abolsamia89

Page 92

Same Virtus 120 Infinity Medições Peso total:

6300 kg

Motor O motor que a Same escolheu para equipar o Virtus é um 4 cilindros de fabrico Deutz, com 3.620 cm3 de cilindrada, que desenvolve uma potência máxima de 122 cv. O sistema de injeção é common-rail e chega a pressões máximas de 1.600 bar independentemente da rotação do motor. Um sistema de regulação eletrónica monitoriza os diversos parâmetros de funcionamento e intervém no sistema de injeção no sentido de dosear a quantidade de combustível adequada às condições de velocidade e de carga a que o trator está sujeito. Por norma, os tratores desta gama de potência equipam com motores de cilindrada superior à deste Same. Com surpresa, verificámos que esse diferencial de cilindrada passa despercebido, tendo o motor revelado um bom desempenho. No Virtus o operador pode fazer duas memorizações de regime do motor, o que é especialmente útil para aquelas operações em que é importante manter um regime muito preciso, como a pulverização, mas onde a volta

Nota: O trator foi pesado com água nas rodas, depósito de combustível atestado, e 8 pesos frontais que no conjunto totalizavam 320 kg. O Peso total anunciado pela marca é de 4.700kg.

Relação peso/potência: na cabeceira deve ser feita a um regime inferior.

Sistema de tratamento de gases

De modo a cumprir as normas anti-poluição da Fase IIIB/ Tier 4i, este motor incorpora um sistema de recirculação externa dos gases de escape (EGR) que é conjugado com um catalisador de oxidação diesel (DOC). A combinação destes dois elementos dispensa que se faça regeneração e dispensa também a adição de Adblue.

Sistema de refrigeração

O sistema de refrigeração é composto por cinco elementos: radiador do ar condicionado, do óleo da transmissão, do intercooler, do combustível, e radiador principal de refrigeração do motor. A sua manutenção regular está facilitada pelo facto de um dos elementos se deslocar

Motor Fabricante /modelo

Deutz / TCD 3.6 L04

Sistema de injeção

Common-rail com gestão eletrónica

Sistema de tratamento de gases

EGR + DOC

Nível de emissões

Fase IIIB/ Tier 4i

Nº de Cilindros/ cilindrada

4 / 3620 cm³

Potência nominal

116 cv às 2200 rpm

Potência máxima

122 cv às 2000 rpm

Binário máximo / reserva

480 Nm / 30 %

90

novembro / dezembro 2013 · ABOLSAMIA

O catalisador de oxidação diesel (DOC) está posicionado acima do motor e o sistema EGR, que força a reentrada de gases na admissão, encontra-se instalado do lado esquerdo.

51,6* – 54,3** kg /cv * Tomando como referência a potência máxima. ** Tomando como referência a potência nominal.

Diâmetro de Viragem: lateralmente através de uma calha, ficando assim mais acessível para limpeza. Um outro componente central neste conjunto é a ventoinha de embraiagem visco-estática. Esta atua de forma proporcional ao nível de aquecimento o que, além de aumentar a eficiência, permite atingir mais rapidamente a temperatura ótima de funcionamento do motor.

2RM – 10,80 m 4RM – 10,95 m O diâmetro de viragem foi medido em terreno mobilizado à superfície e com a charrua engatada no hidráulico.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.