia obtido o apoio de São Paulo, que preferira um candidato civil. O ponto central da campanha eleitoral foi o embate entre civis e militares. Estes defendiam a necessidade de purificar as instituições republicanas, livrando-as da corrupção dos políticos. Eleito Hermes, o salvacionismo foi a fórmula encontrada para combater os redutos oligárquicos e eliminar a fraude das práticas políticas, “salvando” assim as instituições republicanas. Mas, na verdade, o discurso salvacionista apenas encobria a disputa pelo poder. “Os interesses dos militares se dirigiam à obtenção do poder nos Estados para si próprios ou para as facções a que se ligavam. Com esse intuito intervieram sempre que a estrutura local permitia sua inserção, sofrendo salvações os Estados nos quais as oposições se deixaram utilizar, permitindo ou desejando a intervenção militar. Cansados do ostracismo a que estavam relegados dentro do quadro da política dos governadores, os grupos oposicionistas encontraram em alguns oficiais o instrumento para a subida ao poder”6. Embora tivesse por objetivo declarado acabar com as fraudes eleitorais, a política das salvações significou apenas a troca dos nomes que ocupavam os governos, mantendo as práticas fraudulentas que passaram a servir os interesses desses novos detentores do poder estadual. Mesmo a troca de nomes não foi permanente. Muitas das oligarquias “derrubadas” retornaram posteriormente ao governo estadual. Os fundamentos da dominação oligárquica não haviam sido tocados e não o seriam até 1930, quando a rebelião liderada por Vargas poria fim à República Velha.

6

SOUZA, Maria do Carmo Campello de. O processo político-partidário na Primeira República. Carlos Guilherme Mota (org.) – Brasil em perspectiva. 16. ed., Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1987, p. 162-226, p. 223.

113


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.