Cartilha trabalho não combina com criança 3

Page 1

• COMO ABORDAR O TEMA • TRABALHO INFANTIL EM SALA DE AULA


• ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS • Cartilha\\\\\\\\\\\;

TRABALHO NÃO COMBINA • COM CRIANÇA



Esta cartilha foi produzida pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais – SRTE/MG, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-Minas, com o objetivo de informar e conscientizar os estudantes, levando-os a uma reflexão sobre a problemática vivenciada por milhões de crianças e adolescentes que trabalham, em todo o território brasileiro. A SRTE/MG autorizou a reedição e reprodução desta Cartilha, pelo Ministério Público do Trabalho no Ceará - MPT/ PRT 7ª Região, como material didático do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – Peteca. O Peteca é resultado de uma parceria entre o MPT/ PRT 7ª Região, a Universidade Federal do Ceará – UFC e a União dos Dirigentes Municipais de Educação no Ceará – UNDIME/CE, com o objetivo de efetivar a abordagem do tema direitos da criança e do adolescente nas escolas, conscientizar e envolver a comunidade escolar (professores, alunos e pais) e a sociedade em geral nos programas, projetos e ações de combate ao trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente. Antonio de Oliveira Lima Procurador do Trabalho Elvira Mirian Veloso de Mello Cosendey Auditora Fiscal do Trabalho/MG Trabalho









TODOS NÓS APRENDEMOS COISAS VALIOSAS COM OS ADULTOS.


Roteiro para Leitura da Cartilha: Trabalho não Combina com Criança.  Lembre-se professora, é possível voltar os olhos para a realidade que a rodeia, mostrando através dos fatos do dia-a-dia as causas e as conseqüências provenientes do trabalho infantil. Todos devem saber que a exploração do trabalho infantil vai contra as fases de desenvolvimento saudável da criança e compromete seu futuro. Envolva seus alunos em um sentimento de solidariedade, nunca de compaixão ou pena, sempre de estar com, participar, agir sobre e interferir na sua própria realidade, para que, assim, eles venham a ser protagonistas de sua própria história.


Qual o papel da família na educação da criança e do adolescente?


É na família que a criança aprende os primeiros valores: éticos, morais, ….


Constituição - art. 227 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.


A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO É UMA DELAS.

MAS, A PARTIR DE QUE IDADE?


CRIANÇA QUE TRABALHA FICA MAIS PREPARADA PARA SE DEFENDER DO PERIGOS DAS RUAS?

O TRABALHO INFANTIL AJUDA NA CONSTRUÇÃO DO CARÁTER DA CRIANÇA?


O QUE FAZER QUANDO A FAMÍLIA NÃO TEM MEIOS PARA ASSEGURAR O PRÓPRIO SUSTENTO? A CRIANÇA DEVE DIVIDIR ESSA RESPONSABILIDADE? A QUEM COMPETE AJUDAR?

PR’O LEITE, MÃE


QUAIS AS PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL?


SERÁ QUE A CRIANÇA ESTÁ PREPARADA PARA TRABALHAR?

QUAIS PREJUÍZOS O TRABALHO PODE CAUSAR À SAÚDE?



É POSSÍVEL UMA CRIANÇA CONCILIAR ESCOLA E TRABALHO? QUAIS OS PREJUÍZOS DO TRABALHO INFANTIL A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA?


QUAL O RENDIMENTO DE UMA CRIANÇA EM SALA AULA, DEPOIS DE UMA JORNADA DE TRABALHO?

COMO AS CRIANÇAS QUE TRABALHAM SE RELACIONAM EM SALA DE AULA COM AS COM OS COLEGAS QUE NÃO TRABALHAM? E NÃO NA HORA DO INTERVALO?


O(A)PROFESSOR(A)DEVE ESTAR PREPARADO(A) IDENTIFICAR COMPORTAMENTOS DE CRIANÇAS EXPLORADAS NO TRABALHO

EM CASO DE TRABALHO INFANTIL QUAL DEVE COMO DEVE PROCEDER A ESCOLA?


O TRABALHO ANTES DO TEMPO TAMBÉM NÃO É UM BOM NEGÓCIO PARA OS ESTUDOS.

PORQUE QUANDO O CORPO ESTÁ CANSADO, A CABEÇA TAMBÉM FICA.


O TRABALHO ANTES DO TEMPO TAMBÉM NÃO É UM BOM NEGÓCIO PARA OS ESTUDOS.

PORQUE QUANDO O CORPO ESTÁ CANSADO, A CABEÇA TAMBÉM FICA.



O ACESSO À EDUCAÇÃO É O QUE PERMITE QUE UMA PESSOA SE DESENVOLVA E SE QUALIFIQUE PARA O TRABALHO.

ISSO É UM DIREITO DE TODA CRIANÇA E DE TODO ADOLESCENTE.


O(A)PROFESSOR(A)DEVE ESTAR PREPARADO(A) IDENTIFICAR COMPORTAMENTOS DE CRIANÇAS EXPLORADAS NO TRABALHO

EM CASO DE TRABALHO INFANTIL QUAL DEVE SER OS ENCAMINHAMENTOS DADOS PELA ESCOLA?


O trabalho precoce Prejudica o nosso Desenvolvimento físico E intelectual.

