Fevereiro 2014 - Edição em português

Page 10

Fazendo Ag-Cats a partir do zero por Bill Lavender Terminada a Segunda Guerra Mundial, Pete e Floyd Roueche voltaram para sua casa em Hershey, Nebraska, em 1949, sem sequer sonhar que se tornariam mundialmente famosos por reconstruir Ag-Cats. Os irmãos originamente formaram a Hershey Flying Service como uma empresa aeroagrícola a qual, em torno de 1964, tinha evoluído para oficina especializada na reforma e reparos em Ag-Cats. A Hershey Flying Service de hoje adquiriu 13 certificações STC (para modificações em aeronaves) e 11 PMAs (homologação de peças de reposição). Ao longo dos 47 anos seguintes, os irmãos Roueche ganharam a reputação de ter uma das melhores oficinas de Ag-Cats existentes. Porém, após Floyd falecer no início dos anos 2000, Pete decidiu que era hora de se aposentar e vender a Hershey Flying Service. Ele morreu durante a transição para o novo dono, Jared Storm, em 2011. Jared Storm cresceu na aviação agrícola. Seu pai, Vernon Storm, tem uma empresa há 50 anos em Scott City, Kansas, tendo começado com um Super Cub, passando por Pawnees, um AgWagon e hoje voando um Ag-Cat Super B com um motor R-1340 com caixa de redução. Ocasionalmente, Jared ajuda seu pai no oeste do Kansas. Jared começou voando agrícola em Wahoo, Nebraska, em 1997 em um Brave com motor Tiara. Quando as aplicações de fungicida “pegaram” no leste do Nebraska em 2004, Jared formou a Storm Flying Service com um Cessna 188 Ag-Wagon que ele tinha voado com seu pai no Kansas. Jared mantém este Ag-Wagon em um hangar em Wahoo como uma lembrança do seu início na aviação agrícola enquanto cursava a Kansas State University, na qual ele se formou em 1994. A aeronave

10D

agairupdate.com

Jared Storm com seu Ag-Cat Super B em Wahoo, Nebraska. Wahoo é uma pequena cidade umas poucas milhas de Omaha. (foto: Kira Everhart-Valentin) voou apenas 3.000 horas desde que foi comprada nova em 1968. Ele está pintado nas cores do estado do Kansas, púrpura e branco, e tem um motor de 300 HP com pontas de asa Horton STOL. Jared usa o Ag-Wagon ocasionalmente para pequenas aplicações no outono e na primavera.

Jared está impressionado com o desempenho do Super B a turbina. Ele pode transladar a aeronave carregada a 200 KPH. Trabalha a 208 KPH, com um uma faixa de 18 metros, e volta à base vazio a 224 KPH. “O Ag-Cat é construído como uma casamata, para dizer de forma educada”, diz Jared.

Hoje, a Storm Flying Service opera um Ag-Cat Super B comprado da Sky Tractor Supply, de Hillsboro, Dakota do Norte. O Super B tem um hopper de 400 galões (1.500 litros) e usa um motor a turbina Walter M601E com uma hélice Avia.

Durante o pico da safra, Jared chama dois amigos com seus AT-502 para ajudar no serviço, embora o tipo de voo seja ideal para um Ag-Cat. Muitas lavouras estão em um raio de 13 km da base da Storm Flying Service, com uma área média de 26 hectares em pivôs centrais. Todas as aplicações são feitas a 20 litros/hectare, e um terço do trabalho é de inseticida em milho para semente. Pode-se fazer até dez tratamentos no milho para sementes, com uma aplicação a cada três dias. É fundamental matar os insetos a medida em que eclodem os ovos e antes que se estabeleçam na espiga do milho. Um cuidado especial tem que ser tomado porque pessoas trabalham nas lavouras, retirando os estames para forçar a

O Ag-Cat Super B da Storm Flying Service está equipado com um Hatfield Bottom Loading Fuel System (para abastecimento por baixo) com sistema de parada automático. Ele tem barras rebaixadas com bicos CP. É guiado por um sistema GPS Satloc M3. A asa superior foi elevada em 20 cm com um sistema de combustível de 435 litros. O peso vazio da aeronave é menor do que o de um AT-402.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.