Quando uma criança Faz o trabalho que Deveria ser feito por Um adulto…


Ela vira um adulto antes do tempo.


É privada do Direito de se desenvolver…

E não tem a chance De exercer sua cidadania.







E PARA QUE O ADOLESCENTE POSSA TRABALHAR COMO APRENDIZ, DEVEM SER ELABORADOS PROGRAMAS PARA SUA PROFISSIONALIZAÇÃO.



O trabalho infantil NĂŁo combina com a saĂşde.





Constituição - art. 227 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.


Produção

Elaboração Bernardo Caldeira Brant Luiz Guilherme Gomes Henrique Milen Consultores Christiane Azevedo Barros Christiane Teixeira e Castro Cláudia Sapag Ricci Elvira Miriam Veloso de Melo Cosendey Juliana Jayme Rita de Souza Leal


ICA – PROEX - IRT

2003


Roteiro para Leitura da Cartilha: Trabalho não Combina com Criança. Professor: A Cartilha Trabalho não combina com Criança traz a história de Juca e Dudu, fala dos direitos das crianças e insere a Declaração Universal dos Direitos da Criança aprovada pela Assembléia Geral das Nações Unidas. Esta publicação é fruto de uma pesquisa feita por alguns professores e de muitos de seus alunos. Eles estão esperançosos de que você se solidarize e entre na luta contra o trabalho infantil. Estas pessoas, como você, querem as crianças na escola, brincando e estudando. Então , elas tiveram a idéia de lhe mandar um roteiro de leitura que servirá a você no momento em que for falar sobre ela em sala de aula.


Roteiro para Leitura da Cartilha: Trabalho não Combina com Criança.  Sugere-se que a primeira leitura seja feita por você, dirigindo-se aos seus alunos.Leia em voz alta, dê sonoridade aos enunciados das personagens.  Para a segunda leitura, sugere-se que você escolha 09 (nove) alunos, sendo 05 maiores e quatro menores. Dos cinco maiores, escolha 02 mulheres e 03 homens e, dos quatro menores, 01 mulher e 03 homens.


Roteiro para Leitura da Cartilha: Trabalho não Combina com Criança.  A cada um deles dê a atribuição de falar por um personagem. Por exemplo: Juca (novo) Dudu(novo) Pai Mãe Juca (adulto) Dudu (adulto) Professora Crianças (filhos de Dudu)  Assim, cada aluno-ator ou atriz irá dizer a fala correspondente a sua personagem.


Roteiro para Leitura da Cartilha: Trabalho não Combina com Criança.  Depois que eles fizerem a leitura, sugere-se que façam um representação que tenha a história de Juca e Dudu como texto.  Monte um palco na própria sala, ajude-os a se organizarem e a se caracterizarem para o espetáculo.  Faça com que os outros alunos participem. Peça-lhes para contribuírem na montagem do cenário, na caracterização das personagens. Caso a sua Escola possua microfone, ensine-os a utilizarem para que possam usá-lo durante o espetáculo.


Roteiro para Leitura da Cartilha: Trabalho não Combina com Criança.  Encene, faça de conta, mas dê aos seus alunos a certeza de que você acredita no que está fazendo e de que a Cartilha, que traz a história dos dois amigos de sala, trata de uma pesquisa feita por muitas pessoas que pensam nas crianças e em seu bemestar.  Depois que os alunos acabarem a representação, explique-lhes a razão de esta história estar circulando nas escolas.


Roteiro para Leitura da Cartilha: Trabalho não Combina com Criança.  Mostre a eles que a Cartilha conta uma história real. Por exemplo, a Cartilha traz na última capa o artigo 227. Esse artigo está na Constituição brasileira e fala dos direitos da criança e de como a sociedade deve agir no sentido de garantí-los. Fique atenta aos artigos da CLT-Consolidação das Leis do Trabalho e do ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente presentes no texto da Cartilha. Explore seus conteúdos. Crie situações que possibilitem seus educando a compreender seus direitos e fazer valer.


Roteiro para Leitura da Cartilha: Trabalho não Combina com Criança.  Convoque seus alunos a fazerem parte de uma grande luta contra o trabalho infantil. Brincar, jogar, estudar, alimentar dormir e ser feliz na família e na comunidade faz parte da vida da criança. Explique a fragilidade física da criança, a pouca experiência em lidar com circunstâncias de perigo como, o trânsito intenso, a mata cerrada, o frio e a umidade, os horários extremamente longos, as caminhadas extensas à pé, o excesso de peso que acrianças carregam nas costas, etc.


Roteiro para Leitura da Cartilha: Trabalho não Combina com Criança.  Lembre-se professora, é possível voltar os olhos para a realidade que a rodeia, mostrando através dos fatos do dia-a-dia as causas e as conseqüências provenientes do trabalho infantil. Todos devem saber que a exploração do trabalho infantil vai contra as fases de desenvolvimento saudável da criança e compromete seu futuro. Envolva seus alunos em um sentimento de solidariedade, nunca de compaixão ou pena, sempre de estar com, participar, agir sobre e interferir na sua própria realidade, para que, assim, eles venham a ser protagonistas de sua própria história.


Júlia Amorim de Freitas Professora de Oficina de Textos, Introdução aos Estudos da Linguagem I e II da PUC Minas Arcos Mestre em Letras pela PUC Minas


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.